SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

sábado, 30 de abril de 2011

Veneno para ratos, ecológico nossos cientistas são feras mesmo.



Para quem mora em casa ou apartamento. Veneno ecológico para matar ratos, UTILIDADE PÚBLICA. Nossos cientistas são feras mesmo! Vivendo e
aprendendo.. . . Método usado por criadores de pássaros.


Pegue uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar mesmo), coloque no multiprocessador, ou liquidificador (SEM ÁGUA) e triture até virar uma farofinha bem fininha, mas sem virar totalmente pó. Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão, perto das portas, e janelas (sim eles escalam as janelas), atrás da gela¬deira, atrás do fogão, atrás de tuuuuuuuuudo! O que acontece: O rato come essa farofinha, delícia... Nhami nhami... Mas ele não tem como digerir o feijão (cru), por falta de substâncias que digerem feijão cru, causando as¬sim um envenenamento natural por fermentação. RESU¬MINDO: a ratai¬ada morre em até 3 dias. DETALHE IMPORTANTE: Ao contrário dos tra¬dicionais venenos, o rato morre e não contamina animais de estimação e por sua vez morrem por terem comido o rato envenenado. E a quantidade de feijão que ele ingeriu e morreu é insu¬ficiente para matar um cão ou gato, mesmo porque estes gos¬tam de MA¬TAR pra comer... Mas morto eles não comem.
Se tiver crianças pequenas (bebês) ainda em período de engatinhamento, que colocam tudo na boca, não faz mal algum, pois o feijão para o ser hu¬mano, mesmo cru é digerido.
NÃO TEM CONTRA-INDICAÇÃ, O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DE TODOS NÓS AGRADECE, VAMOS PARAR DE UTILIZAR QUÍMICOS A TODO SEGUNDO!

Tânia Maria Nóvoa Pinto

Especial - Trechos da entrevista concedida por Saul Singer, coautor do best-seller.


ESPECIAL ”Nação empreendedora: o milagre econômico de Israel e o que ele nos ensinou”, para David Horovitz, do Jerusalém Post. O livro já foi publicado em chinês, russo, coreano, tcheco, búlgaro, árabe e hebraico e alcançou o topo da lista de best-sellers do New York Times e do Wall Street Jounal: “O propósito do povo judeu, não é sobreviver. O propósito de sobreviver é ter um impacto positivo. Para esta geração embrionária que vive aqui, não se trata apenas de ganhar dinheiro e encontrar uma saída. Ela é motivada por um desejo de contribuir para o país – sionismo do século XXI – e para o mundo. Trata-se da nova forma de pioneirismo. Israel possui mais ímpeto e a vontade de assumir riscos do que outros países. No exterior, quando querem caracterizar o que é único e próprio da inovação israelense, sempre utilizam essas mesmas duas palavras: maturidade e sentido de propósito. E ambos vêm da experiência militar”. A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria vai promover um almoço com Saul Singer segunda-feira (dia 02 de maio), na A Hebraica-SP. Acesse este link para ler o texto na íntegra.

O Hospital Israelita Albert Einstein homenageará hoje (dia 29 de abril), às 18h, o médico e escritor Moacyr Scliar, falecido em fevereiro. Serão relembrados seu trabalho, vida e obra. Haverá o descerramento da placa com o nome dele em uma das salas do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.

Confederação Israelita do Brasil processa Partido Comunista Brasileiro.


Foi publicado no site do Partido Comunista Brasileiro o artigo “Os donos do sistema - o poder oculto: de onde nasce a impunidade de Israel”, de autoria do jornalista Manuel Freytas, que, de acordo com a Confederação Israelita do Brasil (Conib), "utilizando-se de imagens apelativas, fortes distorções da realidade, argumentos conspiratórios e claramente antissemitas, acusa os judeus de controlarem a mídia, os bancos e as corporações transnacionais, além de arsenais nucleares e bancos centrais. O partido, ao veicular o texto, demonstra alto grau de desconhecimento do cenário político-econômico internacional, além de repetir velhos chavões, oriundos da apócrifa obra “Os Protocolos dos Sábios de Sião”, farsa montada pela polícia czarista da Rússia, no século XIX. Dessa forma, incentiva a discriminação e a proliferação da intolerância religiosa, étnica e racial em nosso país, onde tais pregações não têm acolhida”. Com base nas leis brasileiras que tratam de racismo e discriminação, bem como na lei orgânica dos partidos políticos, a entidade entrou com representação na Procuradoria Geral Eleitoral, pedindo a instauração de inquérito para a apuração e punição dos delitos cometidos pelo PCB. “A finalidade da representação é evitar que abusos e inverdades desencadeiem preconceitos contra a comunidade judaica brasileira”, explica a Conib.

Comente, envie a sua opinião!

Acesse o Jornal ALEF nas redes sociais

Indique amigos e familiares para receber a newsletter
do Jornal ALEF de forma totalmente gratuita!
Acesse este link e solicite o envio.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Religião e ética: confrontadas completamentares ou iguais.


“O mais negativo da religião é que tira toda a responsabilidade ética do homem. Qualquer ato do mal pode ser justificado dizendo: se Deus é Todo-Poderoso e não o impediu, significa que o que eu fiz não estava errado. Se Deus quisesse que eu não mentisse ou não roubasse ou não matasse, Ele o teria impedido”. Assim, o grande filósofo da ética, Imanuel Kant, levantou uma das críticas mais fortes a toda religião. Segundo ele, a religião não apenas tira a responsabilidade ética da pessoa diante dela mesma, mas também diante do próximo por ele agredido. Kant insiste em que, quando uma pessoa religiosa já sente alguma culpa ou responsabilidade, ela surge apenas diante de Deus e não diante da pessoa agredida por ele. O perdão é solicitado de Deus e não do agredido. Deus é quem perdoará. Muitas vezes inclusive o perdão é pedido apenas por medo das conseqüências e não por verdadeira responsabilidade ética.

A parashá da semana, escrita pelo menos uns três mil anos antes de Kant nascer, desmonta maravilhosamente essa tese.

O texto começa dizendo “kedoshim tihiu ki Kadosh ani”, “santos sereis, pois santo sou, Eu vosso Deus”. Ou seja, a instância divina não substitui a humana. Não é suficiente que Deus seja santo. Não estamos no mundo apenas para presenciar o que Deus é, ou o que Deus faz. Não é Deus que faz tudo ou cuida de tudo e a quem devemos atribuir tudo passiva e irresponsavelmente. Pelo contrário. A instância divina é um modelo, um exemplo para imitarmos, um ideal para nós atingirmos um desafio constante de aperfeiçoamento Deus é santo e, portanto, nós devemos tentar sê-lo.

O Midrash e depois Maimônides explicaram séculos depois que tudo o que atribuímos a Deus nos compromete e encoraja. Se Ele é bondoso, implica que você deve ser bondoso. Se Ele perdoa, indica que você tem que saber perdoar. Se Ele é sábio, significa que você precisa se esforçar por saber.

Na nossa era o rabino Mordechai Kaplan estabeleceu que Deus é a totalidade dos ideais humanos. Seu Deus é sua idéia da justiça, do amor, da verdade, do bem. Por isso escreveu: “não é tão importante saber o que Deus pede de nós ou pensa de nós e sim o que nós pensamos dele. O que Deus pensa ou pede será sempre uma especulação, pois não podemos conhecer Deus perfeitamente. O que nós pensamos de Deus é o que dizemos com respeito a tudo. O que acreditamos como valioso verdadeiro e bom. O que Deus pensa é mistério. O que nos pensamos dele diz respeito a nos mesmos.

A idéia de Deus não tira responsabilidades. Pelo contrário: as agrega, pois expressa nossas maiores aspirações pessoais e humanas que, colocadas em Deus, nos instam intensamente a alcançá-las.

A parashá segue com uma série de mandamentos éticos práticos que desafiam a consciência. Cada um deles acaba com a assinatura: Ani Ad-nai, ou seja, Eu sou Deus. O comentarista Rashi explicou que essa assinatura indica que Deus se colocar na intimidade da consciência, lá onde só cabe a verdade, e não há espaço para o auto-engano. Segundo a parashá, Deus é a instância que nos leva justamente a assumir as maiores responsabilidades diante do tribunal mais exigente de todos: nossa intimidade, nossa verdade interior.

Shabat shalom,
Rabino Ruben Sternschein

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pessach no Lar da União Crianças apresenta peça teatral para comemorar o Pessach.

Durante o seder de Pessach no Lar da União, que contou com a participação do rabino Sergio Margulies e do chazan André Nudelman, ambos da ARI, foi celebrado os 104 anos da moradora Gertrude Manheimmer.

Infantil do TTH Bar-Ilan apresenta
peça teatral para comemorar o Pessach

Os alunos das turmas de Grupo I, II e III do TTH Bar-Ilan–Unidades Tijuca e Copacabana - apresentaram para seus familiares uma peça teatral contando a história da saída dos judeus do Egito, desde o episódio do Moshé na “tevá” (cesta) descendo pelo Rio Nilo até a libertação e a passagem pelo Mar Vermelho, após as pragas contra os egípcios. Já as crianças do Maternal festejaram a data com brincadeiras descontraídas, nas quais figuras relacionadas aos acontecimentos da história eram as peças dos jogos. No final dos eventos, pais e avós orgulhosos comentaram o desempenho dos pequenos.
Fonte: Jornal Alef

Ari recebe Sêfer Torá

Depois de 40 anos, a Associação Religiosa Israelita (ARI) recebeu um Sêfer Torá doado pela família Klabin. A cerimônia foi conduzida pelos rabinos Sergio Margulies e Dario Bialer, da sinagoga, e pelo rabino israelense Gustavo Surazski.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Especial - de acordo com a Associação dos Israelitas Sobreviventes da Perseguição Nazista

(Sherit Hapleitá-RJ), existem aproximadamente 500 sobreviventes do genocídio no Brasil. Há pouco mais de um ano surgiu a ideia do filme “Pessach – Sobreviventes do Holocausto”. Pessach foi um nome escolhido para relatar a vinda pós-Holocausto dos imigrantes judeus no Brasil e o processo de reconstrução da vida em um país desconhecido. Uma analogia à data celebrada pelos judeus de todo o mundo. Os produtores buscaram sobreviventes residentes no Brasil e organizaram oito histórias ricas em amor e esperança. Mesmo assim, a diretora Denise Sganzerla resolveu “anexar” o livro “Mein Kampf”. escrito por Hitler, ao enredo e incluiu um emocionante diálogo entre o ditador e os sobreviventes. Ela explica: “o filme não deixará esta história ser esquecida, ela será lembrada por gerações, nossos filhos poderão estudar a história destes sobreviventes em suas escolas; instituições criarão debates sobre o ocorrido; enfim, todas essas ações são fundamentais para que o legado deixado por estes sobreviventes continue existindo”. Os sobreviventes relatados no filme são: Aleksander Henryk Laks, do Rio de Janeiro, que ficou preso no gueto de Lodz e teve passagem por campos de concentração; Freddy Glatt, do Rio de Janeiro, que passou uma parte do tempo escondido em um mosteiro na Bélgica; Bernard Kats, de Porto Alegre, escondido por família de protestantes na Holanda; Johannes Melis, de Porto Alegre, sua família escondeu judeus na Holanda; Hertha Spier, de Porto Alegre, com passagem pelo Guetto de Cracóvia, e pelo campo onde estava a empresa de Oscar Schindler; Max W. Shanzer, de Porto Alegre, sobrevivente de guetos e campos de concentração; Pola W. Shanzer, de Porto Alegre, que ficou escondida na Sibéria; Pola Berenstein, do Recife, que sofreu a “marcha da morte” no início da guerra na Romênia. Para saber mais, acesse este link.

Pessach Sameach!!!

É o desejo de Mauro Wainstock e de toda a equipe do Jornal ALEF

Pessach: data que traz a esperança da liberdade. Desejamos que Israel consiga ser um país livre para criar, pensar e crescer. Que não tenha que superar tensões diárias, como terroristas inconsequentes e opositores sanguinários.
Desejamos que a paz chegue através do diálogo, da coerência, do bom senso – e não por meio da morte de vítimas inocentes. Que Pessach inicie uma nova era. Sem a escravidão de ideias e com a liberdade de viver em um mundo de paz e harmonia. Shalom ! Pessach Sameach Vamos fazer acontecer !!!

Devido ao feriado de Pessach, a próxima
atualização do Jornal ALEF Virtual será no dia 27 de abril.

sábado, 16 de abril de 2011

Pessach no TTH Bar-Ilan se aprende fazendo.

Em uma divertida aula de culinária prática, alunos do 1° ano do Ensino Fundamental do TTH Bar-Ilan prepararam deliciosas cocadinhas kasher le Pessach. Sob a supervisão de Daniella C. Romano, nutricionista da escola, misturaram os ingredientes e mostraram que animação é um item que não pode faltar.

Sofia Gilda Wajnsztok-" Fico bastante feliz que artistas internacionais voltaram a se apresentar em Israel; acabou o boicote contra o pais".

Paulinho Rosenbaum – “Em 1988 eu tocava na “Batucada de Tel-Aviv”. O Gilberto Gil fez um show na praia, tinha umas 30 mil pessoas. Antes do fim ele falou assim: "Pessoal da batucada de Tel-Aviv, sobe no palco!" Daí a gente subiu e tocou com ele. Puxei ele de lado e, falando baixinho, agradeci por vir até nós. Gil respondeu no microfone bem alto: "Sou eu que agradeço por estar aqui nesta Terra Santa, me sinto emocionado e honrado por estar em Israel”.

Comente, envie a sua opinião!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O brasileiro Gilberto Gil; aplausos e elogios. O canadense Justin Bieber: muitas emoções.

Ontem (dia 14 de abril), Gilberto Gil foi muito aplaudido no show que realizou no Hechal Hatarbut, em Tel-Aviv. Já o ídolo adolescente Justin Bieber causou “frisson” em sua apresentação no Parque Hayarkon, na mesma cidade, e recebeu até pedido de casamento.

O brasileiro Gilberto Gil: aplausos e elogios

O canadense Justin Bieber: muitas emoções



Comente, envie a sua opinião!
Leia as mais recentes notícias sobre Israel e a comunidade
judaica na página do Jornal ALEF no Twitter: acesse este link.

Diabetes: Israel desenvolve equipamento inovador

A empresa israelense D-Medical desenvolveu uma bombinha "Spring” (“Primavera”), que vai fazer uma grande diferença para a condição física dos pacientes de diabetes e também nas suas contas bancárias. O aparelho é o único no mercado que utiliza o “Intellispring” na administração e monitoramento controlado da insulina. Ele utiliza a energia da mola como a força motriz para a introdução do medicamento, sendo uma forma segura e confiável da terapia com insulina, além de ser mais leve e propiciar economia de energia. O sistema também garante uma maior segurança, incluindo o aviso no mesmo momento de falha ou desconexão, bolhas de ar ou até a mesmo detecção de entupimento parcial.

Comente, envie a sua opinião!

Acesse o Jornal ALEF nas redes sociais

Doença repulsiva capaz de se espalhar como fogo e contagiar pessoas, móveis e paredes.

Acharê Mot


Nas duas últimas semanas a Torá se voltou para as transgressões que levavam à tsaráat, doença repulsiva capaz de se espalhar como fogo e contagiar pessoas, móveis e paredes.
Não à toa, nossos rabinos a compararam com a fofoca. O “yachne” não se dá conta de que o seu prazer contamina ao mesmo tempo a vítima da maledicência, aquele que a escuta e a si mesmo.
Cedo ou tarde, ele será afastado da comunidade para tratar a Síndrome das Más Línguas.
Nesta semana a Torá retorna para o dia seguinte às mortes de Nadav e Avihu. Aarão ficou mudo diante das palavras de consolo de Moisés pela morte trágica deles. Agora Deus pede a Moisés: “Fala para Aarão, teu irmão, não vir o tempo todo à santidade”. Não é porque Aarão ficou mudo que ficou conformado com o que aconteceu a seus filhos.
A leitura da Torá desta semana é muito pesada.
Parece não poupar nada nem ninguém.
O momento de dor de Aarão, quando o coração está alquebrado e aberto, paradoxalmente parece ser o mais propício para se advertir sobre o mal que a língua afiada pode fazer a outras pessoas. São ordenados sacrifícios para Deus e para Azazel.
O cabrito destinado a Deus será morto, sacrificado para expiar pelos pecados do povo; o outro, destinado a Azazel, será solto vivo, em direção ao deserto.
Qual cabrito será sacrificado para Deus e qual será enviado para Azazel é determinado por sorteio, pelo acaso.
Quem tem o melhor destino? Afinal, ao cabrito enviado para Azazel parece ter sido dada uma chance de dar meia volta e retornar vivo; ao primeiro não há alternativa.


Toda nudez será castigada? A chance de ir em direção ao inferno – e voltar


Aparentemente a Torá muda repentinamente de tema: “Nenhum de vocês chegará ao seu próximo... para descobrir a sua nudez”.
Numa leitura literal, são expostos os princípios do que Freud chamou, no século 20, de Tabu do Incesto. “Não sigam as práticas do Egito nem as de Canaã”, diz Deus a Moisés.
Em uma conta de chegar, resta somente o deserto – o mesmo deserto onde foi solto o cabrito em direção a Azazel.
Lemos uma sequência de ordens divinas para não nos aproximarmos do outro a fim de expor a sua nudez.
Proponho que esta dura passagem da Torá trata do mesmo tema das duas parashiot anteriores: lashon hará. O pecado não está na nudez, mas em quem expõe a nudez alheia e tem prazer em sangrar a vida alheia, prática esta altamente contagiosa.
A mesma parashá nos diz: “Ninguém de vocês comerá sangue... porque a alma de toda criatura está conectada ao sangue”.
Expor a vida privada de outras pessoas – que na maioria das vezes é mentir, é expor o que se supõe ser esta vida particular – é como lhe tirar o sangue e lhe ferir a alma.
Ninguém está isento de cometer o pecado da fofoca.
Mesmo sem intenção, pode acontecer de sermos o cabrito sorteado para ir ao deserto, em direção a Azazel.
Mas temos a chance de escolher se seguiremos adiante e faremos o inferno da vida alheia e da nossa própria, ou se daremos meia volta, cuidaremos de nossas vidas e não da vida dos outros.
Lemos após a Amidá este trecho do tratado Brachot: “Meu Deus, impeça a minha língua de falar o mal... e que minha alma esteja calma diante dos que falam mal de mim”.

Shabat shalom, de Jerusalém
Uri Lam

O Senhor é Contigo

Um poderoso rei condenou um humilde súdito á morte. O homem, preste a ser executado, propôs e teve a concordância do rei, permiti-lo ensina o cavalo real voar. Caso não conseguisse, no prazo de um ano, então sua sentencia seria cumprida. "não é inevitável" ele respondeu, as chances são quatro, e um ao meu favor. Dentro de um ano
1- O rei pode morrer
2- Eu posso morrer
3- O cavalo pode morrer
4- Eu posso ensinar o cavalo A voar.
Não esmorecia nunca.
Com fé e determinação,
O que parecia impossível mesmo que tudo indique o contrário,
E Creia: O seu cavalo pode voar.
Por mais que busquemos soluções, elas parecem não existir
O primeiro impulso nos convida a desistir,
Mas é preciso que jamais esqueçamos que
Para o nosso amado e eterno todas as coisas são possíveis.

E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o senhor é contigo. 2- Samuel 7-3

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Educação vem de casa


A educação papel de destaque dentro do judaísmo.
Entre as diversas possibilidades tem um de ensino, aquela que se destaca é a dos pais. Segundo a nossa tradição, os filhos têm a obrigação de educar os próprios filhos.
Muitas vezes, eles pagam uma boa escola e acreditam que estão cumprindo sua parte.
Porém, a realidade é outra. A escola tem um papel fundamental na transmissão de conteúdo. Aprender sobre hipotenusas, termodinâmica capitanias hereditárias ou análise morfológica é importante, mas não substitui aquilo que só uma mãe ou um pai podem ensinar.
O mesmo acontece em relação á educação judaica. Muitos pais se lamentam pelos filhos abandonarem as raízes do nosso povo.
Quando eu pergunto a eles: o que fez para isso não acontecesse? A resposta é:  coloquei minha filha em um colégio judaico ou dei ao meu filho um bom professor de Bar-mitsvá. Mas a pergunta continua sem resposta: e o que você tem feito?
Se o judaísmo é um valor importante para os pais, eles precisam dizer isto aos seus filhos.
Quando ouvimos a palavra “comunicação”, imediatamente pensamos em telefone, internet. Por que será que não pensamos em pais e filhós sentados na sala de casa conversando? Infelizmente, esses momentos de reunião familiar são cada vez mais raros.
Se as conversas são atípicas, os temas existências são mais escassos ainda. Pouco tempo se tem para fala dos assuntos práticos do dia-dia, e tempo nenhum sobra para as questões da alma.
A criança, quando pequena, não para de perguntar: “onde vive  D-us? Ou para onde as pessoas vão quando elas morrem?” Depois que as crianças crescem um pouco, as perguntas deixam de ser feitas. E por quê? Não, as pessoas cansam de perguntar e não ouvir respostas ou escutar respostas apressadas e superficiais. E, se deixamos de responder, deixamos de perguntar.
Estamos próximos á Pessach ( páscoa ) a festa das perguntas e das respostas. O mandamento importante desta festa é o presente de D-us, conversar com os filhos: “Vhigadtá Libinchá”. Não importa o tipo do filho, se sábios ou se ingênuo.
Existe uma maneira de se abordar as diferentes questões.
Pais não precisam saber tudo, mas precisam esta disposta a conversar sobre tudo.
A resposta não é mais importante do que a conversa em si. E o aprendizado se dá nos dois sentidos.
Pais têm muito a prender, vamos dar atenção as perguntas que são feitas. Que o diálogo seja parte do cenário das nossas casas e que nossas atitudes reforcem aquilo que nossas palavras indicam.

Fonte: C I P  Congregação Israelita Paulista

Gilberto gil e Justin Bieber aproveitou e fez turismo em Israel

vão se apresentar amanhã em Tel-Aviv
Gilberto Gil vai levar seu projeto “Concerto de Cordas” para o Hechal Hatarbut, em Tel-Aviv. Com seu filho e guitarrista Bem Gil e o violoncelista Jaques Morelenbaum, ele vai tocar versões acústicas de seus maiores sucessos. Já o cantor “teen” Justin Bieber vai se apresentar no Parque Hayarkon, também em Tel-Aviv, local que pode receber até 60 mil pessoas e que já foi usado anteriormente por outras estrelas internacionais, como Elton John e Madonna. O artista aproveitou os momentos de folga para conhecer o país, mas ficou incomodado com o assédio dos “paparazzi”: "Você não acha que os paparazzi deveriam ter algum respeito nos lugares santos? Tudo o que eu queria era a chance de poder caminhar tranquilo por onde Jesus esteve. Eles deveriam ter vergonha de si. Tirar fotos minhas comendo tudo bem, mas não em um lugar de oração, isto é ridículo", desabafou ele.
Bem Gil, Gilberto Gil e Jaques Morelenbaum vão apresentar
em Israel o mesmo show que é sucesso na Europa
O cantor “teen” Justin Bieber: aproveitou a folga
para visitar praias e pontos turísticos de Israel:
"Estou animado para subir no palco e me apresentar"

terça-feira, 12 de abril de 2011

A porta dos céus ( a visão que jacob teve no sonho)



Gêneses 28-18 Então se levantou  Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a põs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
E chamou o nome daquele lugar Betel: o nome  porém daquela cidade dantes era luz.
E Jacó voto  um voto dizendo: Se Elohim for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir,
E eu em paz tornar á casa de meu pai, o senhor será o meu Elohim;
E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Elohim; e de tudo quanto me deres certamente te darei o dizimo.

10- E saiu – O Midrash objeta que as palavras “E Jacob saiu de Beer-Shéba” parecem supérfluas, já que Jacob se encontrava até então em Beer-Shéba. Bastava dizer  “Jacob foi a Haran.” E explica: Quando o Tsadic (homem justo) sai da cidade, com ele saem o brilho, a glória e o ornamento desta; por isso foi necessário dizer; “é saiu Jacob de Beer-Shéba,” Jacob viu se obrigado a abandonar seu pais e se exilar. Todas as suas penas horas causadas pelo aborrecimento com o irmão dele. Isso também acontece hoje entre os homens civilizados que perseguem seus irmãos em humanidade e seus semelhantes diante de Elohim, em lugar de conviver em harmonia e compreensão com todos os membros da sociedade humana, gozando dos mesmos direitos em justiça e igualdade.

11-e as pôs á sua cabeceira – conta o Midrash que houve uma verdadeira disputa entre as pedras, já que cada uma queria que a cabeça de Jacob repousasse sobre ela. Está é uma verdadeira lição para aqueles indivíduos e povos que, afogando todo sentimento humano, fecham suas portas diante dos sofrimentos dos seus semelhantes, quando fogem das perseguições. Esses deveriam tomar o exemplo das pedras do deserto pelo qual passou Jacob, as quais foram mais  hospitaleiras, mais sensíveis e mais humanas do que muitos homens.

 12- E sonhou – o Sábio Malbim (1809-1879) é de opinião que, através deste sonho, Elohim quis revelar a Jacob o nível moral-ético que todo homem é capaz de alcançar, se aspirar ao aperfeiçoamento. Cada ser humano, diz ele, encontra-se na situação de uma escada posta na terra, isso é, o corpo, a parte física do homem está na terra e depende das coisas terrestres e materiais, mas com a sua alma e seu espírito, partículas essas que Elohim lhe concedeu, ele é capaz de alcançar as coisas mais elevadas, mais sublimes. Isto depende das suas ações, do seu aperfeiçoamento espiritual, dos sonhos (aspirações ) que ele sonha. Para muitos entre nós, esta interpretação será profunda demais, metafísica demais O Midrash- essa grandiosa obra popular cujos compiladores se ocuparam mais o sentimento e a emoção de nosso povo, ao contrário da halachá, que apela principalmente ao raciocínio, á lógica-define o sonho de Jacob da seguinte maneira; através deste sonho extraordinário. Elohim pretendeu desvendar a Jacob não tanto o seu destino individual, mas, sim, principalmente, o destino e o futuro dos seus descendentes. A escada é o tempo, os anjos que sobem e descem são os protetores celestiais dos grandes impérios que surgiram na arena histórica – Egito, Assíria, Média, Babilônia, Pérsia, Grécia, Roma. Por todos eles Israel passará e sofrerá. Elohim mostrou-lhe a evolução e a decadência cultural  dessas poderosas potência. Mas quando Jacob notou que o protetor de Edom, que simboliza na nossa concepção a idolatria, a negação radical do monoteísmo e os conceitos do mesmo, se elevava e não descia, assustou-se e perguntou: será que o ateísmo e sua ideologia devastadora nunca cairão e os meus filhos oprimidos e perseguidos não terão forças suficientes para resistir e para se libertar dessas idéias nefastas? Vendo a sua aflição, Elohim consola-o com a promessa: “Não te sustes, meu servo Jacob. Mesmo se Edom se levantar até o céu. Eu o farei cair. Eu libertarei os teus filhos de todas as opressões físicas e psíquicas, pois mesmo quando Israel estiver dispenso entre povos inimigos, eu não o desprezarei, e nunca anularei a minha aliança com ele. Pois sabe, meu querido Jacob: uma geração aparece, outra desaparece, mas Haárets, que és tu, Israel, perdurará eternamente”

17- esta é a porta dos céus- a visão que Jacob teve no sonho, era a revelação de tudo o que devia ocorrer  le e sua posteridade. A escada representava simbolicamente a escada da história: povos, reinados, impérios que subiam cada um até certo grau de grandeza, e desciam na sua decadência. Essa escada simboliza também a escada social. Todos os homens de virtude, qualquer que seja sua nação, sua raça e seu culto, têm o direito de nela subir. Todos podem se aproximar da luz Divina. No entanto, são poucos os que alcançam o cume da escada, pois é lá que as forças se apagam. A cultura do espírito, a virtude e a oração são a forças mágicas que nos aproximam de Elohim.

18- pôs como monumento - Essa pedra que Jacob levantou em forma de monumento, derramando também azeite sobre ela, serviu para marcar o lugar, a fim de criar ali um santuário. Segundo nossos sábios, esse lugar é o mesmo monte Moriá, onde outrora Abrahão iria sacrificar seu filho, e onde mais tarde, seriam construídos os templos de Jerusalém.

22- Será casa de Elohim –Através de quatro altares que aparecem no Gênese- podemos notar quatro critérios de religião:

 O altar de Caim, a religiosidade dos hipócritas de todos os tempos.

O altar de Noé é o altar da religião da tristeza, dos que procuram refúgio em algo sobrenatural nos momentos de aflição.

 o altar de Abrahão é o altar daqueles que se prontificam a sacrificar a Elohim aquilo que lhe é mais caro. Por fim.

O altar de Jacob é o altar da introspecção da revelação Divina. Jacob, cuja vida e amargas experiências se tornam o reflexo fiel do destino dos seus descendentes, este Jacob lega-nos a religiosidade da convicção, ele nos deixa por testamento um Elohim da moralidade.

Elohim cobra de Jacob o voto que ele fez em Betel

Eu sou o Elohim  de Bet-el, onde me erigiste ali um monumento, onde me fizeste uma promessa, onde me tens votado o voto; levanta-te agora, sai-te desta terra , e torna-te á terra da tua parentela. Gêneses 31-13

Quando a Elohim fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolo: o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues. Eclesiastes 5-4-5

Fonte: Torá  A Lei de Moisés

Livraria Sefer




domingo, 10 de abril de 2011

Xuxa vai lançar DVD infantil com musicas " HAVA NAGUILA"

Em setembro, a apresentadora Xuxa vai lançar um DVD infantil com o tema “Sustentabilidade” em que vai apresentar músicas tradicionais de vários países que são cantadas há muitas gerações por toda a família. Haverá canções de Israel (“Hava Naguila”), do Brasil, da França, Itália, Portugal, Japão, África do Sul, Jamaica, Angola e México. A gravação da música israelense ocorreu no estúdio de Ary Sperling, com a participação de Diana Vaisman, Natalie Gelbvaks, Victor Dreicer Balassiano, Carolina, Leonardo e Tânia Mizrahi Viamonte; Aline, Daniel, Betty e Mauro Wainstock.

sábado, 9 de abril de 2011

Judaismo e conhecimento


Metsorá

Nesta semana, a leitura da Torá descreve leis relativas à tzaraat, erupção na pele. Conforme essas leis, o Cohen (sacerdote) tem o poder de examinar, diagnosticar e tratar erupções que venham a surgir no corpo de algum israelita. A doença é considerada pela Torá curável e coloca o doente em estado de impureza temporária. Por isto, os sacerdotes, que são responsáveis por distinguir entre pureza e impureza e tratar as impurezas, são responsáveis por essas erupções.

O Midrásh interpreta a repetição das palavras “este é o ritual” no contexto de purificação de pessoas afetadas pelas erupções. Segundo a interpretação, essa repetição vem nos ensinar que o sacerdote precisa conhecer todos os tipos de erupção para que possa tratar de algum deles. Apenas o sacerdote que fosse especializado em tzaraat poderia cuidar da doença.

Segundo meu professor, o rabino Michael Graetz, existe uma semelhança fascinante entre as leis de purificação sacerdotais e a medicina moderna. Apenas poderá especializar-se aquele Cohen ou aquele médico que conhece o assunto de maneira geral. O sacerdote precisa estar familiarizado com todos os tipos de erupção ou, no caso dos nossos médicos, precisam conhecer todas as espécies de doenças antes de começar a examinar um paciente sobre um caso específico. A regra geral parece ser a seguinte: só aquele que tem conhecimento geral em determinada área adquire clareza e sabedoria suficientes para identificar e tratar casos específicos.

Esta mesma regra foi adotada para todas as áreas do saber. Aquele que pretende conhecer uma área específica do Direito, por exemplo, como o Direito do Consumidor, aprende primeiro Direito Romano (no qual se baseia o Direito Brasileiro), aprende Penal e Civil, várias matérias introdutórias como Sociologia e Psicologia, para só então estudar uma área mais específica.

No Judaísmo não é diferente. Só aquele que conhece todas as áreas do conhecimento judaico pode especializar-se em alguma delas. Um boa noção de Torá, Midrásh, Talmud e Halachá é essencial para entender qualquer assunto judaico. Além disto, para compreender o Judaísmo, é importante estudar o mundo pagão do qual a nossa religião surgiu e ainda verificar as religiões que se desenvolveram com base na religião judaica - o Cristianismo e o Islamismo. Filosofias orientais como o Budismo e o Hinduísmo também influenciaram e foram influenciadas pela religião judaica em áreas como a Cabalá.

Embora vivamos hoje num mundo em que o acesso ao conhecimento superficial tornou-se fácil, as diretrizes do saber precisam permanecer aquelas já previstas na Torá. Todo aquele que pretende tratar com propriedade sobre um assunto específico, precisa estudar os demais assuntos dentro da mesma área do conhecimento. Tornou-se difícil identificar um livro, um site da Internet ou um artigo confiáveis. A pergunta que precisamos nos fazer é se a pessoa responsável pela publicação daquele material tem apenas um limitado conhecimento específico ou é também um bom “clínico geral”.

Shabat Shalom!
Michel Schlesinger
Indique para um amigo!  Todos os Sábados as 9:00 horas Estudo da Torá  Na  Bei Israelita na Fl-20  Qd-08  Lt-19 Nova- Marabá   Pará - Brasil

Comunidade judaica presta solidariedade ás vitimas do atentado na Escola Municipal Tasso da Silveira

Mensagem enviada por Sarita Schaffel, presidente da Federação Israelita-RJ (FIERJ), para Claudia Costin, secretária municipal de Educação-RJ: “A FIERJ se solidariza com as famílias das vítimas do atentado na Escola Municipal Tasso da Silveira, com a equipe pedagógica do referido educandário e com as autoridades educacionais de nosso município. Temos fé e confiança de que a rotina de nossas escolas será retomada e que a nossa cidade voltará a viver um clima de paz. Shalom”. Resposta imediata da secretária: “Muito obrigada pela solidariedade! Estamos todos muito tristes e perplexos com esta tragédia. Que estas famílias e nossos educadores possam encontrar algum consolo nas suas palavras que refletem as de nossa comunidade”.
Mensagem enviada por Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico-Latino Americano, ao Jornal ALEF, da comunidade judaica: “Sob o forte impacto pela notícia da morte de jovens inocentes causada por um outro jovem que adentrou em uma escola atirando contra as vítimas, e não satisfeito com o estrago, ainda recarregou sua arma e desferiu novos tiros, que redijo essas linhas. Este individuo não manchou apenas as suas mãos com sangue, mas também toda uma nação, tida como pacífica e tolerante. Esse ato é terrorista. Palavra e conceito esse, que nos pareciam muito distantes, algo pertinente a grandes centros no exterior, como EUA, Londres, e ao cotidiano israelense, onde há pouco tempo ocorreu com uma chacina, em que ceifaram as vidas de um casal e três de seus filhos. A realidade existe e está ao nosso lado, as vítimas podem ser nossos vizinhos, assim como os terroristas também. Uma carta encontrada com o assassino faz referências a religião, mas que fé é essa que incita ao ódio e à morte, que leva inocentes, que condena e executa pelas próprias mãos do homem? Não, essa crença eu desconheço! Seja ela cristã, judaica, islâmica. Deus nos deu a vida, e nos ensinou a amar, e não a matar. Desconhecemos as razões que o levaram a cometer tal barbárie, mas constatamos hoje que o terror não é algo exclusivo e direcionado a um povo, uma classe social, uma fé. Solidarizo-me com as famílias dessas crianças que poderiam ser grandes brasileiros, com aqueles que permanecem hospitalizados, desejando a eles um pronto restabelecimento, e com toda a nação brasileira, que segue enlutada por esse triste e lamentável episódio, esperando que algo assim, nunca mais se repita, seja em Realengo, Mumbai, Jerusalém, Nova York, onde for”.

Aconteceu na CJB o bar-mitzvá de Alan Bermanzon.

A emocionante cerimônia foi seguida por festança no Sheraton (Barra da Tijuca) com a participação especial de Sergio Malandro.
Pró-Art/Ricardo Nigri (Marimbondo)
Alan com seu irmão Mark e seus pais, Selma e Marcio
O bar-mitvando com familiares
Alan e seus amigos com o apresentador Sergio Malandro
 

 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Anjos ou Demônios?


Um assunto que muitos pastores têm medo de falar, muitos deixa de ensinar por medo das criticas, e chegar a falta o mantimento da casa do senhor, os celeiros foram assolados, os armazéns derribados porque secou o trigo, e quando alguém fala, sempre tem um que diz: La vem o golpe.
Joel 1-1 Palavra do senhor, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.
Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos, e os filhos destes á outra geração.
O que ficou a da lagarta, comeu o gafanhoto, e o que ficou do gafanhoto comeu a locusta, e o que ficou da locusta comeu o pulgão.
Despertai ébrios, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca.
Porque uma nação subiu sobre a minha terra, poderosa e sem número: os seus dentes são dentes de leão, e têm  queixadas  de um leão velho.
Gêneses- 28-22  Jacob fez um dizendo: E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Elohim; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dizimo. E o senhor honrou abençoando com esposa filhos e muitos bens

Tem que ter fé

Gêneses-30-41 a 43 E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas  diante dos olhos do rebanho nos canos, para  que concebessem diante das varas.
E cresceu o varão em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e  servas, servos, camelos e jumentos. Mas Jacó saiu sem nada, como ele conseguiu?  Prosperar  tanto? Será que ele foi fiel?
No livre Gênese 28-20 Jacob fez um voto: Se Elohim for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir; Jacob fez quatro pedidos e o senhor cumpriu-os

Jacó Trabalhava e não esperou cair do céu.

Gêneses 29-20 Assim Trabalhou  Jacó sete anos por Raquel, pelo muito que amava, para pagar o dote a seu sogro.
Gêneses 14-18-20  E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho., no versículo 20 E bendito seja o Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dizimo de tudo. Não espere que o homem venha lhe enriquecer  pois Abrão não aceitou nem uma correia dum sapato, não tomarei cousa alguma de tudo o que é teu Gêneses 14-23  Nunca faça voto para  outros pagar, ou pagar com dinheiro emprestado.

Muitos murmuram contra o Eterno por não conseguir o seu alvo

Quantas vezes você saiu com dinheiro para fazer compras, e acha que perdeu o dinheiro, ou que alguém enganou você, afinal não deu para compra nada. Nem para  pagar as contas. Só perdas e doenças, mas cadê o dinheiro tão suado?
Ageu 1- 1-2  Assim fala o senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: não veio ainda tempo, o tempo em que a casa do senhor deve ser edificada.Ora pois, assim diz o senhor; aplicai os vossos corações aos vossos caminhos. Semeia muito, e recolhe pouco, come, mas não fartais, bebeis, mas não saciais, vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe salário num saco furado
Malaquias 3-7 e 8  Desde os dias de vossos pais vos  desviaste dos meus estatutos, e não os quadrastes: Tornai-vos para mim, e eu tornarei para vós, diz o senhor dos Exércitos; mas vós dizeis; em que havemos de tornar?
Roubará  o homem ao Eterno? Toda via vós me roubais, e dizeis: em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
Com maldição sois maldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação.

A promessa de Elohim para os fieis
.
 Gn- 3-10 Trazei  todos os dízimos a casa do tesouro, para que aja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o senhor dos Exércitos,se não vos abrir a janela dos , e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastantanca.
Gn 3-11  Por causa de vos repreenderei o devorado, o fruto da terra, e não será estéril, diz o senhor dos Exércitos.

E voltando a pergunta, os devoradores são anjos ou demônios?

Você já descobriu?

O livro de Marcos 16-17 Jesus disse que em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. Aqui fala de demônios que você pode repreender, mas o senhor Elohim fala no salmo 91-11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito.
Lucas 10-19  Jesus aqui da poder aos seus discípulos. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo,
Qual o principio  Básico para uma pessoa ter uma vida abundante?
Isaias 1-17 Aprendei a  fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai os oprimidos: fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas
 Plantar Regar e colher
Provérbios 28-13 O que  encobre as suas transgressões, nunca prosperará
Não pagar imposto Romanos 13-7 Portanto daí a  cada um  o que deveis: a quem tributo, tributo: a quem imposto, imposto: a quem temor, temor: a quem honra, honra.
Muitos tem  vendido a sua honrar, por falta de pagamentos das dividas do passado,  salmos 14-3 desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não quem faça o bem
Viver do passado.

O prazer  do senhor prosperará na sua mão Isaias 53-10

Provérbios 13-4 O preguiçoso nunca tem nada, o pensamento negativo nada da certo, e sempre diz que não vai dar certo.
Muitos têm murmurado, e tem dito palavras agressivas para o Eterno, vós dizeis: Inútil é servir a Elohim: que proveito termos em andar de luto diante do senhor dos Exércitos? Malaquias-3-13 e 14
 Joel 1-10 O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o óleo falta. Hoje podemos ver varias plantações destruídas pelas chuvas, e por muitas águas. sem conta com as pragas.
Você já tentou repreender os devoradores? Eu já vi  irmã orando pra  expulsar, e ainda deu o formato dele, que era uma mula sem cabeça, que engolia tudo que chegava nas casas, dos que não eram dizimistas.
Mas você já descobriu quem sãos  os devoradores? Eu já dei varias sinal de quem estou falando, quem pode espulsar demônios?  Jesus disse que deu poder aos seus discípulos pra fazer. Mais anjos só têm um que pode dar ordem. Vamos ver quem é o senhor dos Exércitos?

O Eterno vai Devolver tudo o que você perdeu.

Joel 2-25 e 26  E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo Cortador, migrado, Destruidor e Devorador , o meu grande exército que enviei contra vós.
E comereis abundantemente e ficareis satisfeitos, e louvará
o nome do senhor vosso Elohim, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo não será envergonhado. O Eterno não precisa de demônios para fazer o seu serviço, ele tem os anjos de justiça, que quando chega não pede informação nem que saber de nada só vem fazer o vontade  do Eterno.

Beit Israelita  Fl-20 Qd-08 Lt-19 Nova-  Marabá   Marabá- Pará

Brasil
Reuniões todos os sábados as 9;00 hrs manhã
Celular ( 94)  81121953  www. Israelroshcavalcante.blogspot.com
Venha-nos visitar você. Você e sua família para estudo da Torah.
Que o Eterno te abençoe.









domingo, 3 de abril de 2011

“Convenção Anual do Congresso
Judaico Latino-Americano” reúne
lideranças de vários países
Com a participação de mais de 60 líderes de vários países da América Latina, EUA, Europa e Israel, foi realizada em São Paulo a “Convenção Anual do Congresso Judaico Latino-Americano” (CJL). O encontro, que contou com a presença de Ronald Lauder, presidente do Congresso Judaico Mundial, debateu temas como o antissemitismo, a onda de protestos no mundo árabe e o ensino do Holocausto, além de possibilitar o intercâmbio de experiências entre os participantes, muitos dos quais membros do “Programa de Novas Gerações” da entidade. “O CJL tem entre suas prioridades a formação de novas lideranças, e para isso, nós os respeitamos e eles sabem que têm voz ativa no Congresso”, destacou Jack Terpins, presidente do CJL. O evento teve ampla repercussão na mídia, merecendo destaque, inclusive, no “Jornal Nacional”, da Rede Globo (para assistir, acesse este link).
Fotos: Claudia Mifano

Ronald Lauder, Jack Terpins, Gilberto Kassab, Alfredo Cotait

Floriano Pesaro, Geraldo Alckmin e Jack Terpins

Participantes do “Programa de Novas Gerações”

”Pais e alunos do TTH Bar-Ilan plantam juntos a “Árvore do respeito”



Em solenidade cívica intitulada “Semeando o respeito”, realizada na sexta-feira (dia 01 de abril), pais e alunos do TTH Bar-Ilan dedicaram o início da manhã a cultivar um valor tão banalizado hoje em dia: o respeito ao próximo, ao meio ambiente e à vida. Na cerimônia, que é parte do “Projeto Mitzvot” (preceitos), em que um valor ou sentimento diferente será trabalhado a cada mês do ano letivo, pais de alunos plantaram simbolicamente a “Árvore do respeito” e acrescentaram valores como bondade, colaboração, solidariedade, amor, limites e educação, ingredientes necessários para a construção de um mundo melhor.

A diretora-geral Tania Regina Fuks faz a abertura da cerimônia


Valores plantados junto à “Árvore do respeito”

sábado, 2 de abril de 2011

Pesquisadores Israelenses

  Estão desenvolvendo um material que combate as bactérias responsáveis pela deterioração dos alimentos. O trabalho é coordenado pela professora Nina Perkas, da Universidade Bar-Ilan. O material é revestido com nanopartículas de prata, que são poderosos agentes anti-bacterianos. Elas são depositadas sobre a superfície do papel por meio de ultrassom ou de ondas sonoras de alta frequência. Em três horas, as bactérias causadoras da intoxicação alimentar são eliminadas. Isso sugere a potencial aplicação desse material em embalagens de alimentos. A prata já encontra ampla utilização no combate às bactérias, como em pomadas medicinais.

Documentário "Marcha da vida" escreia em abril


O documentário “Marcha da Vida” vai estrear no dia 29 de abril, no mesmo final de semana do “Yom Hashoá – Dia do Holocausto”. A obra mostra a experiência de jovens de diversas partes do mundo ao conhecerem campos de concentração nazistas durante a II Guerra Mundial. Eles são acompanhados por sobreviventes do Holocausto, que narram seus momentos de angústia e terror vividos naqueles locais. Filmado no Brasil, Alemanha, Polônia, Israel e EUA, o filme acompanha alguns participantes desta marcha, em uma jornada emocionante, desde a sua terra natal (São Paulo, Los Angeles e Berlim) até a chegada a Auschwitz e Birkenau, onde os sobreviventes entram em contato com o seu passado. A última parada desta viagem é Jerusalém, para a comemoração dos 60 anos do Estado de Israel. O documentário foi baseado em uma ideia de Márcio Pitliuk, autor do livro “Marcha da Vida”. Informações: site.