SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

domingo, 11 de março de 2012

Kipá o Tempo Todo

Por Menachem Posner

Pergunta:


Tenho uma dúvida sobre a kipá. Como judeu que está aprendendo sobre observância, e aos poucos incorporando ela à minha vida, ainda tenho um longo caminho a percorrer. Estava me perguntando: quando é a hora “apropriada” para usar uma kipá o tempo todo? Como ainda não sou totalmente casher, observante do Shabat, etc., sinto que pareceria hipócrita usar kipá o tempo todo – especialmente quando estou ainda ativo no Shabat, ou quando vou com minha família comer num restaurante não-casher. Por favor, me aconselhe.

Resposta:
Vou repassar um conselho dado por Rabi Moses Feinstein (famosa autoridade haláchica, 1895-1986) a uma pergunta semelhante.

Perguntaram a ele se pessoas que frequentam danças mistas deveriam ser aconselhadas a retirar a kipá antes, para que ninguém pensasse que tais danças eram sancionadas pela presença de pessoas com “aparência religiosa”.

Em resumo, a resposta dele foi que dois erros não fazem um acerto. O fato de alguém transgredir um mandamento não é motivo para desconsiderar outro, não relacionado.

Em última análise, a esperança é que usar a kipá sirva como encorajamento e um gentil lembrete para progredir naquelas áreas que precisam melhorar. Afinal, é disso que trata a kipá: um lembrete constante de que há um Olho que assiste tudo que fazemos.

As mitsvot podem ser comparadas a dinheiro. Ao encontrar uma nota de cem reais na calçada, nenhuma pessoa sã diria: “Sou pobre mesmo e tenho tantas dívidas; de que adianta pegar o dinheiro?” Portanto, então, quando tiver a oportunidade de cumprir uma mitsvá, agarramos a oportunidade – independentemente do fato de que pode haver outras áreas nas quais estamos deficientes no momento.
ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto
ComentárioComentário



Por Menachem Posner
Rabino Menachem Posner é membro do "Pergunte ao Rabino" do Chabad.org

O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.

Nenhum comentário:

Postar um comentário