SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Você sabia que de todas as árvores frutíferas uma das mais conhecidas, a mais estuda em todo o mundo é a laranjeira!?


Como todas as plantas cítricas, a laranjeira é a nativa da Ásia, mas a região de origem é motivo de controvérsia. Alguns historiadores afirmam que os cítricos tiveram origem no leste asiático, regiões que presentemente incluem a Índia, China, Butão, Birmânia e Malásia. A mais antiga descrição de citros aparece na literatura chinesa, por volta do ano 2000 a.C.

A trajetórias da laranja é conhecida pelo mundo inteiro apenas de forma aproximada segundo pesquisadores, ela foi levada da Ásia para o norte da África e de lá para o sul da Europa, onde teria chegado durante Idade Média. Da Europa foi trazida para as Américas na época dos Descobrimentos, por volta de 1500. Com mais de 1 milhão de hectares de plantas cítricas em seu território, o Brasil tornou-se na década de 80, o maior produtor mundial. A maior parte da produção brasileira de laranja destina-se a indústria das bebidas. São muitos, os tipos de laranjas cultivadas e suas características, dado que existe uma grande variedade de tamanhos, cores, e sabores, desde os levemente ácidos como a laranja lima, lima verde e a mais ácida que é a natal ou a laranja Valência. A espécie de laranjas mais consumidas no Brasil é: laranja lima, laranja pêra, laranja da baia, laranja selecta e a laranja cavala.


As laranjas são frutas riquíssimas em vitaminas C, que tem como principais funções ao auxiliar o organismo na resistência as infecções, formação dos ossos, e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras e da vitalidade as gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, enfim, ela reforça as defesas do organismo contra quase todas as agressões. Contém também quantidades consideráveis de cálcio, fósforo e ferro. O cálcio actua na formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e construção muscular. O fósforo ajuda também na formação dos ossos e dentes e na absorção da glicose (principalmente para nutrir o cérebro, evitando fadiga mental). O ferro faz parte do sistema produtor de energia e leva ás células o oxigénio que os pulmões necessitam.




Na hora de comprar as laranjas, devem-se dar preferência as laranjas mais pesadas, pois são as que mais apresentam quantidade de sulco. De certa forma geral, ela deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos. A vitamina C, é um elemento muito nutritivo e importante da laranja, oxida e perde-se com facilidade. Para isso não acontecer, e aproveitar melhor suas qualidades nutritivas, deve-se ter alguns cuidados, como consumi-la no ponto certo de maturação; só descasque a laranja se for consumi-la imediatamente; use uma faca de lâmina de aço inoxidável de preferência, pois se for com outros metais pode actuar sobre as vitaminas.

Saber mais em: http://www.ruadireita.com/alimentacao/info/laranja-e-sua-origem/#ixzz1XjheQlFv

Nenhum comentário:

Postar um comentário