SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O milagre da fornalha de Nabucodonosor Porém, três amigos de Daniel, chamados Sadraque, Mesaque e Abede-Nego negaram-se a adorá-lo.


O livro de Daniel foi escrito durante o II século a.C., durante o reinado de Nabucodonosor.
O terceiro capítulo deste livro relata a história da estátua de ouro ordenada pelo rei Nabucodonosor.
"O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de babilônia." Dn 3:1

"Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.
“E qualquer que não se prostrar e não a adorar, seriá na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.” Dn 3:5-6

O Rei Nabucodonosor ordenou ao povo que se prostrasse diante da estátua de ouro assim que as trombetas soassem.
Porém, três amigos de Daniel, chamados Sadraque, Mesaque e Abede-Nego negaram-se a adorá-lo, assim, os Caldeus acusaram os três de desobediência e denunciaram-os ao rei.

O rei chamou os três e ordenou que eles ajoelhassem-se diante dele naquele momento, porém recusaram. Disse Nabucodonosor: é de propósito, que vós não servis aos meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?

"Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei." Dn. 3:17
Nabucodonosor encheu-se de fúria e ordenou que aquecessem a fornalha sete vezes mais e mandou que jogassem os três na fornalha.

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram jogados na fornalha atados e vestidos com muitas roupas, para que queimassem por completo da forma mais rápida possível.
Os homens que carregaram os três até a fornalha foram incendiados pelo calor da mesma.
Mas depois que os três foram jogados, algo aconteceu: O rei se espantou, e se levantou depressa, falou e disse aos seus capitães: não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam e disseram ao rei: é verdade, ó rei.
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caminhavam na fornalha como se estivessem fora dela, e junto deles havia um quarto homem.
Algumas bíblias relatam: O homem como um anjo do Senhor,

Outras como: semelhante ao Filho dos deuses.

Após ver que os servos de Deus foram jogados na fornalha e não se queimaram.
O rei Nabucodonosor ordenou: que os três saíssem de lá, e vendo o milagre ocorrido com os três, passou a perguntar sobre esse Deus que serviam, e que os livrou.
Falou Nabucodonosor, e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem outro deus, senão o seu Deus. Dn-3-28

Por mim, pois é feito um decreto, pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmias contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, seja despedaçado e as suas casas sejam feitas um monturo; porque não há outro Deus que possa livrar como este. Dn-3-29.
Existem várias passagens na bíblia onde Deus afirma que aqueles que lhe forem fiéis serão salvos.

"Vós, filhos, sede obedientes os vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra o teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Êxodo-20-12. Deus livrou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, porque obedeceram aos seus Mandamentos, não terás outros deuses diante de mim. Êxodo-20-3
Deus condena a desobediência. Como diz em 1-SAMUEL 15:22 "...Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar...", quem obedece é salvo, e essas palavras valem até hoje.

Fonte: Bíblia Sagrada
João Ferreira de Almeida
Edição Revista e corrigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário