SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

terça-feira, 6 de setembro de 2011

José filho de Jacob (Israel) Quando o homem se coloca na vontade e nas mãos do Deus Eterno.


José foi o filho mais amado por seu pai, todo seu futuro o Eterno mostrava em sonhos, seus irmãos lhe chamavam de sonhador.
Um dia seu pai lhe presenteou com uma túnica, foi quando começou a inveja, e ficou mais forte quando seu pai colocou como vigia dos seus irmãos, fofocando pro seu pai, os irmãos ficaram cegos de raiva, e de ódios, tramaram matá-lo jogá-lo num poço, sem água e sem alimentos no meio de bichos peçonhentos. Mudou de idéia ao ver uma caravana
Que vinha em direção deles, e mais atrás outra dos Ismaelitas, e venderam José aos Ismaelitas e estes por sua vez venderam aos Egípcios por 20 pratas.

Os irmãos de José pensaram como enganar seu pai, mataram um cabrito e molharam a túnica no sangue, e disse: um animal mal comeu, trouxeram-na a seu pai e disseram: encontremos reconhece, é a túnica de teu filho? E por muitos dias Jacó chorou a morte de seu filho.
E esteve o Eterno com José.
José foi pro Egito, e Potifar oficial do Faraó, comprou-o e esteve na casa de seu amo, o Egípcio viu que o Eterno estava com José, e tudo que fazia prosperara, e achou graça a seus olhos, e o servia e encarregou José como seu administrador de sua casa, campos e tudo que tinha, o Eterno abençoou.
José tinha 16 anos, e era formoso de porte e de semblante, o que a mulher de Potifar tentou seduzi-lo, ela pegou na sua roupa e disse: deita comigo, ele preferiu deixa a sua roupa e fugiu, e recusou, preferiu não pecar contra o Eterno e seu amo.
Ela com raiva gritou e acusou de ter-la seduzida,
No qual veio o escândalo, e falou a seu marido e acendeu-se a ira.
O senhor de José tomou-o e pós no cárcere, lugar onde os presos do rei eram encarcerados, e ficou na prisão.
E esteve o Eterno com José.
E estendeu-lhe a sua bondade, e deu sua graça aos olhos do chefe do cárcere, no que o entregou nas mãos de José todos os prisioneiros da prisão, tudo que fazia prosperara.
Porque o Eterno era com ele.
Depois de um ano servindo na casa de Potifar, José passa 10 anos na prisão. Quando o copeiro e o padeiro sonharam, Jose deu a interpretação um foi morto e outro liberto, foi quando disse lembra-te de mim quando estiver La fora.
Nossos Rabinos censuram José por ter posto sua esperança de salvação em um homem e não no Eterno.
Faraó tem dois sonhos
E ninguém sabe interpretar-lo, foi quando o copeiro lembrou e se expressou: conosco na prisão havia um jovem, hebreu e contou tudo o que aconteceu.
Faraó mandou chamá-lo às pressas e fizeram,
E saiu Jose do cárcere para interpretar o sonho de Faraó.
Longe de seu querido pai, na calada da noite pensava como estaria, com saúde, se ainda vive? José ora e pede ao Eterno que lher de a interpretação do sonho de Faraó, que por sua vez lhe revela setes anos de farturas e setes anos de fome.

José é empossado como vise-rei do Egito

Faraó disse: Jose depois que o Eterno fez saber a ti tudo isto, não há entendimento nem sábio como tu.
Tu estarás sobre minha casa, e por teu dito se governara todo meu povo, somente no trono serei maior que tu.
E tirou o anel de sua mão e, pois no dedo de José, e fez vestir roupas de linho. Pois um colar de ouro no seu pescoso e saiu José pelas ruas do Egito.
Jose virou vise rei do Egito, e tinha a idade de 30 anos.


Produziu a terra com fartura por sete anos,
Juntou uma parte de todos os alimentos, grãos das cidades eram guardados nos depósitos para os anos de fome que viria.
A pesar de José predizer sete anos de fome,
Acredita-se que só duraram dois anos, achegada de Jacó no Egito, pois os justos levam bênção ao lugar a aonde chega.

A mulher de Potifar dar sua filha pra Jose em casamento para se desculpar das acusações e das calunias que lhe fez, do casau nasceu dois filhos Menashe, e Efraim.

A fome era grande em Canaã,
Os filhos de Jacó descem ao Egito para compra alimentos, José faz varias provas com seus irmãos pra saber se eles mudaram o seu caráter.
Deus havia lhe decretado um ano de cárcere referente a cada um de seus dez irmãos por ter trazido “mas noticias” deles para Jacó e por ter confiado seu destino nas mãos do chefe dos copeiros, e não na mão do Eterno.
Pela primeira vez, todos os irmãos de José, inclusive Benjamim, prostando-se diante dele confirmado o sonho profético de José. (Gn-37-7)

Os irmãos Jose não reconheceram
Imediatamente porque abarba dele ainda não tinha crescido quando se separaram dele. E agora, depois de alguns anos, e com a barba crescida, sua fisionomia havia se alterado completamente: José teve que se identificar-se com duas provas, e uma delas era que lhe falasse em idioma hebreu (Hebraico).
José testemunha a seus filhos
.Quando José voltou do enterro de seu pai, ele se separou do cortejo e, junto com seu dois filhos, foi a Dotan, ao mesmo lugar onde se encontrava o formoso poço.
E José disse: “meus filhos! Faz alguns anos vosso pai que hoje é rico e considerado, esteve dentro deste poço, nu, sem um pedaço de pão para matar a fome, sem uma gota d’ água para matar a sede, e exposto a répteis que o podiam morder.
Porém vosso pai teve fé no Deus Eterno e foi salvo.

Fonte: Torah A Lei de Moisés

Clara Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário