SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto
ComentárioComentário

Bolsos Cheios de Fé

O Maguid disse que não faltavam histórias demonstrando milagres surpreendentes realizados pelo Baal Shem Tov.

Os chassidim estavam reunidos ao redor da mesa do Maguid de Mezeritch, Reb DovBer, enquanto ele contava uma história de seu Rebe, o sagrado Baal Shem Tov. “Foi um Shabat normal presidido pelo Baal Shem Tov,” começou o Maguid, “até a conclusão”.
O Maguid continuou: Logo depois do término das preces noturnas – mas antes da havdala – uma mulher entrou correndo na sala onde o Baal Shem Tov e seus chassidim tinham concluído suas preces.
“Precisa me ajudar, Rebe!” ela gritou. “Estou precisando desesperadamente de fundos para casar minha filha, e não tenho mais para quem pedir!”
O Baal Shem Tov a ouviu, e então orientou seus chassidim a enfiarem as mãos nos bolsos e dar todo dinheiro que encontrassem para esta causa valiosa. Surpreendentemente. Os fundos que surgiram eram a quantia exata que a mulher disse precisar.
“Digam-me”, o Maguid concluiu a história, “qual é a lição a ser vislumbrada dessa história de nosso mestre, o Baal Shem Tov?”
Um chassid partilhou sua ideia: “Essa história mostra os poderes milagrosos do Baal Shem Tov. Embora fosse impossível que alguém tivesse qualquer dinheiro nos bolsos – pois o Shabat tinha terminado apenas momentos antes – o Baal Shem Tov realizou este milagre para ajudar a pobre mulher.”
“Para mostrar-nos o poder de realizar milagres do Baal Shem Tov,” disse o Maguid, “temos muitas histórias. Não precisamos dessa história específica.”
Outro chassid falou: “Mas este foi um milagre duplo – não apenas o Baal Shem Tov fez o dinheiro aparecer milagrosamente, como foi a quantia exata – até o último copeque.”
Mais uma vez o Maguid disse que não faltavam histórias demonstrando milagres surpreendentes realizados pelo Baal Shem Tov.
Um terceiro chassid sugeriu: “Que o Baal Shem Tov pode fazer ocorrerem milagres maravilhosos – isso é óbvio. No entanto, o Baal Shem Tov poderia ter feito todo o dinheiro aparecer em seu bolso, assim realizando essa importante mitsvá por si mesmo. Porém devido ao seu enorme amor pelo próximo, ele queria compartilhar a mitsvá, e fez aparecer o dinheiro nos bolsos de todos os presentes. Esta, creio eu, é a mensagem da história.”
“Gostaria de sugerir,” disse o Maguid, “que essa história de maneira alguma é sobre o Baal Shem Tov. Creio que a história é realmente sobre a grandeza de seus discípulos. Embora o Shabat tivesse apenas terminado e nenhum deles tivesse qualquer dinheiro consigo, mesmo assim puseram as mãos nos bolsos, seguindo a diretriz de seu Rebe com total fé e confiança…”
ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto
ComentárioComentário

Por Shaul Wertheimer
Shaul Wertheimer é o diretor do Chabad de Queens College. Ele tem diploma de filosofia da Northwestern University in Evanston, Ill., e é graduado pela Rabbinical College of America in Morristown, N.J. Ele mora no Queens com sua esposa e filhos.

O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.