SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pela Yeshivá Tomchei Tmimim Lubavitch

Imprimir Envie esta página a um amigo
Compartilhe isto:
del.icio.us Digg this StumbleUpon Facebook
MySpace Google Twitter Yahoo! MyWeb
Compartilhe isto
ComentárioComentário
Devar Malchut: Palavras do Rebe
Baseado em Sêfer Hasichot – 5750, págs. 286-288.

O primeiro dos Dez Mandamentos é: “Eu... que te tirei da terra do Egito.”


Perguntam os comentaristas: Por que D-us não falou “Eu...que criei os Céus e a Terra”? Não seria mais adequado mencionar o grande milagre da criação yesh meáyin (criar algo a partir do nada), que ocorreu na criação do mundo?


Rashi explica que as palavras “que te tirei” explicam por que os judeus devem aceitar a Torá, o jugo do reinado de D’us: o objetivo do Êxodo foi fazer com que os judeus servissem a D’us.


Embora a explanação de Rashi esteja clara, os comentaristas não a aceitam, pois a expressão “que te tirei da terra do Egito” mais parece continuação do que foi dito antes: “Eu sou D’us...” Que D’us? “Que te tirou...”, e não parece explicação de motivos.
A resposta encontra-se na diferença entre a revelação Divina nos diversos tipos de milagres.


A criação do mundo foi através do Nome Divino Elokim, “No princípio criou Elokim...”

Elokim tem o mesmo valor numérico da palavra “hateva” (a natureza). A criação do Universo tem relação com a natureza. O Êxodo, porém, deu-se através da revelação do Nome Havaya (o Tetragrama), que está acima da natureza e da criação, como consta na Hagadá: “O Próprio D’us, o Rei dos Reis, revelou-Se a eles e os redimiu.”


Como a Outorga da Torá foi uma revelação do Nome Havaya, “Eu sou Havaya, teu D’us” (revelação da própria essência de D’us, revelação mais elevada que a da Criação) consta: “que te tirou da terra do Egito” – uma revelação de Divindade que está acima da Criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário