SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

domingo, 11 de março de 2012

Brit Milá na Amazônia


Não é todo dia que duas pessoas decidem fazer Brit Milá na Amazônia. Mas no final de fevereiro isto de fato ocorreu. Isaac Portela, com 41 anos e Saatchel Benesby, de 16, viajaram de Porto Velho a Manaus a fim de serem circuncidados pelo famoso Mohel da Argentina, David Katche.

Tudo começou através de uma visita realizada pelo sheliach (emissário) de Manaus, rabino Arieh Raichman, à vizinha cidade amazônica de Porto Velho, há um ano: "Quando cheguei em Porto Velho e visitei a comunidade local, eles estavam todos muito animados para me conhecer. Alguns choraram de emoção, enquanto outros estavam em êxtase por ser o primeiro rabino a visitá-los. Ao encontrar Isaac, ele me disse que queria ser circuncidado: ‘Se surgir a oportunidade de fazer o Brit, me chame e eu vou estar lá no mesmo dia.’ Durante essa visita, também conheci Saatchel e sua família. No entanto, ao falar sobre a possibilidade de ter um Brit Milá, a possibilidade não o empolgou muito. Não era o momento certo…”

Há poucos dias, Manaus teve a oportunidade de receber o famoso David Katche, Mohel especialista em adultos, já tendo realizado mais de 11 mil circuncisões em toda a América do Sul. Há apenas quatro meses ele realizou seis Britot em adultos em S. Paulo. O evento foi organizado pelo rabino Noach Gansburg, diretor do Centro Novo Horizonte. Dois participantes deste evento incrível eram de Manaus. No entanto, desta vez o Mohel veio a Manaus dando oportunidade a todos os judeus que ainda não tinham o Brit Milá, de realizá-lo. Para isto viajou 16 horas no total da rota Buenos Aires-Manaus-Buenos Aires, tendo permanecido em solo amazônico por um dia e meio.

Saatchel recentemento participou de um Shabaton em S. Paulo, organizado pelo Neor Keren Menachem e voltou para casa animado sobre Judaísmo. Desta vez, quando perguntado sobre fazer o Brit Milá, ele respondeu positivamente. Dentro de um dia, um voo para Manaus foi organizado e ele, acompanhado por sua mãe foram direto ao hospital recebendo o nome de Moshe Chaim em seu brit milá. Sua mãe comentou: "É uma obrigação de todo homem judeu. Eu estou muito feliz por meu filho. Quando ele nasceu fui buscar médicos em Porto Velho para fazer sua circuncisão, mas ninguém quis vir. Agora ele concretizava este desejo, não só isto como através de um mohel!” Katche ficou muito impressionado com a extrema limpeza e organização do hospital. O próprio administrador do local, mesmo não sendo judeu, simpatizava muito com a ideia de poder ajudar o povo judeu a realizar esta cerimônia, cedendo uma sala cirúrgica e assistência médica gratuitamente.

Tudo estava pronto e a circuncisão estava para ter início quando fui chamado por Saatchel. Estava nervoso e indeciso. Em lágrimas desabafou que não seria capaz de ir adiante. O Yetser Hara, o mal instinto, sabendo da grandeza de uma mitsvá faz todo o possível para atrapalhar e impedir sua realização, criando dúvidas na mente da pessoa. Conforme é conhecido, o mohel, costuma ficar a noite inteira acordado estudando certas partes do Zohar justamente a fim de proteger a criança contra o Yetser Hará. Falei com o jovem tentando acalmá-lo por cerca de 15 minutos ao lado do medico que fez o mesmo. A mãe permanece sozinha com ele por 20 minutos. Todos aguardando. De repente Saatchel abre a porta e num só folego fala: "Vamos fazer agora, antes que eu mude de ideia!." O procedimento é realizado e durante o mesmo Saatchel permanece completamente relaxado.

Isaac Portelo tornou-se líder da comunidade judaica em Porto Velho recentemente, após dois de seus últimos líderes terem feito aliyah. Ele assumiu a responsabilidade pela comunidade composta por menos de 15 judeus. Isaac determinado a realizar seu Brit cancelou todas as reuniões e programou sua viagem para Manaus. Mesmo tendo perdido seu voo, ele fez todo o possível para chegar no dia seguinte. Recebeu o nome de Isaac Yoel, e celebrou seu Bar Mitsvá dias depois, em um Shabat. Na Seudat Mitsvá, fez um L'Chaim e disse: "Agora eu sinto que um grande fardo foi tirado das minhas costas. Um verdadeiro alívio. Sempre senti que algo estava faltando... "

Hoje há mais 20 pessoas em Manaus que precisam ser circuncidados, compreendendo uma faixa que vai dos 6 meses aos 72 anos de idade. Os motivos pelos quais ainda não realizaram seu brit milá são: seus pais desconhecem a mitsvá (é bom lembrar que estamos falando da Amazônia); não tinham como conseguir um Mohel e, embora nascidos de mães judias, os filhos seguiam a religião não judaica dos pais.
ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto
ComentárioComentário

O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.

Nenhum comentário:

Postar um comentário