SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Amy Winehouse morre aos 27 anos. Uma explicação à luz da cabala. Categoria: Esoterismo & Cabala — Raphael Oliveira @ 10:27 am



Amy Winehouse disse que ia dormir, deitou-se sozinha na cama e morreu, aos 27 anos. Uma morte prematura assim como outros ídolos da música como Jimmi Hendrix, Janis Joplin e Kurt Cobain.

Não tenho intenção de falar do prejuizo das drogas nessas vidas, mas discutir um pouco sobre a numerologia cabalistica dos 27 anos vividos por essas pessoas.

O número 27 é um múltiplo de 9. Nove, na Cabala representa uma estação bem próxima do mundano (Malkut), a décima estação. Yesod, a esfera do número nove é ligado ao mundo psicológico, psicotrópico, à regressão, ao mundo dos sonhos. Nove é quando a pessoa está viva, mas em outro plano, mesmo que dormindo, com seu perispírito preso ao seu corpo por um cordão, ou no perigoso limiar da vida.

As pessoas que costumam adorar esse tipo de viagem, seja dormindo compulsivamente ou fugindo da realidade através de substâncias, são pessoas com desequilíbrio em Yesod, uma estação sem oposto (contraponto) na Árvor da Vida. Por exemplo, Gebura (5) se contrapõe a Chesed. Se o vício de Gebura se sobressai, a ira, essa pessoa pode procurar o o equilíbrio em seu oposto, exercitando a obediência, por exemplo. No caso de desequilíbrio em Yesod, a equação fica mais complicado, até por causa do poder sedutor que exercem tanto o desconhecido e quanto os paraísos artificiais.

Pessoas sob a influência lunar de Yesod buscam experiências espirituais de auto-conhecimento como um grande refúgio, um lugar seguro onde nada de ruim pode atingí-los, mesmo que isso não seja uma verdade absoluta. Elas curtem viver no “mundo da lua”.

Aos 18 anos, a pessoa é considerada maior de idade, pode namorar pessoas mais velhas, sem comprometê-las perante a lei, pode beber, pode sair de casa, e consumir o sexo. É um marco na vida de qualquer pessoa, e é um múltiplo de nove. O próximo ciclo será aos 27 anos. O terceiro ciclo. Até a geometria sabe da importância é o número 3, porque com três pontos você consegue situar um ponto no espaço (x, y, z), ou fazer uma sustentação (tripé). Enfim, o terceiro ciclo de nove é um momento de bastante maturidade na vida de uma pessoa para ela saber o que quer da vida, e o que não quer. Dezoito anos foi só uma preparação para a lucidez que ocorre entre 27 e 28 anos.

Nessa idade toda a expectativa gerada antes dos 18 manda sua conta. O que a pessoa fez com a liberdade que ganhou aos 18? Algumas pessoas viram ídolos do rock, muitos vivendo a contradição de serem cada vez mais aclamados justamente por fugir da realidade, e se refugiar nos recôncavos do cérebro, sem ligar para a própria saúde.

Em show no Brasil, uma fã me disse que quando Amy cambaleava no palco, a platéia ia ao delírio, numa espécie de apoio à “porralouquice” da cantora. O fato é que, na Cabala, o número dez representa o mundo físico, mundano, das contas a pagar, do dinheiro, dos elementos naturais, das horas. Só que os múltiplos de 10 se distanciam dos múltiplos de 9 a cada ciclo. De 18 para 20, sáo dois anos. de 27 para 30 são 3 anos. E cabe lembrar que os ciclos de 10 não são bem vistos por muita gente, ninguem curte muito completar 40, 50 anos. Sentem o peso da idade, muitas pessoas se sentem até angustiadas.

Outro detalhe, 27 é o terceiro ciclo de 9, o primeiro a ter 3 anos para chegar aos 30 (sinal de envelhecimento). Para algumas pessoas, de forte influência de Yesod, os cerca de 1095 dias para a linha de chegada do ciclo mundando é um fardo demasiado grande. Se o tempo não pára, essa pessoa pode querer parar o tempo, impedir sua decadência, congelar seu apogeu. Pode parecer bizarro, mas a verdadeira morte é a de quem morre fazendo o que não gosta, sem nunca ter se entregado à sua verdadeira paixão. E isso não aconteceu com Amy, ela cantou, ficou bonita, comentada, adorada em todo mundo. A vida deu para ela tudo o que ela queria que da vida. Assim como o alpinista, que não retornou de uma escalada, estes ídolos mortos aos 27 anos continuarão vivos nos corações de fãs do mundo todo, representando, contraditóriamente, as maiores provas de amor à vida. No caso de Amy, uma vida conturbada, envolvida em drogas, álcool e escândalos que muitas vezes terminavam na delegacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário