SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Lutando com um Estranho na Escuridão

Por Rabino Yitzchak Ginsburgh, traduzido por Maurício Klajnberg Existe uma batalha contínua em nossas almas entre as forças do bem e as forças do mal. Quando triunfamos sobre o mal, beneficiamos não somente nós, mas também o mal, cuja missão Divina é ser derrotado pelo bem. Nesta meditação, o Rabino Ginsburgh nos guia através do simbolismo da batalha de Yaacov com o arcanjo de Esav. Quando entendermos o significado oculto dessa batalha dentro de nossas almas, poderemos purificar a nós mesmos e tudo ao nosso redor e manifestar a luz Divina de D’us em nossa realidade. O Estranho na Noite À medida que Yaacov se aproximava da Terra de Israel com suas esposas e filhos, ele se preparava para o encontro com seu alienado irmão, Esav. Sozinho, às margens do rio Yabok no meio da noite, Yaacov foi atacado por um misterioso ser, com quem lutou até o alvorecer. Nossos sábios explicam que esse ser é a raiz espiritual – o arcanjo – de seu irmão, Esav. Missão Cumprida À medida que o amanhecer avançava, Yaacov derrotava o arcanjo de Esav. O controle de Yaacov sobre ele era tão completo que o arcanjo teve que implorar a Yaacov a deixá-lo ir. Nossos sábios explicam que o anjo de Esav queria correr para louvar D’us ao alvorecer. Todo anjo tem um dia em que louva D’us. Interessantemente, o dia de sua derrota nas mãos de Yaacov era o dia em que o arcanjo de Esav louvaria D’us. Esse era o dia em que ele cumpriu sua missão Divina – trazer Yaacov a um estado no qual ele deveria focalizar toda sua coragem e energia para derrotar Esav. Toda pessoa está em um constante estado de guerra com o anjo de nosso inimigo físico e espiritual, Esav. O propósito desse anjo, que simboliza o mal dentro de nós e à nossa volta, é nos motivar a vencer aquele mal e triunfar em bondade. Quando o anjo completou sua missão com Yaacov, atingiu o estado no qual poderia, agora, louvar seu Criador por lhe ter dado o prêmio pelo cumprimento de sua missão. Em nossas vidas, cumprimos muitas missões Divinas. Cada mitsvá (“mandamento”) que praticamos é o cumprimento de uma missão. Quando concluimos nossa missão com sucesso, ficamos em um estado espiritual no qual estamos prontos e capazes de louvar D’us pelo prêmio por atingirmos nosso objetivo. Os Três Significados de Avak A mais significativa e potente palavra na descrição do encontro de Yaacov com o anjo é “vaye’avek” (Gênesis 32:24) que significa “e ele lutou”. A raiz dessa palavra é alef, beit, kuf. Essa raiz pode ser entendida de três maneiras. Poeira O primeiro significado da raiz alef, beit, kuf, é avak, que significa “poeira”. Nossos sábios explicam que quando Yaacov e o anjo lutaram, a poeira levantada percorreu todo o caminho até o trono Divino de D’us. Simbolicamente, essa luta representa a boa inclinação da alma (representada por Yaacov) guerreando com a má inclinação da alma (representada por Esav). Abraço Rashi explica que, foneticamente, o alef e o chet são intercambiáveis. Assim, podemos ler essa raiz como chet, beit, kuf – chavak – que significa “abraço”. Abraço pode ter conotação positiva, como no Cântico dos Cânticos, mas pode também ser o abraço do combate, no qual os combatentes se abraçam com o propósito de derrubarem um ao outro ao solo. Tocha O terceiro significado da raiz alef, beit, kuf é encontrado no Hebraico Rabínico como avuká, que significa “tocha” ou “fogo”. Essa imagem corresponde à noite quando necessitamos de uma tocha para iluminar a escuridão. Mundos, Almas, Divindade O Ba’al Shem Tov explica que em todo elemento da realidade existem três dimensões: a dimensão externa de “mundos” -- que é a realidade criada, a dimensão oculta das almas – que são as almas judias dentro dos mundos, e a terceira dimensão da pura Divindade – que D’us é Um e D’us é tudo dentro da criação. Somos criados tanto com uma boa quanto com uma má inclinação em relação ao aperfeiçoamento das duas primeiras dimensões da realidade e para manifestar a terceira. Os três significados da raiz alef, beit, kuf correspondem às três dimensões da realidade como se segue: A Poeira dos Mundos De acordo com o Ba’al Shem Tov, a energia do aperfeiçoamento da dimensão externa da realidade – mundos - é através do processo psicológico da elevação, no qual trabalhamos para levar nossa realidade a um nível maior. A palavra para “mundo”, olam, significa “reconhecimento”. Todo o processo pelo qual trabalhamos para revelar e elevar a dimensão mundana da realidade é sua purificação. Toda a realidade criada é simbolicamente referida como “poeira”. Quando o sol brilha através de uma janela, vemos partículas de poeira suspensas no raio de luz. A meditação sobre aquela poeira é a meditação sobre os mundos face a face com o Criador. Na triunfante batalha de Yaacov com o arcanjo de Esav, ele se esforçou para elevar e purificar o mundo, jogando para cima a poeira que ascendeu por todo o caminho até o trono Divino. O Abraço das Almas Almas não precisam de purificação, mas, na verdade, abraçam. Elas anseiam por se tornarem uma. O segredo da luta entre Yaacov e o arcanjo de Esav é o segredo de seu abraço. Apesar de eles serem inimigos, a origem desse abraço está na origem de suas almas que se unem em um abraço e são purificadas. A Tocha Divina D’us é simbolizado pelo fogo em vários trechos da Torá. O terceiro nível, a tocha, é pura Divindade. A tocha ilumina a noite, que simboliza o mundo. Divindade não precisa de purificação. De fato, nós devemos revelar a Divindade através da realidade, como uma tocha na noite. À medida que a luz da tocha brilha mais fortemente, a escuridão da noite desaparece e nós experimentamos a pura, brilhante e potente luz de D’us no mundo. Em sua batalha com o anjo de Esav, Yaacov supera sua natureza não-militante. Ele luta e derrota o arcanjo de seu irmão, revelando a tocha de luz Divina. O segredo da luta que Yaacov travou com o arcanjo de Esav é o segredo da elevação dos mundos, o abraço das almas e, finalmente, a revelação da tocha Divina com a luz de D’us na realidade. Por Rabino Yitzchak Ginsburgh, traduzido por Maurício Klajnberg Rabino Yitzchak Ginsburg é fundador e diretor do Instituto Gal Einai: Instituto de Estudo Interdisciplinário Avançado de Torá, Arte e Ciências. Renomado explicador de Cabalá e Chassidut, Rabino Ginsburg escreveu mais de quarenta livros esclarecendo tópicos de Torá como psicologia, medicina, política, matemática e relacionamentos. O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.

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