SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quando devemos louvar e adorar a Deus Os salmos nos ensinam que devemos louvar a Deus todos os dias (Sl 145:2).


Sete vezes por dia (Sl 119:164).
Em outras palavras, devemos louvá-lo em todo tempo (Sl 45:1) Isto deve continuar perpetuamente, ou enquanto vivemos (Sl 45:17, 104:33, 146:1-3).
Esta é uma coisa que podemos esperar fazer por toda a eternidade.
“Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios” (Sl 34:1). “Aleluia! De todos os corações rendam graças ao Senhor, na companhia dos justos e na assembléia” (Sl 111:1).


Quem deve louvar e adorar ao Senhor? A Bíblia apresenta várias categorias de pessoas que devem louvar ao Senhor. A lista completa é suficiente para incluir todas as pessoas.

-O céu e a terra devem louvar ao Senhor (Sl 69:34, 89:5). Toda a criação está incluída nesta categoria.
-Todas as nações e todas as pessoas devem louvar a Deus (Sl 117:1).
-Os pobres e necessitados devem louvar ao Senhor. Nunca devemos permitir que as circunstâncias nos impeçam de louvar e agradecer o nosso Deus Eterno pelas benção recebida.

Todos os servos do Senhor devem louvar a Deus (Sl 134:1, 113:1, 103:21). Isto deve incluir todos os que temem ao Senhor (Sl 22: 23-26). Se realmente tememos ao Senhor, teremos o desejo de honrá-lo com o nosso louvor. Uma das características dos santos é que eles saltam de prazer (Sl 132:1, 145:10).
-De fato, tudo o que tem fôlego devem louvar ao Senhor (Sl 150:6). O fato de louvarmos é um sinal de vida. São os vivos que louvam ao Senhor (Is 38:19) pois os mortos, ou os que voltaram ao pó, não louvaram ao Deus (Sl 115:17, 30:9, 88:10-11, Is 38:18).

Como podemos ver, o louvor é para todo mundo. Requer-se um corpo completo a (congregação local) para adorar. Não é uma atividade para 05 ou 10% da congregação. Louvor e adoração é uma forma de agradecer a Deus por uma benção, como Moises, Miriam e os filhos de Israel, (Êxodo 15:1) que Louvaram e dançaram depois que passaram o mar vermelho. Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou um tamborim na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e danças, (Êxodo 15:20 -21) E Miriã lhes respondia: cantai ao Senhor, porque sumamente se exaltou, e lançou no mar os cavalos com seus cavaleiros.

Que distinção Devemos fazer entre Louvor e Adoração?

A melhor maneira de fazer distinção entre estes dois conceitos é estudar a etimologia das palavras.

Adoração – duas palavras primárias são usadas.



Abodah – Palavras genéricas usualmente traduzidas como “trabalho, labor, ministério ou serviço de Deus”.

Schachah – Esta palavra é usada para descrever o ato especifico de adoração. Significa curvar-se, prostar-se ou proceder humildemente.

Latruo - Esta palavra geral, que originalmente significa servidão ou estado de um empregado ou escravo, o serviço a Deus- a adoração divina.

Proskeneo - corresponde á palavra hebraica que descreve o ato especifico de adoração. Significa prostrar-se, adorar ou encurvar-se para adorar.
Não é difícil verificar o duplo significado da palavra “adoração”.
No sentido geral, tudo o que fazemos no serviço de Deus, tudo que fazemos em agradecimento a ele, pelo livramento, por uma benção, por uma vitoria, pelo uma boa viagem, pela vida, pela saúde, pelos alimentos, pela família etc... é tantas vitorias que temos que agradecer que pode ser chamado de adoração.
Por outro lado, há um ato especifico de adoração, quando nos enxergamos que tudo depende dele, e da vontade dele.
Em nossas vidas, em que nos humilhamos diante de Deus, prostramos e reverenciamos diante a sua grandeza.

Louvor – há três raízes primárias traduzidas como “Louvor”.
Yadah – Esta palavra é a raiz primária que significa lançar ou jogar.
Veio a significar uma rendição de graças na adoração.
Porque se usam as mãos no louvor a Deus.
Portanto a palavra, por sua origem, da à idéia de um louvor a Deus com as mãos estendidas.

Halal – o significado original desta palavra da à idéia de saltar de alegria, regozijar-se, gritar.

Shabach – Esta palavra significa louvar, ou dirigir-se a alguém em alta voz. Não era difícil ver, porque o Tabernáculo era cheio de louvores dia e noite.
Precisamos declarar que louvor é adoração e não implorar ou pedir é agradecer em sentido geral.
Pelo que já recebemos ou que vamos receber, e damos graças a Deus, levantemos as mãos.
Adoração, num sentido especifico.


Deus deseja ambos. Ele se alegra nos louvores, nas declarações, nas celebrações do seu povo. Mas também que nos curvemos diante d’Ele.

Fonte: M.I.da Paz
Bíblia João Ferreira de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário