SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

domingo, 5 de junho de 2011

A sabedoria é mais preciosa que ás pérolas, e nenhuma das coisas que se deseja podem ser comparados á ela.

O sábio é superior ao rei, muitos podem substituir um rei, no entanto nem todos podem substituir um sábio.
Não existe um bem mais precioso doque a paz, paz de espírito, paz da consciência individual e coletiva, paz entre os povos.
Esta benção esta relaciona com o espírito, com a sabedoria, com a Torah.
A Torah é luz, ela é sabedoria, que ilumina a vida do homem para possuir sabedoria, necessitamos da graça Divina.
E para a sua aplicação, precisamos de inteligência e compreensão.
Que o Eterno te abençoe e te guarde – o Talmud explica ele te abençoe com dinheiro e te guarde fisicamente, isto é, para que o povo de Israel tenha sempre tudo o que precisar para o seu sustento material sem precisar pedir auxilia a outros povos, e não depender da generosidade alheia, que nem sempre lhes será concedida.
A fome desperta o ódio e alimenta as revoluções sociais.
A pobreza provoca o descontentamento e inveja.
Quando empobrecer o teu irmão e encostar sua mão sobre ti deterás a sua decaida, mesmo se ele é perequino ou estrangeiro morado da terra e vive.
De que maneira devemos ajudar aquele que declina e esta pra cair?
Com uma prestação sem juros, pois emprestar é melhor que dar. “Feliz é aquele que se conduz inteligentemente com o pobre” Salmos 41-2.
Há muitas diferenças de famílias em baixas e altas: de inteligência, trabalho, saúde, numero de crianças ou pelas enfermidades ou calamidades.
Mas a Lei de Moisés remediou as causas do equilíbrio de fortuna com estas duas Leis: direito de resgate das terras alienadas e o jubileu.
Se o resgate das terras vendidas não podia efetuar-se, no fim de quarenta e nove anos a terra voltava ao seu primeiro proprietário.
Nas vendas dos terrenos, levava-se em conta o numero de anos que faltava para o próximo jubileu para fixar o preço.
Assim, as vendas da terra não eram outras coisas senão um gênero de arrendamento.
“Aquele que instrui o filho de seu semelhante tem tanto mérito quanto aquele que contribui para o nascimento” se o pai dá a vida, o professor lhe ensina os meios e as razões de viver.
“Em certos casos, o Talmud coloca o professor acima dos parentes: pois os parentes dão á criança vida neste mundo, e o professor o guia para a vida no mundo superior”.
Portanto, formar alunos equivale a procriar filhos.
Fonte: Torah a Lei de Moisés

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