SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

segunda-feira, 25 de julho de 2011

MITOS E VERDADES SOBRE PRESSÃO ARTERIAL Deixe um comentário Posted by veronicapacheco em 16/09/2010

Sal aumenta a pressão?

O hipertenso pode fazer atividade física? Para esclarecer estas e outras dúvidas sobre pressão arterial, o Dr. Renato Borges Filho, médico-cardiologista do Hospital Santa Virgínia, respondeu as perguntas abaixo:

1. Qual a medida ideal para a pressão arterial?

Atualmente, a meta para a redução da pressão arterial depende do perfil do paciente. Para pessoas consideradas saudáveis (sem históricos de doenças), a meta seria PA< 140/90mmHg (14 por 9); para as com risco alto, o índice é de PA< 130/80 (13 por 8). 2. Dor de cabeça é sinal de pressão alta? VERDADE: Talvez, mas vale ressaltar que o problema deve ser investigado, pois a dor de cabeça pode ter outras causas não diretamente ligadas à pressão. Caso sinta esse mal por muitos dias, o ideal é ir ao médico. 3. Pressão alta provoca sangramento nasal? VERDADE: Um dos sinais de pressão alta pode ser o sangramento nasal inexplicável, devido ao rompimento de pequenos e finos vasos existentes na mucosa do nariz, mais frágeis à elevação da pressão. Isso não inclui o sangramento por trauma ou quando estamos muito gripados. 4. A pressão alta pode ser controlada apenas com uma alimentação balanceada e exercício físico? VERDADE: Em alguns casos sim, principalmente quando os níveis de pressão não são muito altos, ou em pacientes em que o excesso de peso é uma das causas do aumento da pressão. Porém, deve haver acompanhamento médico, sempre! 5. Hipertensos não podem fazer atividade física? MITO: Eles podem fazer, porém após avaliação de um cardiologista, inclusive, dependendo da idade, com teste de esforço realizado previamente. Além disso, é recomendável o acompanhamento de um professor de educação física. Os exercícios promovem melhor adaptação do coração e dos vasos às alterações fisiológicas, que ocorrem nos momentos de estresse físico e mental, ajudam a perda de peso, melhoram o controle do diabetes e diminuem o estresse, pois propiciam maior socialização do indivíduo. 6. Musculação ajuda a controlar a pressão alta?


Mito: O hipertenso pode fazer musculação apenas após avaliação criteriosa do cardiologista, lembrando que isso pode piorar a hipertensão.

7. Histórico familiar de pressão alta indica que a pessoa será hipertensa?

MITO: Ela deve ficar atenta, mas não necessariamente terá o problema, embora o fator genético seja fundamental. Fumo, álcool, sedentarismo, má alimentação e obesidade também são relevantes para determinar quem será ou não hipertenso.

8. Quem tem hipertensão pode comer sal?

VERDADE: Pode comer, mas em doses controladas. Isso vale também para quem não é hipertenso porque o sal em excesso não é benéfico ao organismo.

9. Quando a pressão está baixa, colocar uma pitada de sal embaixo da língua resolve?

MITO: Pode elevar temporariamente o nível da pressão, no entanto, não é a melhor forma de resolver o problema. Para elevar a pressão, o corpo deverá reter líquido e isso não acontece imediatamente com a ingestão de sal. Para amenizar os desconfortos da pressão baixa, é recomendável tomar muito líquido, por exemplo água e, caso esteja muito constante, deitar-se no chão mantendo as pernas levantadas acima da cabeça.

10. O calor faz a pressão cair?

VERDADE: A alta temperatura provoca vasodilatação, associada a certo grau de desidratação, ocasionando a queda da pressão.

11. Ficar horas sem comer pode provocar pressão baixa?

VERDADE: Pode provocar hipoglicemia (queda do açúcar do sangue) e também hipotensão por este motivo e por desidratação.

12. Quais os sintomas de pressão baixa?

Os sintomas são variados. Pode ocorrer desde tontura até o desmaio que é a perda súbita da consciência decorrente de baixo fluxo sanguíneo cerebral.

13. Em crianças, o índice da pressão arterial é o mesmo que para um adulto?

Não. Devido à menor superfície corporal, as crianças apresentam pressão arterial menor. Ao contrário do que ocorre com os adultos, a hipertensão na criança é secundária e, muitas vezes, pode ser a única ou a principal manifestação de uma doença grave, porém potencialmente curável. A incidência de hipertensão arterial em indivíduos de 1 a 20 anos de idade é de 4%, enquanto nos adultos é de 20%.

14. Ela altera de homem para mulher?

Evidências epidemiológicas e clínicas indicam que as mulheres, de uma forma geral, em comparação aos homens, apresentam níveis de pressão diastólica menores, em qualquer faixa etária, e também apresentam uma menor prevalência de hipertensão arterial.

15. Independente da pressão arterial, quais as dicas para manter uma vida saudável?

Optar por um estilo de vida mais saudável que inclui: uma alimentação com menos produtos industrializados, menor consumo de sal, álcool e gorduras. Além disso, é importante ter uma atividade física e sono regulares, não fumar e fazer visitas periódicas ao médico.
Sobre o Hospital Santa Virgínia:


O Hospital Santa Virgínia é uma instituição privada que teve sua origem no Hospital São José do Braz. Desde 1947, a entidade mantenedora é a Congregação fundada em 1631, em Gênova (Itália).
Com quase um século de existência – 94 anos – o Hospital Santa Virgínia olha para frente e visa aprimorar suas habilidades técnicas, associadas a profissionais qualificados e capacitados, sem se esquecer do que é mais importante: o atendimento humanizado.
Cuidar do cliente e não apenas de sua enfermidade sempre foi e será a maior preocupação do HSV.
Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário