SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

domingo, 20 de maio de 2012

A Arte de Viver

Por Yosef Y. Jacobson Moshê e os Anjos
O Talmud relata que quando Moshê ascendeu ao céu para receber a Torá - um evento celebrado anualmente durante a Festa de Shavuot - os anjos protestaram veementemente a D'us. "Tu estás compartilhando Teu segredo mais prezado com os seres humanos, que abusarão dele," disseram. "Deixa que Tua graça permaneça no céu conosco," clamaram eles. D'us ordenou a Moshê, relembra o Talmud, segurar Seu trono e dar aos anjos uma resposta. Moshê respondeu ao lamento deles demonstrando quantos dos mandamentos e episódios da Torá aplicam-se exclusivamente à raça humana e não aos anjos, como "Não matarás" e "Respeitarás teu pai e tua mãe." Os anjos concordaram e Moshê retornou com a Torá, um projeto Divino para o povo judeu e para toda a raça humana. Quem eram aqueles anjos com os quais Moshê lutou? Os anjos não são criaturas físicas de asas brancas que voam pelo mundo, descansando em galáxias afastadas, ou algo semelhante ao herói Superman das histórias em quadrinhos. No Judaísmo, um anjo é visto como um ser criado inteiramente de matéria espiritual. Um anjo é uma conscientização, uma forma de energia, separada de um corpo físico e da experiência física. Estes seres espirituais sentiam que a Torá pertencia a eles. D'us discordou. Por quê? Lamentos de um Adolescente Deixe-me compartilhar uma história com você: Um adolescente certa vez visitou o Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, e expressou angústia porque sua vida estava repleta de conflito e desapontamento. "Por que não pode ser apenas simples e fácil?" perguntou o sofrido rapaz. "Porque os seres humanos não são anjos," respondeu o Rebe. Os anjos são impecáveis e sem falhas, sempre corretos. Os seres humanos, por outro lado, são fragmentados e dualísticos, vacilando entre extremos e abalados por conflitos. Por causa da composição multi-facetada e dicotomizada do homem, ele deve lutar para chegar a um acordo com sua alma. O adolescente continuou a sondar o coração do mestre. "Mas por que D'us nos criou de maneira tão complicada?" perguntou ele. "Ele não teria gostado mais de nós se fôssemos como os anjos?" A Alma da Arte O Rebe, um educador nato, perguntou ao jovem se ele tinha um passatempo. O rapaz disse que gostava de pinturas. O Rebe então perguntou: "O que é mais preciso, uma fotografia ou uma pintura?" "Claro que é uma foto," disse o rapaz. "Uma foto capta exatamente qualquer cena, algo que uma pintura jamais poderia fazer." "Qual delas vale mais?" continuou o Rebe a inquirir. "Uma pintura. Enquanto uma foto custa alguns dólares, uma pintura de uma cena idêntica pode chegar a milhões de dólares." "Por quê?" perguntou o Rebe. "Não parece justo. A foto acurada deveria custar mais dinheiro, não?" "Porque a maioria das fotografias," explicou o jovem, "são itens inanimados, sem vida. Uma foto capta e congela uma pessoa ou uma cena como é. Por outro lado, uma pintura contém a riqueza da imaginação humana, a profundidade da emoção humana e a estética da criatividade humana. É isso que dá à pintura seu grande valor. É o que chamamos de arte." O Rebe sorriu e disse: "Esta é a resposta à sua pergunta. Anjos são fotos, enquanto que os seres humanos são peças de arte." Os anjos são criaturas impecáveis; como as fotos, são reproduções perfeitas das realidades espirituais. Como as fotos, jamais erram. Porém é exatamente o drama flutuante da existência humana, o perpétuo conflito entre nossa luz interior e as trevas, e o vazio interior humano procurando significado e verdade - que torna nossa vida, a todo momento, uma obra de arte. O Báal Shem Tov ensinou que tudo que fazemos é significativo. Cada ação nossa, cada palavra que dizemos, até um simples pensamento que temos, provoca um efeito que reverbera em todos os mundos e através de toda a história. Com todo pensamento e ação, você é capaz de transformar sua vida em arte. Somente nas câmaras atormentadas do coração humano D'us pode descobrir obras de arte genuínas e inspiradoras. São a bondade e o idealismo que emergem da dúvida e do conflito humano que concedem à humanidade uma dignidade e esplendor que o mais elevado dos anjos jamais pode atingir. ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto ComentárioComentário Por Yosef Y. Jacobson Rabino Yosef Y. Jacobson é editor de Algemeiner.com, um site de notícias e comentários judaicos em inglês e yidish. Rabino Jacobson também faz palestras sobre ensinamentos chassídicos, sendo muito popular e bastante procurado. É autor da série de fitas “Um Conto Sobre Duas Almas”. O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.

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