SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Doações Para Causas Nobres


Pergunta:

Caro Rabino,
Sempre doo para caridade, tsedacá, em memória dos entes queridos e pessoas que me inspiraram, mas ultimamente minhas motivações têm mudado. Estou doando para causas merecedoras, na esperança de conseguir algo pelo qual anseio e sonho – quero que minha filha se case. Isto ainda é caridade, ou estou subornando D'us?

Resposta:

Na verdade, fazer caridade para ganho pessoal está perfeitamente certo. Segundo o Talmud, “Aquele que faz caridade e diz: ‘com a condição de que meu filho fique curado da doença,’ ou ‘com a condição de que eu ganhe uma recompensa na próxima vida’ – é totalmente justo.”1
Como você disse, isso parece estranho. A doação não é corrompida quando feita em benefício próprio? Certamente deve-se doar por motivos mais altruístas.
Mas não. Quando se trata de fazer caridade, nossa intenção tem pouca importância. O principal é que a pressoa necessitada ou uma causa merecedora sejam ajudadas.
Um filantropo certa vez procurou Rabi Shneur Zalman de Liadi para reclamar que sentia estar fazendo caridade sem sinceridade. “Sem sinceridade? Bobagem!” respondeu o Rebe. “Há muita sinceridade. Talvez você não esteja sendo sincero ao doar, mas os pobres são muito sinceros ao receber sua caridade. Mesmo que você não tenha boa intenção, eles têm!”
Não fique tão preocupado com intenções. Quando se trata de ajudar os outros, as ações são mais importantes. Se você está fazendo algo bom, mesmo por razões egoístas, ainda é bom. E se motivos egoístas são aquilo que é preciso para manter você doando, que seja assim.2
D'us pode ser subornado? Não creio. Se você vai receber a bênção específica que está procurando cabe a Ele decidir. Mas uma coisa é certa, D'us não fica devendo. Qualquer boa ação, qualquer que seja o motivo, gera bênção e será recompensada. Às vezes vemos os resultados, às vezes não. Mas são nossas boas ações, não as boas intenções, que fazem do mundo um lugar melhor.
ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto
ComentárioComentário
NOTAS
1. Talmud Pêssach 8a.
2. Segundo os Tosoafistas, mesmo quando sentimos que estamos fazendo caridade com motivos escusos, nossa principal intenção é fazer caridade apenas em prol da mitsvá (Em Ibid, Pessachim 8b s.v. “Sheyizkeh”)



Por Aron Moss
Rabi Aron Moss ensina Cabalá, Talmud e Judaísmo prático em Sydney, Austrália, e contribui frequentemente com Chabad.org.

O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário