SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Yom Kipur no Pronto Socorro?

Por Isroel Cotlar Pergunta: Caro Rabino,
Tenho me sentido culpado desde Yom Kipur. Ao invés de passar o dia na sinagoga, fui obrigado a levar um amigo ao pronto socorro e passar o dia no hospital. Foi uma verdadeira emergência médica, e jejuei, mas ainda me sinto mal porque não pude rezar como normalmente faço… O que posso dizer a mim mesmo? Resposta: Peço desculpas pela demora em responder. Esta tem sido uma semana atarefada, graças a D'us, minha família acaba de ser abençoada com um filho! Na verdade, eu estava liderando os serviços ao final da prece Neilah, o ponto alto das preces de Yom Kipur, quando recebi um tapinha nas costas e fui informado que minha mulher estava entrando em trabalho de parto. Outro rabino assumiu como cantor, e corri para cuidar da minha mulher. A Lei Judaica nos diz que temos de salvar uma vida, mesmo que isso signifique violar um mandamento Divino. Levar seu amigo ao pronto socorro foi a coisa certa a fazer neste dia especial; e você pode ter certeza de que ajudar a salvar uma vida não está longe daquilo que você queria realizar neste dia. Pelo contrário, esta boa ação torna o seu Yom Kipur especialmente significativo. De fato, o Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, de abençoada memória, relatou que certa vez, Rabi Shneur Zalman de Liadi, o primeiro Rebe de Chabad, saiu da sinagoga durante os serviços de Yom Kipur para preparar comida para uma mulher que acabara de dar à luz e não tinha ninguém para ajudá-la. Quando indagado por que fez isso por si mesmo em vez de enviar um dos seus alunos (afinal, as preces do Rebe não eram as mais necessárias na congregação?). Rabi Shneur Zalman respondeu que a lei exige que os líderes da comunidade sejam aqueles que violam um mandamento quando isso vai salvar uma vida.1 Como declara Maimônides: “o salvamento da vida deve ser administrado pelos líderes de Israel e pelos sábios.”2 Você pode ter certeza de que ao salvar a vida de uma pessoa, não violou um mandamento nem quebrou sua conexão com D'us neste dia sagrado. Na verdade, você cumpriu um grande mandamento que tem precedência sobre o Shabat e Yom Kipur.3 PrintSend this page to a friendShare this CommentComment FOOTNOTES 1. Veja o Reshimat Hayuman do Rebe, pág. 361. Veja o Talmud, Yoma 84 b. 2. Em sua obra magna sobre Lei Judaica, a Mishneh Torá, as leis do Shabat 2:3. 3. Rabi Shneur Zalman, Código da Lei Judaica, Orach Chaim 328:13. Por Isroel Cotlar Rabino Isroel Cotlar é um rabino de Chabad em Cary, Carolina do Norte. Também faz parte da equipe de Chabad.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário