SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como Você Trata os Animais? Ser mais elevado significa ser mais responsável

Por Aron Moss Pergunta:
Tenho pesquisado as Sete Leis Noahidas. Entendo que estas são ordens bíblicas para toda a humanidade – os filhos de Nôach – e fornecem a base para a vida ética. Mas olhando a lista, parece haver uma que não combina com as outras. 1 – Não adorar ídolos – concordo, temos de acreditar em D'us. 2 – Não blasfemar contra D'us – tenha respeito por Ele, posso entender. 3 – Não matar – óbvio. 4 – Não roubar – OK. 5 – Não cometer adultério – muito bem. 6 – Estabelecer cortes de justiça – necessário para assegurar que as outras leis sejam cumpridas, mas: 7 – Não comer o membro de um animal vivo. Estou perplexo sobre por que você incluiria a sétima lei: “Não coma o membro de um animal vivo.” Embora eu não tenha intenção de arrancar membros de nenhum animal, não consigo entender como este estaria na lista das sete coisas mais importantes para toda a humanidade observar. Obrigado por qualquer ajuda no sentido de esclarecer. Resposta: Qual é o verdadeiro teste de uma pessoa que possui moral? Como você sabe que alguém é realmente uma boa pessoa, e não está apenas blefando? Um teste é observar a maneira como tratam seus empregados. Alguém que pode mostrar preocupação por seus subordinados e os consideram é uma pessoa realmente boa. Ao formular leis para toda a humanidade, a Torá dá sete mandamentos que são considerados sete categorias de comportamento ético. A proibição de roubar inclui todas as práticas de negócios que sejam desonestas e não-éticas. A proscrição do adultério engloba todos os relacionamentos impróprios. E o banimento de comer o membro de um animal vivo é uma lei geral que nos ordena sermos bons com os animais. Na verdade a Lei Judaica proíbe infligir sofrimento desnecessário aos animais. Estas não são categorias arbitrárias de lei. Abrangem toda a gama de obrigações morais para com nosso próximo – respeito por D'us que está acima de nós, respeito pelos seres humanos que são iguais a nós, e respeito pelo reino animal que está abaixo de nós. Aqui há uma clara hierarquia. Não somos igualados a D'us, e os animais não são iguais aos seres humanos. O mito da igualdade somente é necessário para proteger os fracos num mundo carente de moralidade. Mas seres morais com um claro código de ética reconhece a inata desigualdade da natureza sem explorá-la. Ser mais elevado significa ser mais responsável. A natureza está aqui para nos servir, mas estamos aqui para servir a D'us, e isso significa tratar todas as Suas criaturas, iguais ou não, com respeito. ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto ComentárioComentário Por Aron Moss Rabi Aron Moss ensina Cabalá, Talmud e Judaísmo prático em Sydney, Austrália, e contribui frequentemente com Chabad.org. O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.

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