SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

terça-feira, 6 de setembro de 2011

SANSÃO Herói bíblico e não menos mítico nascido na Judéia,


que, embora possuidor de um dom divino, uma enorme força física, passou a história como exem¬plo moralista, por causa de sua fraqueza perante as mulheres.
Desti¬nado a ser nazireu, condição da pes¬soa es¬colhida por Deus que, entre outras obriga¬ções, deveria abster-se de bebidas fortes e de cortar a barba e o cabelo, é retratado no Velho Testamento (Jz 13:16) como um dos seis juízes de Israel cha¬mados a liderar os judeus em Canaã contra a domi¬nação dos filisteus (1200-1000 a. C.).
Diferente dos demais juízes agia individu¬almente, ou seja, não comandava exércitos. Suas aventuras começam na juventude, quando matou um leão. Depois se casou com uma filistéia e, como era cos¬tume, pro¬pôs um enigma aos homens do povo da mulher.

A jovem arrancou-lhe o segredo e, depois de traí-lo para proteger os filisteus, casou-se com outro homem. Para vingar-se do ultraje, atou ar¬chotes à cauda de raposas e as soltou entre as plan¬tações dos filisteus, incendiando-as. Preso, rompeu as cordas que o prendiam e, armado de uma queixada de burro, matou mil inimigos. Preso novamente em Gaza, aonde fora atraído por outra mu¬lher, escapou depois de arrancar as portas da cidade.
Finalmente apaixonou-se por Dalila, uma filistéia, a ponto de confiar-lhe o segredo de sua força extraor¬dinária, os cabelos. Dalila vendeu o segredo e o entregou aos filisteus, depois de cortar-lhe os cabe¬los enquanto o herói dormia.

O herói teve os olhos vazados e foi condenado a mover o moinho da pri¬são, pena humilhante por ser essa a função das es¬cravas. Com os seus cabelos nova¬mente em cresci¬dos, ao ser exibido durante um festim no templo de Dagon, derrubou as colunas que sustentavam o teto e morreu soterrado junto com os inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário