SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

domingo, 25 de março de 2012

A Grandeza da Humildade Por Aryeh Citron


Quando D'us chamou Moshê para entrar no Santuário pela primeira vez, o versículo declara:1 Vayicrá el Moshe, “E D'us chamou Moshê.” A palavra Vayicrá está escrita com um pequeno alef, e o Baal HaTurim, em seu comentário sobre este versículo, diz que Moshê escreveu o alef menor que as outras letras, por humildade. Embora Moshê fosse destacado entre todos os judeus e escolhido para comunicar-se diretamente com D'us, ele minimizou a importância disso escrevendo a palavra como se fosse vayikar – “e D'us aconteceu sobre Moshê.”2

Moshê foi a pessoa mais humilde na face da terra.3 Certamente Moshê sabia que era o escolhido por D'us para redimir os judeus do Egito, para abrir o mar, para receber a Torá, e para levar os judeus através do deserto.

Apesar disso, Moshê continuou humilde porque pensava que se alguém mais tivesse nascido com as mesmas qualidades que ele possuía, aquela pessoa teria superado suas próprias realizações. No mesmo tom, Rav Yossef, um sábio talmúdico, disse sobre si mesmo que era um homem incomumente humilde, a par com as pessoas extremamente humildes das gerações anteriores.4 Embora ele reconhecesse a própria humildade, não se diminuiu.5

A importância da humildade

Sobre humildade e arrogância, está escrito:6
Se alguém é humilde, é como se tivesse oferecido todos os sacrifícios.7
D'us responde às preces de uma pessoa humilde.8
Aquele que é humilde está perto de D'us (i.e., D'us reside dentro dele).9
Apesar do fato de Moshê ser notável em profecia, Torá e sabedoria, a qualidade que D'us julgou apropriado mencionar na Torá foi sua humildade.10
Alguns são da opinião de que a verdadeira humildade é o nível espiritual mais elevado que pode ser alcançado.11
Por este motivo, Yeshayahu se refere ao povo judeu como “os humildes”.12
Aquele que se eleva (i.e., se comporta com arrogância), D'us o trará para baixo. Sempre que alguém se rebaixa (i.e., se comporta com humildade), será elevado por D'us.13
O temor a D'us é considerado uma “coroa” para sabedoria (i.e., um nível mais alto que a sabedoria), mas é uma “sandália” (i.e., um estágio preparatório) para a humildade.14
Quem merece o Mundo Vindouro? Aquele que é humilde, se posta com humildade, caminha humildemente e estuda Torá constantemente – porém não aceita o crédito para si mesmo.15
D'us escolheu o povo judeu por causa da sua humildade e da humildade dos Patriarcas.16

Atingindo a Humildade

Uma das maneiras de se atingir a humildade é contemplar o fato de que viemos de uma mera gota, e que terminaremos por retornar ao pó.17 Os mestres chassídicos explicam que quanto mais alguém é anulado perante D'us, mais humilde se torna face à infinita grandeza de D'us.18 E especificamente quando uma pessoa experimenta a bondade de D'us, ele deveria sentir-se humilde.19

A Extensão da Humildade

Embora geralmente a pessoa deva se esforçar rumo à média em todos os traços de caráter (ex., não deveria ser avarento nem doar tudo que possui), no traço de humildade a pessoa deve ir ao extremo e ser completamente consciente. Como ensinou Rabi Levitas de Yavne: “A pessoa deve ser inexcedivelmente humilde.”20 De modo semelhante, Rabi Nachman bar Yitzchak disse: “Não se deve ter [arrogância], nem mesmo um pouquinho.”21

Essa qualidade era exibida por Hillel que, apesar da sua estatura como líder do Sanhedrin, respondia pacientemente as perguntas de todos, mesmo se fossem feitas em horas inoportunas.22

Sinais de Humildade

Há muitos sinais da verdadeira humildade. Alguns deles são: Se você consegue perdoar alguém que agiu mal com você, embora você tenha o poder de se vingar. Como diz o versículo: “Não diga: ‘Assim como ele fez comigo, farei a ele; pagarei o homem de acordo com o seu ato.’”23

Se tempos difíceis se abatem sobre a pessoa, ela deveria humildemente aceitar o julgamento de D'us com amor, sabendo que por algum motivo merece essa dificuldade. Como declarou o Profeta Amos: “O sábio naquela hora deve se manter silente.”24

Mesmo que alguém receba homenagem de outras pessoas, deve acostumar-se a permanecer humilde. Nosso Patriarca Avraham se comportava dessa maneira. Quando os hititas de Hebron lhe disseram: “Você é um príncipe de D'us entre nós,”25 ele se inclinou na frente de todo o povo daquela terra.26

Mesmo que uma pessoa atinja um alto grau em sabedoria, riqueza ou poder, deveria permanecer humilde e continuar se comportando como fazia antes. Como disse o Rei Shelomô: “Se o espírito do governante ascende sobre ti [i.e., se você é elevado a um cargo de honra pelo rei], não deixe seu lugar [posição prévia de humildade].”27

Se uma pessoa vê o sofrimento se abatendo sobre ela, deve imeditamente se arrepender de seus erros e não adiar isto por causa da arrogância. Quando Ezra repreendeu os antigos exilados babilônicos pelos seus pecados, eles se arrependeram imediatamente.28

Alguém que é realmente humilde dividirá suas posses com outros, porque não se sente merecedor de levar uma vida de riqueza enquanto outros levam uma vida de privação. Nosso Patriarca Avraham se comportava dessa maneira. Ele foi o paradigma da humildade, pois disse: “Eu sou pó e cinzas.”29 Ele também distribuía livremente sua riqueza aos outros.30

Os Efeitos da Arrogância

Se alguém é arrogante, D'us diz: “Eu e ele não podemos habitar juntos.”31 D'us “despreza” aqueles com um coração arrogante.32 O Talmud diz33 que o pecado da arrogância pode ser comparado a muitos pecados graves. Quando alguém é arrogante, é considerado como se ele estivesse:
1 – Servindo a ídolos
2 – Negando o Criador
3 – Engajando-se em relações sexuais proibidas
4 – Construindo um local de idolatria fora do Templo Sagrado

Devido à arrogância, até um homem que caso não a tivesse tem de sofrer a experiência do purgatório.34
Na verdade, ele não é merecedor de ser ressuscitado na época da ressurreição.35
Quando D'us concede grandeza a uma pessoa, Ele pretende que isso se estenda a todos os seus descendentes. Mas se ele se torna arrogante, D'us o rebaixará.36
A arrogância de Jeroboam (o primeiro rei das dez tribos do norte] causou sua morte.37
Se um homem sábio se torna arrogante, a sabedoria lhe será tirada. Se um profeta se torna arrogante, ele perderá sua profecia.38
Os reis não-judeus Faraó, Senacherib, Nebuchadnezzar e Hiram, todos perderam seus reinos como resultado da arrogância.39
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NOTAS
1. Vayicrá 1:1
2. Veja Pit’chei Teshuva, Yoreh De’ah 274:7, que se um escriba muda o tamanho da letra, escrevendo este alef num tamanho comum, a Torá continua casher.
3. Bamidbar 12:3
4. Talmud, Sotá 49b
5. Veja Licutê Sichot vol. 1, págs. 279-281, e vol. 13, págs. 33-34
6. Grande parte deste artigo é baseado na Sétima Vela na Menorat HaMa’or por Rabi Yitzchak Abohav.
7. Talmud, ibid. 5b
8. Ibid.
9. O Talmud (ibid.) enfatiza o fato de que D'us escolheu repousar Sua presença no Monte Sinai, e não em outras montanhas – mais altas e mais verdes, por causa da sua humildade.
10. Maimônides em seu comentário sobre Ética 4:4. Veja Bamidbar 12:3
11. – Rabi Joshua ben Levi em Talmud, Avodá Zará 20b
12. Yeshayahu 61:1
13. Veja Talmud, Nedarim 55a
14. Midrash Rabbah, Cântico dos Cânticos 1:1:9
15. Talmud, Sanhedrin 88b
16. Baseado em Talmud, Chulin 89a
17. Veja Ética 3:1
18. Ohr Há Torah, Eikev, págs. 575-6. Sefer HaLikutim, Ayin, pág. 315
19. Tanya, Igueret HaKodesh 2
20. Ética 4:4. Veja comentário de Maimônides sobre esta passagem.
21. Talmud, Sotá 5a
22. Talmud, Shabat 30b
23. Provérbios 24:29
24. Amos 5:13
25. Bereshit 23:6
26. Ibid. versículo 12
27. Cohêlet 10:4
28. Ezra 10:2
29. Bereshit 18:27
30. Veja Rashi sobre Bereshit 21:33
31. Talmud, Sotá ibid.
32. Mishlê 16:5
33. Sotá 4 b. Veja Maharsha ali.
34. Ibid.
35. Ibid., 5a (Veja Ben Yehoyada ali, que explica que eles serão ressuscitados, mas com sofrimento maior que as outras pessoas mortas.)
36. Talmud, Megilá 13b
37. Sanhedrin 101b. Veja Dikdukei Sofrim, que algumas versões do Talmud dizem que a arrogância “afastou-o do mundo vindouro.”
38. Talmud, Pessachim 66b
39. Talmud, Chullin 89a.



Por Aryeh Citron
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