SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tabela de valor nutricional da Polpa do Cupuaçu


Curiosidades:
Dentre as frutas tropicais nativas da Amazônia, o cupuaçu é aquela que reúne as melhores condições de aproveitamento industrial. O cupuaçuzeiro, Theobroma grandiflorum, é uma fruteira de grande importância para a região Amazônica. Pertence à família Sterculíaceae, gênero Theobroma. Esta espécie é encontrada espontaneamente nas áreas de mata do sul e nordeste da Amazônia oriental brasileira e nordeste do Maranhão, e também na região Amazônica de países vizinhos. O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol.

As variedades conhecidas agrupam-se de acordo com o formato dos frutos: cupuaçu- redondo (fruto com extremidades arredondadas); cupuaçu- mamorana (fruto com as extremidades alongadas); cupuaçu-mamau (caracteriza-se por não apresentar sementes).
Compota de cupuaçu

O cupuaçu é considerado por muitos paraenses como a fruta símbolo do estado. No mercado Ver-O-Peso, é comum ver senhoras sentadas em bancos de madeira separando as sementes da polpa pegajosa e carnuda da fruta. Há várias maneiras de conhecer o gosto do cupuaçu: in natura, batido no liquidificador com água ou leite, em bombons, ou como doce, servido em uma imponente compota de cristal.

Ingredientes

* 1 cupuaçu (aproximadamente 800 gramas de polpa)
* 4 xícaras de chá de açúcar
* 4 xícaras de chá de água
* Cravo a gosto
* Canela em rama a gosto

Modo de preparo

Despolpar o cupuaçu e escaldar. Escorrer bem a polpa. Numa panela funda, colocar a água e o açúcar. Cozinhar até formar uma calda fina de caramelo. Esfriar. Juntar a polpa do cupuaçu, o cravo e a canela. Cozinhar em fogo baixo até o doce apresentar coloração caramelada e textura de uma geléia. Esfriar e guardar em uma compota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário