SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Moshê Quebra as Tábuas


Ao retornar ao pé da montanha, Moshê encontrou seu fiel discípulo Yehoshua acampado lá. Yehoshua lá esperara por ele durante quarenta dias. D'us fez um milagre especial pelo justo Yehoshua e todas as manhãs caía maná do céu no lugar onde ele aguardava.

Juntos, aproximaram-se do acampamento e ouviram os ruídos tumultuados e barulhentos das celebrações à volta do bezerro.

"Estes sons parecem o clamor de uma guerra", observou Yehoshua.

"Você está me desapontando, Yehoshua.", respondeu-lhe Moshê. "Você não é capaz de distinguir entre um som e outro? Este não é grito de vitória, tampouco de derrota. Nós estamos ouvindo hinos de enaltecimento para um ídolo!"

Ao entrar no acampamento, eles avistaram o bezerro de ouro e a celebração e as danças que o acompanhavam. "Não posso outorgar-lhes as tábuas", pensou Moshê. "A Torá afirma que alguém que renega D'us não pode tomar parte na mitsvá da oferenda de Pêssach. Todo o povo afastou-se agora de D'us, e o renegaram. Certamente, não merecem receber as tábuas, que contém todas as mitsvot."

Ao olhar para as tábuas, Moshê notou que a escrita gravada nelas desaparecera. Percebeu que as letras - a alma e o conteúdo espiritual das tábuas - estavam voando pelo ar. A santidade das letras não podia entrar no acampamento. As tábuas que estavam nas mãos de Moshê eram meras pedras, pesadas, sem vida. Moshê levantou-as e, com sua força descomunal, espatifou-as de encontro ao chão.

Por que Moshê agiu desta maneira? Ele temia que o julgamento do povo de Israel seria mais duro se eles possuíssem as tábuas. Se não as tivessem, sua punição seria mais branda.

Pouco depois do casamento de um famoso estadista, começaram a circular rumores de que sua nova esposa não lhe era fiel. O casamenteiro imediatamente rasgou o contrato de casamento, pensando: "É melhor para ela que seja julgada como se ainda fosse solteira, do que como uma senhora casada!"

Similarmente, Moshê raciocinou que as tábuas, que estabeleciam permanentemente o elo entre D'us e o povo de Israel, os colocaria numa posição de mulher casada. D'us condenaria sua falta de fidelidade muito mais se eles possuíssem as tábuas, do que se nunca as tivessem recebido.

Por que Moshê não espatifou as tábuas assim que D'us lhe contou, lá no Céu, que os judeus fizeram uma imagem? Moshê esperou até testemunhar o crime realmente, para ensinar que um juiz nunca deve basear o seu veredicto no relatório de uma só testemunha, seja esta tão fiel quanto possa ser.

D'us parabenizou o ato de Moshê, exclamando: "Yasher Côach! Você fez bem em quebrar as tábuas!"

A quebra das tábuas foi um substituto para a quebra do povo judeu.
ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto
Comentário1 Comentário



O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.



Comentários dos leitores
Comentários mais recentes:
Enviado: Mar 17, 2012
quebra das tábuas da Lei
Li o artigo e achei bem interessante, principalmente a última frase sobre a substituição. O povo de Israel estava no início de sua caminhada de aprendizado sobre o seu D-us e seus propósitos para aquela nação. Entrar na Terra Prometida iria requerer mais do que uma "simples" caminhada pelo deserto. Os quarenta anos no deserto serviram para estruturar os jovens que cresceriam como um verdadeiro exército não só para guerrear pela terra mas também pela herança espiritual na crença de um D-us único. E foi Moshé que diante de D-us os preservou naquela momento de idolatria. Shalom.

Amo Israel e povo judeu e por isso tenho o blog Eretz Israel
Enviado por Marion Vaz, Rio de Janeiro, Brazil





Envie um comentário
Assunto:
Comentário:
1000 Caracteres restantes
Nome*:
Publique meu nome como anônimo.
E-mail*:
Cidade*: Estado/País:
* indica um campo obrigatório
Instruções de envio
Favor enviar-me a revista semanal de Chabad.org e novidades do site.
Chabad.org não divulga seu e-mail a terceiros.





Gostou daquilo que leu?
Clique aqui para meios de ajudar a expandir nosso conteúdo judaico e ferramentas úteis.
Colabore
Chabad.org – Entregou

Inscreva-se em nossa lista semanal:
Cadastre-se




Seleções do Midrash
A Contagem do Povo de Israel

A Ordem de fazer um Lavatório

A Ordem de Preparar o Óleo para Unção e o Incenso

Betsal'el é Designado Construtor do Tabernáculo

Depois de Quarenta Dias no Céu, Moshê Recebe duas tábuas de Safira

O Pecado do Bezerro de Ouro

A Defesa de Moshê em Nome do Povo de Israel

Moshê Quebra as Tábuas

Moshê Pune os Adoradores do Bezerro

Moshê Salva o Povo de Israel da Destruição

Por que o Povo Judeu Cometeu o Pecado do Bezerro de Ouro

Depois do Pecado do Bezerro, Moshê Remove sua Tenda para Fora do Acampamento

Moshê Pede para Entender os Caminhos Divinos

Moshê Permanece no Céu para Receber as Segundas Tábuas

Nenhum comentário:

Postar um comentário