SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

sábado, 27 de agosto de 2011

Israelense desenvolve sistema para diagnosticar malária através do celular




O pesquisador Alberto Bilenca, do Departamento de Engenharia Biomédica da Ben-Gurion University, no Negev (Israel), recebeu da Fundação Bill e Melinda Gates uma bolsa no valor de US$ 100 mil para desenvolver uma tecnologia não invasiva, de baixo custo, para o diagnóstico e monitoramento da malária através de uma simples câmera fotográfica de celular. O dispositivo também é capaz de determinar, com precisão, o estágio no qual se encontra a doença – fator crucial para a escolha do tratamento.
Um protótipo do sistema passará por testes de campo na África em 2012. Com a palavra, o pesquisador: “Muitos dispositivos são focados no diagnóstico, mas não no monitoramento da severidade da doença. Tentamos realizar as duas coisas. Muitas vezes, em vilarejos africanos, é preciso decidir se vale a pena, em termos de custo, transportar uma criança até um hospital – geralmente situado a grandes distâncias. Esperamos que nosso dispositivo ajude a determinar quais pacientes necessitam de hospitalização, pois não é possível levar todas as pessoas infectadas pela malária até um hospital”.

A doença, infecciosa, é causada por um parasita transportado por mosquitos infectados e é a segunda maior causa de mortalidade na África – a primeira é o HIV. Aproximadamente 85% das mortes relacionadas à malária ocorrem em crianças abaixo dos cinco anos, em um índice anual de 3.000 mortes.

Opine, comente, compartilhe!

Acesse o Jornal ALEF nas redes sociais

Indique amigos e familiares para receber a newsletter
do Jornal ALEF de forma totalmente gratuita!
Acesse este link e solicite o envio.

São 70 mil assinantes em 40 países.

ESPAÇO VIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário