SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

domingo, 25 de março de 2012

Por que 7 em vez de 613?

Por Tzvi Freeman

Pergunta:


Parece-me que quanto mais refinada e espiritual uma pessoa é, menos precisa de mandamentos, pois ela própria entende o que é certo e errado. Assim como uma criança, que precisa de mais regras que um adulto. Seguindo essa lógica, por que não-judeus precisam apenas de sete mitsvot, ao passo que os judeus precisam de 613?

Resposta:
Rabi Yehuda Loewe (O Maharal de Praga) fez esta mesma pergunta há 400 anos. Ele explicou que a verdadeira expressão de D’us é a liberdade. A alma humana é Divina, portanto é livre para ser aquilo que desejar, elevar-se às alturas mais elevadas, ou, D’us não o permita, fazer o oposto.

Portanto, embora os animais conheçam suas regras naturalmente e de maneira geral se apeguem a elas sem que precisem ser mandados, o ser humano precisa ser comandado. A estrutura básica de suas leis são sete, porque seu propósito é limitá-lo dentro do espaço; seis direções mais o espaço no qual ele se encontra.

A alma judaica, como deve ser uma luz entre as nações, expressa ainda mais a liberdade da Divindade; ela deve ser restrita dentro do tempo, também. Portanto, as 365 proibições, correspondem aos 365 dias do ano (o ano é a medida básica de tempo).
ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto
ComentárioComentário



Por Tzvi Freeman
Rabino Tzvi Freeman, editor sênior de Chabad.org, também lidera nossa equipe Pergunte ao Rabino. É autor de Trazendo o Céu para a Terra. Para inscrever-se e receber atualizações regulares sobre os artigos de Rabino Freeman, visite os Freeman Files.

O conteúdo dessa página tem o copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido pelo nosso parceiro de conteúdo, Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.

Nenhum comentário:

Postar um comentário