SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

sexta-feira, 1 de julho de 2011

20 razões para fazer exercícios físicos


A atividade física tem enormes vantagens para o seu corpo e para sua mente. Depois de ler esse post, vão restar-lhes poucas desculpas para não inclui-la na sua rotina.

A seguir as 20 razões pelas quais você deve fazer exercícios físicos:

1. Melhora a circulação
2. É divertido
3. Só precisa de meia hora
4. É estimulante
5. Reduz o apetite
6. Liberta endorfinas
7. Reduz o risco cardiovascular
8. Elimina os perigosos "pneus"
9. Protege do câncer
10. Melhora o ânimo
11. Fortalece os ossos
12. Melhora a sua vida sexual
13. É a melhor arma contra a obesidade
14. Regenera o corpo
15. Afugenta a diabetes
16. Combate a fadiga
17. Aumenta a qualidade de vida
18. Aumenta a autoestima
19. Facilita o descanso reparador
20. Aumenta o autoconhecimento

1. Melhora a circulação
A atividade física regular beneficia a circulação, porque quando os músculos se contraem, funcionam como "corações periféricos" que comprimem as veias e empurram o sangue para a parte superior do corpo.

2. É divertido
Caminhar, nadar, correr, andar de bicicleta, dançar, fazer pedestrianismo, aeróbica ou Pilates... As opções para se manter em movimento são várias. A questão está em ir experimentando até encontrar aquela que a faz sentir-se melhor.

3. Só precisa de meia hora
Para se beneficiar do exercício, bastam 30 minutos de atividade moderada por dia, principalmente aeróbica (aquela em que estão envolvidos grandes grupos musculares), com intensidade média e ritmada. mas se o que quer é perder peso, não vamos te enganar, vai ter que dedicar mais tempo e aumentar o ritmo e a intensidade.

4. É estimulante
A sua desculpa é estar demasiado cansada para se mexer? O exercício não é um obstáculo aos estudos nem ao trabalho mas sim um estímulo, porque se treinar relaxa e descontrai, e regressará às suas atividades diárias com maior concentração e lucidez.

5. Reduz o apetite
A atividade física de ritmo moderado não só não aumenta a vontade de comer como, em algumas situações, a diminui, sobretudo em pessoas obesas, mais do que nas que têm um peso normal.

6. Liberta endorfinas
São substâncias hormonais segregadas pelo cérebro, bombas químicas que para além de aumentar o bem-estar e a vitalidade, combater o stress e aliviar a dor, estimulam as defesas naturais do organismo.
7. Reduz o risco cardiovascular
A prática regular do exercício físico moderado reduz as possibilidades de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), e ajuda a prevenir diferentes doenças do coração e dos vasos sanguíneos, porque atua sobre todos os fatores de risco como a hipertensão, o colesterol elevado ou o excesso de peso.

8. Elimina os perigosos "pneus"
Os exercícios ou esportes que requerem um trabalho mais intenso ou específico dos músculos do abdômen e da cintura ajudam a eliminar as concentrações adiposas nessa zona, consideradas as de maior risco cardiovascular.

9. Protege do câncer
É cada vez mais evidente que a acumulação de gordura corporal favorece o aparecimento de alguns tipos de tumores, como o do cólon, da próstata e da mama, sobretudo, devido a mecanismos hormonais.

10. Melhora o ânimo
A atividade física é uma vacina natural para três dos problemas que orifinam mais consultas de Psicologia: ansiedade, stress e depressão. O exercício é cada vez mais incluído no tratamento dos três, juntamente com a psicoterapia e a medicação.

11. Fortalece os ossos
Além de fortalecer os músculos, cartilagens, ligamentos e tendões - a função principal do exercício-, ajuda a reduzir a perda de massa e de mineralização óssea relacionadas com o passar dos anos, que está na origem da osteoporose.

12. Melhora a sua vida sexual
Além de ajudar a irrigar melhor a zona pélvica, prevenindo disfunções sexuais na mulher e no homem, a ginástica fortalece a musculatura dessa zona e alivia tensões que possam bloquear o orgasmo.

13. É a melhor arma contra a obesidade
A atividade física aumenta o gasto de calorias tanto durante a prática de exercício como horas depois, uma vez que aumenta o metabolismo basal (gasto calórico do corpo quando se encontra em repouso).

14. Regenera o corpo
Consegue-se de duas formas: como aumenta o funcionamento cardiovascular e respiratório, melhora o transporte de oxigênio e de nutrientes aos tecidos, o que, por sua vez, favorece a eliminação de toxinas.

15. Afugenta a diabetes
O exercício contribui para normalizar o nível de glicose no sangue, atenua a resistência à insulina e reduz a necessidade de medicação nos diabéticos. Relativamente às pessoas com pré-diabetes, pode atrasá-la ou mesmo evitar o aparecimento da doença.

16. Combate a fadiga
A atividade física não só fortalece a psique e a encaminha naturalmente para destinos positivos como, para além disso, aumenta a irrigação cerebral, fazendo com que esteja mais desperta e a sua atividade intelectual melhore.

17. Aumenta a qualidade de vida
O exercício físico moderado "rejuvenesce" o sistema imunológico e faz com que reaja melhor às doenças, à degeneração celular e às infecções, o que lhe proporciona uma maior e mais saudável esperança de vida.

18. Aumenta a autoestima
Como aumenta a agilidade, faz com que se canse menos, lhe dá um aspecto jovem, tonifica os seus músculos e torna o seu corpo mais atraente, ajuda a sentir-se mais confiante e satisfeita à frente do espelho e dos outros.

19. Facilita o descanso reparador
Fazer exercícios permite conciliar o sono mais depressa e mais profundamente, desde que não seja feitos antes de se deitar, porque a prática prolongada ou intensa de desporto nas últimas horas do dia pode alterar o sono.



20. Aumenta o autoconhecimento
O corpo é a nossa primeira morada, veículo e meio de expressão: ao utilizá-lo, vai compreender melhor as suas possibilidades, o seu funcionamento e as suas limitações. Assim, controlando as suas aticidades e movimentos através do exercício, aprenderá a "escutar" o que lhe pede e a aproveitá-lo melhor.

Fonte: Revista Foco - Por Consuêlo Badra
Read more: 20 razões para fazer exercícios físicos | Blog Brasil Acadêmico http://blog.brasilacademico.com/2010/03/20-razoes-para-fazer-exercicios-fisicos.html#ixzz1QqyHGdFq

Nenhum comentário:

Postar um comentário