SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sucót : a festa das cabanas e seus simbolismos

Celebramos Sucot após as festas de Rosh Hashaná (o ano novo) e Yom Kipur. Mas não seria mais apropriado construir cabanas em Pessach, já que o intuito desse mandamento é lembrar os milagres ocorridos na saída do povo judeu do Egito? Muitos já se fizeram essa pergunta. Existe uma resposta que é fundamental para se entender o significado de Sucot. Na Terra de Israel, Pessach cai sempre na primavera. Habitar em cabanas, ao ar livre, no verão, quando o calor dentro de casa é intenso, é agradável. Porém, um Mandamento Divino não deve ser cumprido pelo fato de ser agradável; não é assim que uma pessoa demonstra seu empenho e devoção em cumprir a Vontade de D'us. Ao habitar dentro de uma sucá durante o outono, apesar do frio, o povo de Israel demonstra ao Eterno sua firme intenção de obedecê-Lo. A festa de Sucot é celebrada durante o mês de Tishrei para mostrar que nem o frio, nem o vento podem impedir-nos de cumprir a vontade de D'us.

Há ainda uma outra explicação: após Rosh Hashaná e Yom Kipur é natural nos preocuparmos com o julgamento e os decretos Divinos. Será que nossas preces em Yom Kipur foram aceitas? Será que fomos perdoados? Mesmo sem saber a resposta e esperando pelo julgamento, construímos cabanas logo após Yom Kipur.

Nossos sábios ensinam que o exílio serve como expiação de pecados. Portanto, ao construir cabanas após Yom Kipur, é uma forma de dizer ao Todo Poderoso: se algum de nós foi condenado ao exílio (que D'us não o permita), que a mudança de endereço de nosso lar para a sucá sirva como cumprimento da sentença. Assim, ao cumprir este mandamento de D'us, possa a sentença ser considerada como cumprida e o perdão e a absolvição, conquistados.

Sim, é inacreditável! O ato de deixar a nossa residência permanente e mudar-nos para a sucá pode ser considerado um exílio. Daí deduzimos o quanto nossos atos são preciosos e importantes perante D'us. O judaísmo ensina que mesmo os atos mais simples e aparentemente insignificantes são de grande valor para o Eterno.

Os significados das leis da sucá

As leis das sucá, além de serem bastante específicas, dão-nos importantes lições de vida.

O Talmud ensina que a palavra sucá é derivada de schach que, em hebraico, significa cobertura. A sucá é uma habitação formada por paredes e teto. Para a fabricação das divisórias pode-se usar qualquer tipo de material sólido (pedra, madeira, ferro, vegetal, plástico e até junco). Porém, para construir a cobertura da cabana onde se deve habitar durante Sucot só é permitido usar material vegetal recém-cortado, como folhagem, bambu e madeira, entre outros.

As paredes da sucá simbolizam o status social do indivíduo ou da família que a constrói. Elas representam sua posição socioeconômica e o patrimônio adquirido ao longo dos anos. Por isso, a construção das paredes da sucá pode ser feita com qualquer tipo de material, do mais simples ao mais luxuoso. É até permitido construir uma sucá com paredes de ouro ou prata. Mas a lei determina que o schach que é o elemento fundamental da sucá seja feito de um vegetal cortado, que praticamente não tem valor econômico.

Para cumprir o mandamento da sucá, deve-se habitar debaixo da sombra provida pelo schach. Esta sombra representa a proteção Divina que todas as pessoas das mais bem-sucedidas às mais humildes necessitam e almejam. Por representar a Proteção Divina, o schach não pode ser feito de material industrializado pelo ser humano. Ao cobrirmos a sucá com o vegetal tal qual é encontrado na natureza, a nossa intenção é demonstrar que somos todos parecidos e todos necessitamos da proteção do Criador .

Outra lei referente a sucá é a exigência de que dentro da cabana a sombra seja mais importante de que a luminosidade. Por isso, devemos colocar bastante folhagem no schach para que a luz do sol não penetre tanto na sucá. O sol, neste caso representa as posses materiais. Em Sucot, nossa preocupação é com a sombra e a proteção Divina, que aquecem muito mais que o astro-rei.

A Sucá também não pode ser construída com paredes que tenham altura maior que 9,6 m. O Talmud explica a razão: se as paredes da sucá fossem mais altas, a pessoa estaria sentada sob a sombra das paredes e não do schach, como manda a lei. E esta, apesar de aparentar ser exclusivamente técnica, tem uma simbologia significativa. A pessoa deve residir sob a sombra do schach, ou, como vimos, a proteção Divina. Se sentasse debaixo da sombra resultantes de paredes altas, a pessoa estaria demonstrando que confia mais em suas posses materiais simbolizado pelas paredes da sucá, como explicado acima do que no amparo de D'us.

É esta a finalidade explícita para a construção da Sucá. Uma outra lei de Sucot estabelece que uma sucá que foi construída no ano anterior perde sua validade se não for, de alguma forma, alterada. O Talmud explica que o mandamento da sucá, como outros da Torá, deve ser cumprido de forma ativa: Taassé veló min Heassui o que quer dizer, em hebraico "faça e não [repita o mandamento] que já está cumprido".

O ensinamento de "Taassé" veló min Heassui" é claro, categórico e universal: faça você mesmo as coisas e não espere que os outros as façam por você! Não fique de lado olhando e criticando! Arregace as mangas e coloque a "mão na massa"! Este conceito é a base do judaísmo e de uma vida significativa. A prática do judaísmo não é concretizada com pensamentos e palavras, mas apenas com atos. O ser humano costuma ter um olho crítico: reclama do comportamento de seus semelhantes, chama a atenção de outros e faz pouco caso das agruras alheias. Este não é o desejo de D'us, nem o caminho da Torá. Nossos sábios ensinam que a vontade Divina pode ser cumprida apenas com bons atos.

Conclusão

Para concluir, existe ainda um outro motivo pelo fato de comemoramos Sucot no mês de Tishrei. A sucá, devido à fragilidade de sua estrutura, é uma moradia provisória. De fato, a Torá exige que a sucá seja construída como uma moradia provisória; caso contrário, é inválida para o cumprimento do mandamento. Por que a sucá deve ser uma cabana e não uma bela residência? Para nos lembrar que a vida é passageira. Ao se referir à vida do ser humano, o Salmista declara: "Yamav ketsel over" seus dias são como uma sombra que passa. Consta no Midrash que nossa vida na Terra não é comparável à sombra de uma parede, nem à de uma árvore, mas à sombra de um pássaro que voa.

Aquele que se conscientiza deste grande ensinamento do judaísmo, desde o início do ano, saberá valorizar seu tempo e transformar cada dia de sua existência terrestre numa vida útil e produtiva.

Fonte: Revista Morashá

domingo, 16 de outubro de 2011

Alunos participam da construção e ornamentação da monumental sucá, uma tradição do Colégio TTH Bar-Ilan

Informe do Colégio TTH Bar-Ilan - Logo após Yom Kipur, a sucá do Colégio TTH Bar-Ilan já começa a ser construída. É lá que os alunos e funcionários fazem as refeições durante todos os dias do “chag”. Nela também é realizado um bingo cultural, esperado pelas crianças o ano inteiro! As turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II tiveram a responsabilidade de ajudar a montar a cobertura de folhas da enorme estrutura de madeira, além de produzir enfeites para ornamentar as paredes. As turmas do Ensino Fundamental I também fizeram uma “oficina de sucá”, onde montaram “sharsharot” (correntes de papel) coloridas para completar a decoração. No Grupo III da Educação Infantil, a criatividade foi o elemento principal na confecção de mini sucot. E, assim, todo o colégio foi envolvido em atividades ligadas a Sucot, vivenciando o significado e a importância desses dias em que se confirma, diante de Deus, o desejo de ser uma pessoa melhor.

“Oficina da sucá” no Ensino Fundamental I





Alunos do 8º e 9º ano fazem a cobertura de
folhas e preparam enfeites para decoração

Fonte: Jornal Alef

Consulte os telefones e links
das instituições judaicas: acesse este link.

Nerí e Eduardo Stambowsky super orgulhosos:

a filha Rafaela foi premiada como a “melhor soldado do ano” de todas as unidades do Departamento de Comunicação do Exército de Israel. Na foto, ela com seu irmão Patrick, que compareceu à cerimônia, de surpresa, vindo de um treinamento da Sayeret, no deserto. Do lado deles, dois oficiais generais que presidiram a homenagem.


Fonte: Jornal Alef

Dilma Rousseff: “Palestina independente só pode existir ao lado de um Israel seguro”

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, recebeu Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil, e Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano. No encontro, ela transmitiu à comunidade judaica brasileira votos de um feliz ano novo e aceitou o convite para participar da inauguração do Museu do Holocausto, que vai ocorrer no final de novembro, em Curitiba. Trata-se de um projeto pioneiro no país. Vai abordar a história da perseguição aos judeus pelo nazismo e apresentar sua vocação educativa, promovendo debates e exposições sobre a questão do racismo ao longo da história da humanidade. Dilma falou do momento político vivido no Oriente Médio e destacou que uma Palestina independente só pode existir ao lado de um Estado de Israel com fronteiras seguras. Na avaliação de Terpins, “tivemos com a presidente uma conversa muito franca e construtiva”. Lottenberg acrescentou: “falamos também de história, com a presidente, que demonstrou enorme conhecimento sobre a imigração judaica em nosso país e lembrou raízes judaicas de sua família, por meio de sua avó materna, de sobrenome Coimbra”. O vice-presidente Michel Temer, no encontro com Lottenberg e Terpins, reafirmou seu carinho pela comunidade judaica brasileira e também transmitiu seus votos de Shaná Tová. Para ele, a busca pela paz no Oriente Médio passa necessariamente pela intensificação de um diálogo que leve em conta a busca pela harmonia e segurança de todos os povos da região.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Claudio Lottenberg, Dilma Rousseff,
Jack Terpins e a ministra Gleisi Hoffmann

Opine, comente, compartilhe!

Clique nos logos abaixo e acesse o Jornal ALEF nas redes sociais

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cebolas empandas e fritas


2 cebolas grandes. Sal a gosto.Pimenta do reino a gosto.1 ovo
Farinha de trigo.Óleo para fritar. Corte as cebolas em rodelas (finas ou grossas como preferir) Tempere as cebolas cruas com sal e pimenta do reino a gosto
Passe as rodelas no ovo e depois na farinha. Leve para fritar. Excelente para acompanhar pratos de carne ou hambúrgueres
-----------------------------------------------------------------------------------
Anéis de Cebola


3/4 xícara de farinha de trigo,2/3 xícara de leite, 1 ovo, 1 colher (sopa) de óleo
1/4 colher (chá) de sal, 3 cebolas médias, fatiadas em anéis.Óleo para fritar
Sal
Em uma tigela, misture a farinha, o leite, o ovo, a colher de óleo e a colher de sal. Usando um mixer, bata até a massa ficar homogênea. Adicione os anéis de cebola à massa, misturando bem. Aqueça o óleo. Com um garfo, retire um anel de cebola de cada vez, deixando escorrer o excesso de massa. Frite alguns anéis de cebola por vez, durante 2 ou 3 minutos, ou até dourar. Retire e escorra em papel-toalha. Tempere com um pouco de sal.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Davi o Avarento virtuoso

Em uma pequena cidade, morava um senhor muito rico seu nome era Davi vivia sozinho em uma grande casa.
Apesar de ser muito rico doque poderia gastar, era conhecido como avarento e mesquinho.



Sempre que um pobre batia na porta de sua casa, para pedir ajuda ou algo para comer, ele mandava embora com raiva.
Por mais comovente que fosse a história da pessoa, ou mais triste sua necessidade, nunca dava nada a ninguém.
Em um belo dia, Davi veio a falecer, nenhuma lagrima foi derramada.
Ele não tinha família, nem amigos, e ninguém ia sentir sua falta.
Na verdade, a simples presença dele na vizinhança incomodava muita gente, de modo que quando ele partiu, a cidade inteira suspirou aliviada.
Mais algo estranho e inesperado aconteceu.
Muitas famílias pobres e necessitadas da cidade apareceram na casa do rabino, e todas contavam a mesma história.

Que por muitos anos, uma vez por semana à noite alguém secretamente colocará um envelope com dinheiro por baixo da porta destas famílias.
Elas dependiam dessa ajuda, mas esta, derepente acabou as pessoas estavam sem saber quem era que vinha ajudando, e porque não ajudou mais? Estavam assustadas e confusas.
O rabino é claro fez de tudo que podia para ajudar, Enquanto ele ouvia as famílias uma após a outra, uma espantosa idéia lhe ocorreu.
Só uma coisa havia acontecido que poderia ter interrompido a caridade que ajudará tantas pessoas: a morte de Davi.
Será que o homem que se fazia passar por avarento tinha na verdade algo diferente? À noite o rabino se retirou para ora pedindo ao Eterno uma resposta, a oração foi tão fervorosa que o rabino teve uma visão do jardim do Éden, viu Davi em pessoa, cercado pelas as almas dos patriarcas, das matriarcas e dos grandes sábios da história.
O rabino perguntou por que Davi? Porque você escondeu a bondade que havia no seu coração? Por que você assumiu a identidade de um homem egoísta e de espírito mesquinho? Davi falou suavemente: fui certa vez o tipo de pessoa que você está descrevendo.
Quanto mais eu tinha, mais eu queria, parecia que eu tinha tudo, mais eu sentia que estava perdendo tudo.
Cada dia era como subir uma colina de areia.
Mesmo que eu corresse o mais rápido que podia, mas no meu coração eu tinha a impressão de estar sempre escorregando.
Eu sentia que sempre me faltava alguma coisa, eu não tinha interesse em compartilhar nada com ninguém. Naquele momento, enquanto olhava para o Davi no jardim sagrado, o rabino percebeu o que estava acontecendo.
Ali estava um homem que todos haviam chamado de avarento e que tinha escolhido perpetuar essa imagem a fim de obter sua recompensa em outra vida.
O coração do rabino bateu mais forte, sem duvida você é incrivelmente abençoado, exclamou ele, ser recebido por essas grandes almas deve ser realmente o paraíso.
Um leve sorriso passou pelo rosto de Davi.
De fato, disse ele, olhando nos olhos do rabino, é maravilhoso esta na presença dos escolhidos, mas não existe nada, nada mesmo, que se compare com alegria que eu sentia quando escondia todas as semanas aqueles envelopes.
Aqui é o paraíso, mas aquele era o verdadeiro significado da felicidade.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Beterraba: Boa Circulação!A beterraba é um legume altamente versátil, pode ser cozida e servida como

Postado por Thiago em Alimentação |

acompanhamento, em salmoura, como salada ou condimento ou, até, usada como principal ingrediente do borche (sopa de beterraba). As folhas de beterraba, a parte mais nutritiva desse alimento, podem ser cozidas e servidas do mesmo modo que o espinafre ou a acelga. Famosa por seu sabor adocicado tem sido associada à saúde do sistema circular. O suco dessa raiz ajuda a controlar a pressão arterial por conter uma substância que dilata os vasos sanguíneos. É fonte de carotenóides, substâncias precursoras da vitamina A, que atuam no combate dos radicais livres ‘responsáveis entre outros males, e pelo endurecimento das artérias (associado à arteriosclerose e à ocorrência de infarto e derrame)’.
A Beterraba

Até hoje, alguns médicos naturalistas recomendam a beterraba para prevenir câncer e fortalecer a imunidade; também sugerem suco de beterraba crua para acelerar a convalescença, embora seja uma razoável fonte nutritiva, não existem provas científicas que confiram qualquer benefício medicinal especial.
Benefícios da beterraba
A beterraba contém uma substância que dilata os vasos sanguíneos, ajuda a controlar a pressão arterial. Já seus carotenóides combatem os radicais livres, que são os responsáveis por inflamações e pela formação de placas nos vasos sanguíneos. Por isso, é uma aliada na prevenção de infartos, derrames e da arteriosclerose. Raiz rica em açúcar, proteínas, carboidratos, fibras, e vitaminas A, do complexo B e C. Possui sais minerais, sódio, fósforo, potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio, além de antioxidantes, que potencializam a vitamina C. Destaca-se pela grande quantidade de ferro. A raiz pode ser consumida crua ou cozida e tem o sabor doce. Pobre em calorias, o seu valor calórico é de: 49 calorias em 100g de beterraba.
Benefícios da Beterraba
Além de todos os benefícios, a beterraba deixa a urina e as fezes avermelhadas, uma característica inócua, mas que acaba por alarmar as pessoas que confundem com sangue. E se propenso a desenvolver cálculos renais ou gota, evite as folhas de beterraba, pois são ricas em oxalatos. O oxalato pode formar pequenos cristais e contribuir para o desenvolvimento de cálculos renais.
Consumo da beterraba
A melhor época para consumir a beterraba, embora seu consumo no Brasil já esteja bastante difundido, o que torna disponível em todos os meses do ano, a beterraba está em seu melhor estado nutricional entre agosto e fevereiro.
Como escolher a beterraba
Ao comprar a raiz, olhe se está com coloração concentrada. Escolha as lisas e de folhas brilhantes, médias ou pequenas.
Sugestão de Salada com Beterraba
Beterraba X Anemia
Comer beterraba não ajuda a combater a anemia, pois o ferro presente neste alimento não é o mais eficaz para tratar a doença. Mais eficaz é o ferro presente nas carnes e nos vegetais de cor verde-escuro.
Beterraba X Diabética

O açúcar presente na beterraba não faz mal para os diabéticos, pois esse vegetal é rico em fibras, que retardam a absorção de seu açúcar no organismo. Elas ajudam a controlar a taxa de açúcar no sangue.
Folhas da beterraba
Suas folhas também podem ser ingeridas. Elas contêm fibras e também são fontes de carotenóide. Em seu estado natural, são um pouco amargas, porém, ficam bem em sopas, picadinho, tortas e refogados
Preparo da beterraba
As beterrabas mais saborosas são as menores, e ainda com folhas. A melhor maneira de cozinhar a raiz da beterraba é fervê-la com casca, para que a maioria dos nutrientes e a intensa coloração vermelha sejam retidas. Depois de deixá-las esfriar, a casca sai facilmente. A raiz pode ser fatiada, cortada ou amassada, dependendo da forma como será servida. A beterraba também pode ser enlatada e embebida em vinagre. Alguns nutrientes se perdem nesse processo, mas o sabor adocicado permanece.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Silvio Santos explica o significado de Yom Kipur

G'mar Chatimá Tová

É o desejo da diretoria e de toda a equipe do Jornal ALEF



Para ele, “dar auxílio a quem precisa é o caminho para ser inscrito no Livro da Vida”. Para assistir, acesse este link. Em outro vídeo, o apresentador se emociona ao contar a origem judaica de sua família e falar do seu verdadeiro nome, Senor Abravanel. Para visualizar, acesse este link.

Clique acesse o Jornal ALEF nas redes sociais

Três judeus são agraciados com o "Prêmio Nobel"


“PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA” - O químico israelense Daniel Shechtman, do Instituto Technion, em Haifa (Israel), ganhou o “Prêmio Nobel de Química” pela descoberta dos “quasi-cristais”. Ele foi reconhecido por seu trabalho “notável, solitário, tenaz e baseado em sólidos dados empíricos". Nascido em Tel-Aviv, se transformou no único a ganhar sozinho o “Nobel 2011” correspondente ao âmbito científico, já que os demais foram compartilhados.


“PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA” - O astrofísico judeu norte-americano Saul Perlmutter, professor do Departamento de Física da Universidade da Califórnia em Berkeley, foi laureado com o “Prêmio Nobel de Física de 2011”, juntamente com Adam Riess e Brian Schmidt, "pela descoberta da expansão acelerada do universo mediante observações de supernovas distantes". Este ano ele já recebeu a “Medalha Albert Einstein”.


“PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA” - Vítima de câncer, o imunologista e biólogo celular canadense Ralph M. Steinman faleceu em Rosh Hashaná, três dias antes de o seu nome ser anunciado como ganhador do “Prêmio Nobel da Fisiologia e Medicina de 2011”. O pesquisador foi agraciado, junto com Bruce A. Beutler e Jules A. Hoffmann, pela "descoberta da célula dendrítica e o seu papel na inumidade adaptativa". Ele sobreviveu mais tempo do que o esperado graças ao tratamento que ajudou a desenvolver. O Comitê responsável confirmou a premiação, apesar de a homenagem, como regra, só ser concedida a pessoas vivas. Judeu, Steinman estudou em uma Yeshivá e falava fluentemente o hebraico.

Opine, comente, compartilhe

Clique e acesse o Jornal ALEF nas redes sociais

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Jetró o sogro de Moisés Números 10-29


O sogro de Moises tinha 7 nomes: Reuel, Jeter, Jetró,(Yitro) Chobal, Chéber, Keni e Putiel, mas o seu nome original era Léter.
Depois de se converter ao judaísmo chamou-se de Jetró. Os outros nomes são qualificativos atribuídos pelas suas qualidades, como por exemplo: Reuel porque se tornou amigo do Deus Eterno.
Chobal, porque amou a Torá, ele Elazar filho de Abrão, tomou uma das filhas deste por mulher. Êxodo-6-25.
Nesta parashá a Torá o chamou de Chobal, filho de Reuel, pois o seu pai chamava-se também Reuel, Jetró, depois de aprender a Lei de Moisés, pediu que o deixasse ir ao pais de seu nascimento, porém Moisés insistiu para ele acompanhar-lo o povo de Israel, prometendo-lhe parte da herança que Deus daria a este povo.
Moisés conhecia o valor de seu sogro, que segundo o Talmud (sota11) foi conselheiro do Faraó, e Moisés, ele próprio, aproveitara-se em outra ocasião de seu conselho Êxodo-18-19.
Desta forma Jetró, aos olhos de Moisés e do povo de Israel, era considerado um grande homem. Ele possuía uma qualidade que deveria esta avista do povo de Israel.
Durante a macha no deserto, ele poderia servir-lhes de exemplo, iluminando-lhes o caminho.

Ele seria apontado nos momentos de dificuldade e esperança, pois viera ao deserto por livre e espontânea vontade, abandonando uma vida confortável, uma posição social estável, os prazeres da civilização, a família e um lar agradável.
Partiu de sua casa por reconhecer a verdade, apesar das dificuldades esperadas. Para eles, Jetró seria como colírio de luz para os olhos.
Por isso. Moisés insistiu para seu sogro vir junto, pois era símbolo vivo da capacidade de enfrentar e vencer dificuldades.

Fonte: Torah a Lei de Moisés

Tabela de valor nutricional da Polpa do Cupuaçu


Curiosidades:
Dentre as frutas tropicais nativas da Amazônia, o cupuaçu é aquela que reúne as melhores condições de aproveitamento industrial. O cupuaçuzeiro, Theobroma grandiflorum, é uma fruteira de grande importância para a região Amazônica. Pertence à família Sterculíaceae, gênero Theobroma. Esta espécie é encontrada espontaneamente nas áreas de mata do sul e nordeste da Amazônia oriental brasileira e nordeste do Maranhão, e também na região Amazônica de países vizinhos. O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol.

As variedades conhecidas agrupam-se de acordo com o formato dos frutos: cupuaçu- redondo (fruto com extremidades arredondadas); cupuaçu- mamorana (fruto com as extremidades alongadas); cupuaçu-mamau (caracteriza-se por não apresentar sementes).
Compota de cupuaçu

O cupuaçu é considerado por muitos paraenses como a fruta símbolo do estado. No mercado Ver-O-Peso, é comum ver senhoras sentadas em bancos de madeira separando as sementes da polpa pegajosa e carnuda da fruta. Há várias maneiras de conhecer o gosto do cupuaçu: in natura, batido no liquidificador com água ou leite, em bombons, ou como doce, servido em uma imponente compota de cristal.

Ingredientes

* 1 cupuaçu (aproximadamente 800 gramas de polpa)
* 4 xícaras de chá de açúcar
* 4 xícaras de chá de água
* Cravo a gosto
* Canela em rama a gosto

Modo de preparo

Despolpar o cupuaçu e escaldar. Escorrer bem a polpa. Numa panela funda, colocar a água e o açúcar. Cozinhar até formar uma calda fina de caramelo. Esfriar. Juntar a polpa do cupuaçu, o cravo e a canela. Cozinhar em fogo baixo até o doce apresentar coloração caramelada e textura de uma geléia. Esfriar e guardar em uma compota.

08 maneiras porque devemos comer açai


1. AÇAI O FRUTO REJUVENESCEDOR

Fruto rejuvenescedor, capaz de retardar o envelhecimento por sua alta dose de antioxidantes. O açai contém antioxidantes, conjunto heterogêneo de substancias composto por vitaminas, minerais, pigmentos e enzimas que combatem radicais livres. Em estudo realizado pela Universidade da Flórida, pesquisadores mostram que o açai tem a capacidade de combater células cancerígenas em até 86% de eficácia. O consumo regular do açai pode reduzir drasticamente doenças cancerígenas e entre outras causadas por radicais livres.


2. AÇAI COMO ACELERADOR MUSCULAR

O fruto do açai possui alto teor de proteínas. As proteínas têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Outra importante função das proteínas é a contribuição para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.



3. AÇAI REDUTOR DE COLESTEROL

Em estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, pesquisadores apontam abaixo colesterol em pessoas com consumo regular de açai, comparadas a não consumidores. A diminuição do mau colesterol deve-se ao corante do açaí, a antocianina, também presente em uvas e alimentos com a coloração roxa. Mas para se ter uma idéia, um litro de açaí tem até 35 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.


4. AÇAI = A CÁLCIO = A OSSOS FORTES

O açai possui alta concentração de cálcio, essencial para formação dos ossos e dentes, portanto muito recomendado para crianças. Para os adultos a quantidade diária recomendada ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e a hipertensão.


5. AÇAI FONTE DE ENERGIA PARA ATLETAS

Muito consumido por atletas, o açai contém alta concentração de carboidratos, essenciais para pratica de qualquer esporte. Aliado ao aminoácido o açai tem a função de regeneração muscular, ideal para manter o condicionamento físico apôs a atividade.


6. AÇAI COM OU SEM AÇÚCAR

Para residentes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais entre outros estados, o açai é naturalmente consumido com xarope de guaraná, forma doce de saborear suco de açai, creme de açai, sorvetes e entre outros cardápios populares. Não deixe de ler também: 10 Fantásticas receitas de creme de açai a conhecer, onde receitas doces poderão incrementar seu consumo. Já popular em Regiões nativas do açai, ele é pode ser tradicionalmente consumido em pratos típicos, como em peixe, farinha e entre outros pratos salgados.


7. O AÇAI É AFRODISÍACO

Nativos da região Amazônica garantem que o açai pode e deve ser usado como afrodisíaco. Pesquisa já realizada, receita o açai para casais com dificuldades em engravidar, bem como homens com problemas de impotência. Para homens nada melhor que regularmente consumir um copo ou tigela de açai, para manter em dia seu apetite sexual.


8. EVITE CÂIMBRAS, COMA AÇAI

Com alta concentração de potássio, o açai pode ser fundamental ao combate a câimbras. Em conjunto com boa ingestão de líquidos durante a atividade física, este alimento energético pode reduzir por completo, as dolorosas câimbras causadas por desidratação.



Read more: http://jornal-ainformacao.webnode.com.br/a%C3%A7ai%20na%20tigela/
Create your own website for free: http://www.webnode.com.br