SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

segunda-feira, 21 de março de 2011

"Dia Nacional da imigração judaica" será celebrada em várias capitais.

O “Dia Nacional da Imigração Judaica”, que homenageia a contribuição dos judeus para a formação da sociedade brasileira, foi criado através de um projeto de lei do então deputado federal Marcelo Itagiba, sancionado em 2009 pelo então presidente em exercício, José Alencar. A data de 18 de março marca o dia da reinauguração, em 2002, no Recife, da Sinagoga Kahal Kadosh Zur Israel (Santa Comunidade Rochedo de Israel), a primeira das Américas.

Foto: AHJB

Mascates judeus na Rua José Paulino,
no Bom Retiro, em São Paulo, na década de 1940

Hoje (dia 18 de março), no Rio de Janeiro, a Federação Israelita (FIERJ) e a Associação Religiosa Israelita (ARI) farão um shabat especial na sinagoga, com a presença do autor da iniciativa. Em Porto Alegre, será organizada pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) uma homenagem ao ministro Ari Pargendler, presidente do Superior Tribunal de Justiça, na sinagoga do Centro Israelita Porto Alegrense, e a Henry Chmelnitsky, ex-presidente da FIRS, no auditório da entidade.
Já em São Paulo, será aberta amanhã (dia 19 de março), na A Hebraica, a exposição "Imigração Judaica - Cronologia e Origens", que conta a história da imigração judaica para a capital paulista. Serão apresentadas as características e as singularidades de cada onda migratória, a situação dos judeus no país de origem, a organização da vida comunitária e as contribuições à cultura de São Paulo e do Brasil. A mostra é organizada pelo Arquivo Histórico Judaico Brasileiro e tem o apoio da Confederação Israelita do Brasil, da Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP) e do clube. Marcelo Itagiba também estará presente neste evento.

Comente, envie a sua opinião!

Acesse o Jornal ALEF nas redes sociais

Indique amigos e familiares para receber a newsletter
do Jornal ALEF de forma totalmente gratuita!
Acesse este link e solicite o envio.

São mais de 65 mil assinantes em 31 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário