SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Existe Prova da Existência da Alma?


Caro Rabino,
Desde a morte de meu irmão, há sete anos, tenho lutado com o conceito da alma. Gostaria de acreditar nisso. Sou do tipo que precisa de argumentos racionais para me convencer, e parece que a alma é algo abstrato demais para a minha mente. Sei que essas coisas não podem ser cientificamente provadas, mas eu tenho de recorrer à fé cega para acreditar na alma?

Resposta:

A dor de perder um ente querido é tão profunda porque é definitiva. Você jamais pode substituir uma pessoa a quem perdeu.
Mas e se pudesse?
Imagine que fosse possível clonar seu falecido irmão. Uma réplica geneticamente idêntica poderia ser criada, falando, pensando e parecendo exatamente a mesma pessoa com a qual você cresceu. Além disso, e se os cientistas desenvolvessem uma maneira de preservar e copiar a memória? Eles poderiam pegar as lembranças de seu falecido irmão e inseri-las no seu clone. Você poderia sentar-se com seu irmão recriado e fazer reminiscências sobre as experiências da infância, e rir daqueles bons e velhos dias, partilhando um vínculo que somente irmãos podem.
Você optaria por isso? Ficaria satisfeito com uma cópia exata de seu irmão? Sua morte seria revertida quando você encontrasse seu clone? Isso acabaria com a sua dor?
Não posso imaginar que a resposta pudesse ser sim. Não posso imaginar alguém que realmente acredite que um clone substitua um irmão ou irmã, filho ou filha, pai, cônjuge ou melhor amigo.
Mas por que não? Por que um modelo recriado seria diferente do original? Porque algo está faltando. Esse não é o seu irmão. Pode ter a voz e as expressões do seu irmão. Seu jeito de ser, sua mente e memória, mas não tem a alma de seu irmão. Simplesmente não é ele.
É isso que a alma é. Aquilo que faz de você, você. É o fragmento de D'us que torna cada um de nós único. Acima de seu corpo, além da sua personalidade, transcendendo a genética e até mais profundo que a memória é o âmago de seu ser, a inefável essência que o constitui. Chamamos isso de alma. É a alma que torna cada pessoa insubstituível. E é da alma do seu irmão que você sente falta.
Você não precisa de prova científica da alma, nem precisa de fé cega. Você sabe que existe assim como conhece sua própria existência. Você pode preferir ignorá-la, ou lembrar constantemente. Às vezes, você pode até senti-la. E naqueles momentos em que você sentir sua alma, sentirá a alma de seu irmão também.
ImprimirEnvie esta página a um amigoCompartilhe isto
ComentárioComentário



Por Aron Moss
Rabi Aron Moss ensina Cabalá, Talmud e Judaísmo prático em Sydney, Austrália, e contribui frequentemente com Chabad.org.

O conteúdo desta página possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e é produzido por Chabad.org. Se você gostou deste artigo, autorizamos sua divulgação, desde que você concorde com nossa política de copyright.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário