SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quinta-feira, 30 de junho de 2011

ACORDAR , Você sabe o que significa a palavra "ACORDAR”?


Vamos fazer uma brincadeira e separar em silabas a palavra acordar:
A-COR-DAR.
Viu? Significa dar a cor, colocar o coração em tudo que faz.
Existem pessoas que acordam às 18hs, é isso mesmo!
Pela manhã caem da cama, são jogadas da cama, mas passam o dia todo dormindo.
E existem em alguns, acredite, que passa a vida toda e não conseguem acordar.
Eu tive um amigo que acordou aos 54, ele me disse que descobriu que estava na profissão errada! E ele já estava quase aposentando...
Na época, compreendi bem o que ele estava me ensinando naquele momento:
“Por mais cinzento que possa estar sendo o dia de hoje, ele tem exatamente a cor que dou a ele”...
Sabe por quê?
Porque a vida tem a cor que “a gente pinta".

O engraçado é que os dias são todos exclusivos, cada dia é um novo dia, ninguém o viveu.
Ele está ali, esperando que eu e você façamos com que ele seja o melhor da nossa vida.
Os meus dias são os mais lindos porque eu os faço os mais lindos da face da terra.

Dê a você a oportunidade de” a-cor-dar" todos os dias compartilhar com os outros os que Deus nos dá de melhor:

O PRIVILÉGIO DE FAZER OS OUTROS FELIZES!..

Desejo-lhe um lindo e abençoado dia

Abraço gera bem-estar, conforto e ainda combate o estresse O gesto é a maneira mais universal de manifestar apoio e carinho

Está para ser criado gesto tão significativo quanto o abraço.
Ao mesmo tempo em que conforta e protege, ele proporciona uma sensação prazerosa a quem envolve e é envolvido.
O ato ativa as regiões temporais e frontais do cérebro, que são ligadas ao prazer.
Segundo a neurologista Sonia Brucki, vice-coordenadora do departamento de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia, o abraço faz com que o cérebro libere dopamina e serotonina, hormônios do prazer.
"Você estabelece uma empatia com a pessoa, percebe o sentimento dele. Isso dá uma sensação prazerosa", explica.
O abraço também é uma ótima alternativa para sanar o grande mal moderno: o estresse.
Estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, indica que abraçar diminui os níveis de cortisol e a norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse, além de diminuir a pressão sanguínea, o que previne doenças cardíacas.
O aumento da taxa de uma substância chamada oxitocina também é notável. Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica: ou seja, quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada.
Portanto, embora não combata diretamente as causas do estresse - sejam elas vindas de problemas familiares, do trabalho, entre outras -, o abraço acolhe a pessoa de tal forma que pode melhorar, e muito, a disposição e a maneira de encarar os problemas.

Outro mal da mente a ser tratado com ajuda do abraço é a depressão que, hoje, é a maior causa da diminuição da expectativa de vida do brasileiro, segundo recente estudo publicado pelo periódico Lancet.
De acordo com a psicóloga Glauce Assunção, do Hospital São Camilo, o depressivo tende a não ver saídas e, com o abraço, ele pode se sentir acolhido, por causa da boa sensação proporcionada pelo toque.
"Mesmo não sendo a cura, esse apoio e amparo são necessários para que o depressivo se sinta seguro. É um reforço ao tratamento", afirma.
Abrace sua família
No entanto, que as pessoas se abraçam pouco hoje em dia. O distanciamento não está presente apenas em meios externos, como o escolar ou corporativo, mas também dentro dos lares.

Segundo a psicóloga, a raridade do abraço no âmbito familiar causa até estranhamento na criança que, sem o hábito de abraçar, acaba recebendo esse conforto de outra pessoa.
O ideal é que as pessoas consigam, em casa, pelo menos um abraço todos os dias.
Isso reduz significativamente os atritos na família, como uma bandeira branca.


Ela também lembra que o abraço faz com que a criança se sinta protegida e acolhida, sensação mais do que necessária na infância.
"O abraço ficou cada vez mais distante. Hoje em dia, as crianças sentem falta disso. O pequeno chega a casa, já vai ao computador, enquanto a mãe vai à cozinha fazer a janta.
“A criança fica desprotegida”, Abraçar o pequeno o fará uma pessoa mais segura - imagem que ele transmitirá fora de casa.

O gesto também é imprescindível entre o casal.
Quando o assunto é envolvimento sentimental, a psicóloga afirma que abraçar é um ato mais forte que beijar.
"Ele reforça os relacionamentos, reduz as diferenças.
O abraço acalma e é mais significativo que um beijo na boca ou no rosto."

Melhore o dia de alguém



Para melhorar o dia de uma pessoa, não é necessário muito esforço, apenas um abraço.
Faça o teste: experimente abraçar alguém que você tenha algum carinho e perceba como o sorriso dessa pessoa muda. Ela se sentirá importante protegida e com mais disposição.
"Quem abraça é capaz de sentir o outro, combate suas tristezas, incertezas. Você sustenta as lágrimas da pessoa, lhe dá sensação de conforto", reforça Glauce. No entanto, nem pense em sair abraçando qualquer um.
Abraçar por abraçar, sem intimidade real, pode causar efeitos contrários.
"Se for forçado, você não se sentirá bem porque, quando você abraça, você recebe de volta, esse toque é mútuo.
Não adianta dar algo falso", argumenta à psicóloga.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Após o sucesso da primeira Maratona Internacional de Jerusalém, em março deste ano,


Que contou com a participação de mais de 10 mil corredores de 40 países, já estão em andamento os preparativos para a maratona de 2012, que acontecerá no dia 16 de março. O evento inclui uma maratona completa, uma meia maratona e uma corrida de 10K pela paisagem única de Jerusalém. O trajeto inclui pontos turísticos da cidade, como o Knesset (Parlamento), a Cidade Velha, a Piscina de Sultão (Sultan’s Pool), Monte Sião, a Colônia Alemã, as alamedas de Jerusalém e o Monte das Oliveiras. O vencedor de 2011, Raymond Kipkoechh, do Quênia, completou o percurso em 2:26:44, enquanto na categoria feminina a vencedora foi Oda Worknesh, de Etiópia com um tempo de 2:50:05. Inscrições: acesse este link.

Ultrassom israelense, que destrói células cancerígenas, é instalado em hospital de São Paulo

Único na América Latina, um avançado aparelho de ultrassom de alta freqüência, que utiliza tecnologia israelense, foi instalado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e estará disponível à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele destrói células cancerígenas sem a necessidade de cirurgia e anestesia. A principal vantagem é que as áreas ao redor do tumor não são afetadas, já que a técnica é muito precisa, só ataca onde é necessário. Ela também dispensa o uso de anestésicos e permite que os pacientes fiquem conscientes durante toda a operação. Além disto, o procedimento não causa dor intensa. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Geraldo Alckmin.


comente, compartilhe!

Matar filhos é crime (aborto) Êxodo 20-13.

O desafio de ser pai ou Mãe.
Quando devemos nos torna pais?
Como ser um bom pai ou uma boa Mãe?

O judaísmo proclamou a visão da Bíblia de que um filho é o maior tesouro.
Abrahão quando soube que sua mulher Sara era estéril, gritou:
Eterno Deus! Que darás a mim? Eu ando sem filhos herdeiros. Gêneses 15-12
Filhos pode ser a maior responsabilidade, mais também é a maior das bênçãos, criança num lar é uma alegria.
Sabemos que ter filhos não é fácil no mundo em que vivemos ninguém tem todas as respostas, e uma das principais razoes pela qual não há filhos perfeitos, e que não são perfeitos.
Portanto podemos tentar serem os melhores pais possíveis.
“Não basta ser pai tem que participar”.
Ser pai e preparar, educar, ensinar – responsabiliza-se pelo desenvolvimento da criança, se tornar um membro importante pra sociedade como sendo honesto responsável e trabalhador.
O rei Salomão afirmou: ensinar a criança no caminho que ele posa seguir em frente e quando crescer, não ser desviar dele provérbios-22-06.
Filhos são comparados o barro esperando a ser moldado e formado, pais são os escultores que, em grande parte, determina o destino dos filhos.
Isso é o que a Bíblia quer dizer quando o Eterno diz que cobra “a eqüidade dos pais nos filhos sobre terceira e sobre quarta gerações aos que me aborrecem, e faço misericórdia ate 2.000 gerações que me amam e quardam os meus mandamentos Êxodo-20-5e6. Bíblia hebraica
Aqui esta a lei do retorno, uma ação provoca uma reação

Os erros que cometemos podem trazer conseqüências irreparáveis, ou podemos influência nossos filhos positivamente ou negativamente de varias maneiras.
Muitos pais ensinam seus filhos ainda criança pequena a bebe álcool ou fumar, tem crianças faz questão de acender o cigarro pro seu pai para tira um trago, esta criança crescer e se torna um alcoólatra ou um fumante, plantando o mau pra sua saúde.

Afinal têm o livre-arbítrio de um filho, nossas tentativas, nossas concções.
É ensinar, nem todo professor é pai, e nem todos os pais é são professores.
Nunca é cedo para começar.
O Talmud - conta-se que uma mãe de uma criança levava no berço ate a casa de estudos para que ele se acostumasse desde cedo com as palavras da Torah.
Os rabinos concordam que isso teve um papel importante em transformar aquela criança em um grande sábio em Israel.

A cada sete anos o rei lia toda a Torah diante de seu povo.
A lei exigia que “homens e as mulheres e crianças e os peregrinos” que estão nas cidades Deuteronômio 31-9 a 13 Bíblia hebraica. participassem desse ritual religioso.
Não devemos mandar as crianças pras congregações sozinhas, muitas nem chegam lá, você pai ou mãe tem que ir junto.
Filhos precisam de muito amor e disciplina.
O rei Davi e criticado na Bíblia por causa de Absalão seu filho, aquém jamais colocou limites – rebelou-se contra o seu pai e tentou matá-lo.
Amar um filho de verdade significa às vezes dizer não.
Disciplina sem amor é cruel, amor sem disciplina é burrice.
Você jamais deve impor medo exagerado a seus filhos e empregados.
Vocês lembram de José e seus irmãos?
Os irmãos odiavam José por uma razão:
O pai deles Jacó deu a José uma túnica, os irmãos se sentiram desfavorecidos por seu próprio pai.
O favoritismo do pai produziu ciúme, inveja e a inveja levou a conspirarem contra José e a traí-lo.
No final, foram todos para no Egito como escravos.
De quem é a responsabilidade? O Exemplo é uma ótima forma de ensinar, repreender é da o exemplo.
O judaísmo proíbe que se insultem publicamente outras pessoas, isso inclui os filhos, não abuse do seu poder de pai, palavra dura ressuscita ira.
Estamos proibidos de desrespeitar alguém em razão de sua idade.
“Qual é a coisa mais importante que um pai pode fazer por seus filhos? Perguntou-se a um mestre.
A sua resposta “foi: amar e respeitar a mãe deles.” Entanto, se por um lado criar filhos é difícil, as recompensas acrescentam mais uma mensagem reconfortante a estas palavras de orientação: tente com a ajudar do Deus Eterno e você conseguirá. Os dez mandamentos referem às obrigações dos filhos para com os pais – e não o inverso – por uma razão muito simples: os pais não precisam receber ordem para cuidar dos seus filhos – isto é natural e intuitivo. Por sua vez, os filhos precisam ser lembrados que honrar pai e mãe não é somente algo que os pais acham importante – é um mandamento Divino Êxodo 20-12 além de honrar prolonga os dias dos filhos na terra que o Eterno te dá.
Hoje tem muitos jovens morrendo cedo, mais por quê? Será que eles têm guardado os mandamentos? E honrado os seus pais?
A Torah não ordena os filhos amarem seus pais, é muito difícil ordenar que alguém sinta algo por outro.
O que se pede é uma maneira digna de agir com quem lhe deu a vida e cuidou de você, antes que você fosse capaz de cuidar de si mesmo.
Infelizmente chega um dia que os papeis se invertem, e os pais precisam que os filhos cuidem deles.
No livro de provérbios: uma mãe para dez filhos é fácil, dez filhos para uma mãe é impossível.
As mães estão sempre prontas para cuidar dos seus filhos, mais os filhos consideram muito difíceis cuidar das mães idosas.
Honrar e respeitar exige mais doque dizer somente “eu te amo ou eu amo você”.
Responsabilidade é importante dizer, que os pais também são sua responsabilidade.
Na lei judaica honrar consiste em prover comida, bebida e vestimenta, protegê-los, e ajudá-los, e ajudá-los e entra e sair de casa.
Como é possível que um homem alimentar seu pai com galinhas gordas e herde o inferno?
Era uma vez um homem que costumava alimentar o seu pai com galinhas gordas.
Certa vez, seu pai perguntou?
Meu filho, onde você pegou essa galinha?
Ele respondeu: Ei velho, cale a boca e coma. “Faça como os cachorros, que ficam quietos enquanto comem.”
Um homem desse tipo que alimenta o seu pai com galinhas gordas e não obstante, de herda o inferno.
Havia um homem que trabalhava em um moinho.
O rei ordenou que os moleiros, os trabalhadores do moinho, fossem trabalha para ele. Então o homem disse ao seu pai: “Pai, fique aqui e trabalhe em meu lugar no moinho e eu irei trabalha para o rei.
Caso haja insultos contra os trabalhadores, prefiro que caiam sobre mim e não sobre você.
E “se tiver açoitamentos, que eles açoitem a mim, mas não a você” Um homem desse tipo coloca seu pai para trabalhar em um moinho e, mesmo assim, alcança o jardim do Édem
Não conta somente o que você faz por seus pais, mas como você faz.
Você já se deu conta que somente os dez mandamentos da Bíblia menciona uma recompensa? Se você honra seus pais, seus filhos iram tomar isso como modelo e se comportaram da mesma maneira como viram você fazer. Nos somos exemplos ou espelho dos nossos filhos. Ao agir assim você será abençoado com uma vida longa, pois seus filhos cuidarão para que assim seja.

www.israelroshcavalcante.blogspot.com
Beit israelita

domingo, 26 de junho de 2011

Pamonhas de Milho verde


Ingredientes
• 10 espigas de milho verde (cerca de 1,3 kg)
• 1 colher de sal
• Queijo a gosto.
• Cuidado pra não ficar salgado com o sal do queijo.
Modo de preparo
Corte o milho nas duas extremidades separando as palhas boas e limpas que serão usadas para fazer os copinhos.
Escove as espigas para retirar os cabelos, com cuidado para não estourar os grãos.
Rale as espigas.
Atenção para não ralar o sabugo.
Depois, coe com o auxílio de uma peneira antes de temperar.
Coloque a massa em uma bacia e adicione o queijo, misturando bem.
Acrescente sal.
Com as palhas que foram escolhidas, faça copinhos com duas palhas.
Coloque a massa (cerca de um copo americano), o recheio e feche-a também com duas palhas, amarrando com elástico ou cordão.
Como recheio, use apenas queijo minas fresco ou o queijo, se preferir coloque pimenta e cebolinha.
O tempo de cozimento é de, aproximadamente, 30 min em uma panela com bastante água.

Receita de como fazer bolo de mandioca (aipim).


Bolo de mandioca ou aipim é muito comum em comemorações juninas nas regiões norte/nordeste do Brasil. Além de ser barato é muito fácil e rápido de preparar, até quem não tem muita habilidade com o fogão pode se sair bem fazendo bolo de mandioca (aipim).
Veja abaixo uma receita de como fazer bolo de mandioca (aipim) abaixo publicada no site do programa Mais Você.

Ingredientes:
04 ovos
03 xícaras de açúcar
01 xícara de trigo
02 xícaras de mandioca (aipim) crua ralada (Ralo grosso, tipo batata palha)
01 pitada de sal
04 colheres (sopa) de manteiga
100g de coco ralado
01 copo de leite
01 colher (sopa) de Fermento em pó

Modo de Preparo:
Bata bem o açúcar e a manteiga, acrescente as gemas. Acrescente em seguida o coco ralado, a mandioca (aipim), o trigo e o fermento em pó dissolvido no leite. Bata mais um pouco e acrescente as claras batidas em neve. Assar em
forno pré-aquecido, numa forma retangular untada e polvilhada com trigo. + ou – 40 min para assar.

Bolo de milho verde, Prepare é deliciosa com um cafezinho fresquinho. Experimente!


Rendimento: 10 porções
Esta receita é de extrema facilidade,

1 lata de milho verde
3 unidade de ovos
1 1/2 xícaras (chá) de fubá
1 1/2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
80 ml de óleo de milho ou manteiga
1 colher (sopa) de fermento químico em pó Royal

Bata todos os ingredientes no liquidificador, e despeje numa fôrma redonda de 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 50 minutos ou até que enfiando uma faca, esta saia sem resíduos

Soraya Ravenle, em cartaz

como Golda de “Um Violinista no Telhado”, vai cantar terça-feira (dia 28 de junho) no projeto “7 em ponto” do Teatro Carlos Gomes.

sábado, 25 de junho de 2011

Ervas medicinais e suas propriedades na saúde


-Açafrão (Crocus sativus L.) - Erva de aroma apimentado, quente e de fragrância suave, pertence à família do gengibre e pode ser utilizado como corante e tempero. Sua raiz, de ação diurética e digestiva, contém curcuminóides, parente próximo dos polifenóis (substâncias encontradas na uva, chocolate e chá verde). Ou seja, a especiaria também pode ser considerada uma fonte de antioxidantes poderosos contra o câncer e doenças cardiovasculares.


- Manjericão (Ocimum basilicum) - Usado principalmente como tempero em molhos e ensopados; a folha dessa erva é rica em vitamina A, C K e ferro, e fonte de cálcio, magnésio, potássio e fibras. Tem ação antisséptica, anti-inflamatória e desintoxicante, alivia os sintomas de gripe, resfriados, cólicas, náuseas, prisão de ventre e mau hálito.


- Hortelã (Mentha piperita L.) - Pode ser utilizada como tempero em algumas preparações ou em chás e sucos. Rica em flavonóides (rutina e luteolina) confere ação anti-inflamatória da mucosa intestinal, além de aumentar a produção e secreção biliar, facilitando a digestão de gorduras.


- Alecrim (Rosmarinus officinalis) - Erva de sabor muito aromático, combina bem com batata, carne de frango, porco e peixe, em sopas e molhos. Tem efeito diurético (combate a retenção de líquidos e elimina toxinas) e é estimulante contra o cansaço mental.

Ervas medicinais

- Gengibre (Zingiber officinale) - Picante a aromático, adiciona sabor especial aos salteados e pratos à base de frutas e vegetais. Rico em potássio, magnésio, cobre e vitamina B6, é excelente no alívio da dor de cabeça e dos sintomas da tensão pré-menstrual.

- Canela (Cinnamonum verum) - Auxilia o controle da glicemia (nível de açúcar no sangue) em diabéticos ou em indivíduos com resistência à insulina, que possuem maior risco de se tornarem diabéticos. Uma ideia seria adicionar a canela em pratos com alto teor de carboidratos, pois a canela diminui o tempo de esvaziamento gástrico, bem como da glicemia após ingestão de uma refeição. Metade de uma colher de chá de canela por dia diminui em 20% o nível de açúcar e em torno de 8% o de colesterol no sangue. Até o perfume da canela proporciona benefícios: estimula o apetite e melhora o processamento cognitivo do cérebro, estimulando a atenção, a memória e a agilidade visual e motora.


- Coentro (Coriandrum sativum) - Utiliza-se tanto as folhas como as sementes inteiras ou moídas. Erva rica em fibras e antioxidantes, previne as doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce.


- Pimenta preta (Piper nigrum) - A mais saborosa de todos os tipos de pimenta encontra-se disponível com grãos inteiros, partidos ou moídos e pode ser usada em qualquer tipo de preparação. A substância química responsável pelo seu caráter ardido é a piperina, cuja ingestão melhora a digestão e estimula as secreções do estômago, além de favorecer a cicatrização de feridas.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vencer com seus próprios esforços


Estava um homem a descansar embaixo de uma árvore, quando notou, pendurada acima de sua cabeça, um casulo de dentro do qual tentava sair uma pequena borboleta.
O homem passou a observar os esforços da larva, que inicialmente fez um minúsculo buraco na parede do casulo e depois começou a aumentá-lo, com enorme esforço.
As horas se passavam.
O homem foi e voltou, mas a borboleta não fazia nenhum progresso em seu árduo trabalho.

Apenas se debatia, alternando a posição do corpo, recém-formado.
O homem, aflito com a situação do inseto, resolveu ajudá-lo.
Tirou do bolso um canivete e, com ele, de um golpe só, cortou o casulo que o prendia.
Imediatamente a borboleta se estatelou no chão e, por mais que sacudisse as asas, elas não respondiam, porque não haviam crescido o suficiente para agüentar seu peso.
Por falta de exercício para sair do casulo, ela estava muito gorda e não conseguia voar.
Debateu-se assim por horas e finalmente morreu no meio da relva, deixando perplexo o homem que pensara em facilitar-lhe a vida.

Os seres humanos, são assim como as borboletas, quando precisam sair do casulo, têm de vencer as dificuldades, a partir dos seus próprios esforços. Excesso de proteção acaba por prejudicar a evolução e atrasar a mente.
Por isso, ao ter de enfrentar uma situação muito difícil, não se revolte caso você não encontre a ajuda esperada.
Talvez, ter esse desvencilhar sozinho do problema seja necessário para seu crescimento.

Ao resolvê-lo, você estará pronto e livre, como uma borboleta, para continuar o seu caminho.

Megalivro sobre Roberto Carlos será lançado em Israel


“Rei”, homenagem ao cantor e compositor Roberto Carlos, será o primeiro livro em formato 34 x 49 centímetros produzido no mundo sobre um cantor e compositor. Terá 600 páginas e mais de 35 quilos. Segundo a Editora Toriba, a obra contém a maior pesquisa fotográfica já feita sobre Roberto Carlos. O lançamento acontecerá durante o show do artista, no dia 07 de setembro, em Jerusalém. O preço deverá ficar entre R$ 6 e 15 mil. Veja imagens do livro, acesse este link.



Opine, comente, compartilhe!

Acesse o Jornal ALEF nas redes sociais

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mensagem de Otimismo.Que maravilha é você existir,

Sobre ervas e plantas
© Lucia Helena dos Santos
Erva-doce! Sua doçura é similar à Presença Divina, capaz de transmutar o azedume e a amargura da vida e ainda tonificar nossos nervos e mentes, dando-nos percepção clara e criativa, para podermos transpor cada obstáculo do dia-a-dia.
Vivemos um momento em que desapareceu o otimismo, quando todos os veículos de comunicação quase só falam de crise.
Mais do que nunca, cada pessoa é bombardeada pela feiúra da violência, pelo amargor do desemprego, pelo azedume da desconfiança mútua, pelo mau-cheiro da corrupção. Sim, vivemos dias muito difíceis!
Dizem que para o povo chinês a palavra crise significa oportunidade! Pensando bem, o momento é mesmo de múltiplas oportunidades. Mudanças mundiais, nacionais e individuais.
Ver com otimismo os problemas do dia-a-dia é perceber que temos o poder de agir, de mudar, de escolher, de transformar, tudo começando pela nossa própria atitude interior.
Mais do que nunca, a vida nos brinda com a oportunidade de nos aconchegarmos aos pés do nosso Deus, em nossos corações.
Esse sol espiritual nos proporciona o alvorecer que dissipa a escuridão e o rigor do inverno. É fonte inesgotável de generosa sabedoria, criatividade, amor, equilíbrio, otimismo, vontade, força e beleza, alegria, doçura e todos os dons que precisamos para efetuar mudanças evolutivas.
Para enaltecer ainda mais este contato com nosso Deus, podemos fazê-lo degustando um delicioso chá de erva-doce, esse presente da Mãe-Natureza, acessível a todos.

A força da amargura é vacilante e ineficaz enquanto a força da doçura é elegante e precisa.
Essa preciosa erva:
• Favorece intestinos, estômago, dentes e gengivas;
• Purifica o hálito;
• Combate a insônia e a anemia;
• Aumenta o leite materno;
• Acalma a bronquite asmática;
• Dissolve a irritação nervosa e os gases intestinais.

Além produzir um delicioso chá, as sementes de erva-doce podem ser usadas em pães, bolos e biscoitos e dá um toque especial à salada de frutas.

Suas folhas são adicionadas a saladas e maioneses conferindo-lhes um paladar requintado.
A erva-doce se desenvolve facilmente em nosso clima, quando semeada na primavera.
Tê-la por perto alegra o ambiente e o coração, pois sua doce presença nos eleva ao mundo sutil, onde é possível se perceber a voz do sábio interior: “Possuímos o poder de criar e de destruir obstáculos, usando o raio do pensamento”.

terça-feira, 21 de junho de 2011

A DIVISÃO DO REINO DE ISRAEL


Salomão foi um rei de obras grandiosas, gerando também grandes despesas. Para pagamento destas despesas o povo teve de arcar com mais impostos. Após a morte do rei o povo se dirigiu ao sucessor Roboão pedindo a redução dos pesados encargos colocados sobre eles. Roboão seguindo o conselho de seus amigos jovens disse que em seu reino o jugo seria mais pesado que o de seu pai. Após essa decisão de Roboão o povo se negou a continuar sendo governado por ele. Levantaram como rei de Israel Jeroboão, ficando sob as ordens de Roboão apenas a tribo de Judá e Benjamim (1 Re 12). Sendo assim o reino de Israel ficou dividido, formando Judá e Benjamim o reino do Sul e o restante das dez tribos o reino do Norte.

Com a divisão, a geografia cooperou para o desenvolvimento independente de cada tribo. A tribo de Judá não se comunicava com as tribos do Norte em razão da largura e profundidade do vale do Soreque, na região central de Israel. A oeste estava os filisteus; ao sul, o perigoso deserto do Neguebe e também as populações nômades da região, sempre hostis a estrangeiros; a leste havia o mar Morto. Assim Judá era a tribo mais isolada de Israel, portanto a mais sujeita ao sentimento de liberdade.

O sucessor de Salomão, seu filho Roboão, reinou por dezessete anos (931-913 a.C.). O perfil geral de Roboão é descrito da seguinte maneira: “Fez ele o que era mal, porquanto não dispôs o coração para buscar ao Senhor” (2 Cr 12.14). As Escrituras Sagradas indicam que Roboão e seus compatriotas atingiram o mais baixo nível de comportamento idólatra. Estabeleceram lugares altos e os postes-ídolos de Aserá, além de se envolverem em rituais de prostituição sodomita.

O povo das dez tribos aclamou Jeroboão como monarca do recém-formado reino. O rei imediatamente estabeleceu sua capital em Siquém, uma localidade considerada santa por todos os habitantes de Israel. O novo rei estabelecido havia recebido a promessa de uma dinastia eterna caso permanecesse fiel ao Senhor (1 Rs 11.38). Entretanto, se a situação religiosa de Judá era má, a de Israel tornou-se pior. Jeroboão mandou estabelecer santuários em Betel e Dã, tornando essas cidades centros de adoração pagã. Assim seu reino se tornou o modelo de iniqüidades para sempre, com o qual os futuros reis malignos de Israel seriam comparados (1 Rs 16.2, 3.19). Jeroboão violou os mandamentos de Deus e a aliança com Yahweh, seguindo outros deuses e rejeitando o Deus de Israel. Portanto, Yahweh findaria a dinastia de Jeroboão rapidamente e transportaria Israel para além do rio Eufrates, em conseqüência de seus pecados.


Em várias ocasiões os dois reinos lutaram entre si competindo pelo controle da região. Porém, os laços da tradição antepassada eram muitos fortes, fato que os manteve unidos, muitas vezes em ocasiões de perigo (1 Rs 14.30). Uma diferença marcante entre ambos os reinos foi à perpetuação no Sul de uma dinastia única, a davídica, enquanto no Norte se levantaram cinco diferentes dinastias no curto período de 210 anos.

Esse fenômeno se deu por causa do papel religioso desempenhado pelos reis da dinastia davídica, o que levou a uma associação entre o javismo, religião dos israelitas antes do exílio na Babilônia, cuja conseqüência posterior foi à esperança messiânica do período pós-exílico

REINO DO NORTE (ISRAEL)
O Reino do Norte (Israel) era menos instável politicamente que o Reino do Sul (Judá), Sua duração mais curta como nação independente (209 anos) e a violência ligada à sucessão ao trono comprovam esse fato. O historiador de Reis considerou “maus” todos os dezenove governantes de Israel, porque perpetuaram o culto ao “bezerro de ouro” de Jeroboão. A medida de duração do reinado de um monarca israelita era de apenas dez anos, e nove famílias diferentes reivindicaram o trono. Para chegar ao trono, o carisma era tão útil quanto à ascendência, mas não era garantia de preservação; sete reis foram assassinados, um cometeu suicídio, um foi ferido por Deus e outro foi deposto e levado para Assíria.

A QUEDA DO REINO DO NORTE
O Reino do Norte lutou em varias ocasiões contra o domínio assírio, fazendo alianças com outros reinos, como por exemplo, o Egito, e formando uma liga de cidades que enfrentavam essa potência. Em 723 a.C., os líderes do Norte tentaram de algum modo forçar o Reino de Judá a participar de acordos e alianças contra a Assíria. Desesperado, Acaz (732-716), governante de Judá naquela ocasião, pediu auxilio a Assíria contra essa intervenção vinda do Reino do Norte, o que desencadeou a tomada da região pelo exercito assírio. Em 732 a cidade de Damasco e a Galiléia foram sitiadas, restando ao reino de Israel submeter-se ao controle estrangeiro.

Nessa região a migração forçada de colonos estrangeiros não foi comprovada, porém é certa a formação de uma nova identidade étnica através da mistura dos assírios com a população local. A perda, nessa ocasião de cerca de dois terços de seu território fez com que restasse ao povo do Reino do Norte aproximadamente apenas as montanhas de Efraim, com a capital Samaria. O rei Oséias (731-723 a.C.), de Israel, que assumiu o trono sob a concordância do rei assírio Tiglate-Pileser III, não se conformando com a perda territorial e de independência, pediu auxílio ao Egito, que lhe prometeu enviar forças militares, que nunca chegaram. De qualquer modo, os anos que se seguiram foram marcados pela esperança de libertação. Porem, em 722 o Reino do Norte foi definitivamente conquistado por Salmanaser V (726-722 a.C.), ocorrendo à consolidação assíria com Sargão II (722-705 a.C.). Samaria foi repovoada por colonos estrangeiros e a população deportada por todo o império assírio.

REIS DE ISRAEL APÓS A DIVISÃO
Para esta época, a maioria dos historiadores segue as cronologias estabelecidas por William F. Albright ou Edwin R. Thiele, ou a nova cronologia de Gershon Galil. Iremos seguir a cronologia de Edwin R. Thiele. As datas são A.C

JEROBOÃO I 931-910
NADABE 910-909 - foi assassinado
BAASA 909-886
ELÁ 886-885 - foi assassinado
ZINRI 885 - suicidaram-se
ONRI 885-874
ACABE 874-853
ACAZIAS 853-852
JORÃO 852-841 – foi assassinado
JEÚ 841-814
JEOACAZ 814-798
JEOÁS 798-782
JEROBOÃO II 782-753
ZACARIAS 753 - fomos assassinados
SALUM 752 - fomos assassinados
MENAÉM 752-742
PECAÍAS 742-740 - foi assassinado
PECA 740-732 - foi assassinado
OSÉIAS 732-722 - deposto

A palavra final do destino de Israel é encontrada no capítulo 17 versículos 22 a 23 de 2 Reis “Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles; Até que o SENHOR tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje. E o rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades”.
REINO DO SUL (JUDÁ)

O Reino de Judá limitava-se ao Norte com o Reino de Israel, a Oeste com a inquieta região costeira da Filístia, ao Sul com o Deserto do Negueve, e a Leste com o Rio Jordão e o Mar Morto e o Reino de Moabe. Era uma região montanhosa, fértil, relativamente protegida de invasões estrangeiras (o território da Tribo de Judá manteve-se basicamente o mesmo durante os mais de 300 anos de sua existência). Sua capital era Jerusalém, onde encontrava-se o Templo do Deus de Israel mandado construir pelo Rei Salomão para abrigar a Arca da Aliança.

O Reino de Judá entrou em conflitos com os reinos de Moabe, Amom e os filísteus. Entretanto, o principal adversário político e militar do Reino de Judá foi o Reino de Israel. Inúmeras vezes travaram-se batalhas entre as dois reinos, com vitórias pouco significativas para cada lado. Israel tornou-se fortemente influênciado pela cultura cananéia e pela religião fenícia, enquanto Reino de Judá permaneceu, de maneira geral, fiel à sua fé em YHVH, o Deus dos patriarcas hebreus.

O culto a YHVH e a preservação da linhagem real dávidica do qual deveria vir o prometido Messias, de acordo com os profetas do Velho Testamento, é a justificativa para a misericórdia de Deus sobre o Reino de Judá, ao passo que o politeísmo de Israel teria sido responsável por sua ira sobre seus governantes (enquanto o Reino de Judá permaneceu sob a dinastia dos descendentes do Rei Davi, o Reino de Israel passou por várias dinastias e golpes de Estado).

O Reino de Judá viu o perigo das potências estrangeiras emergentes quando a capital de Israel, Samaria foi tomada pelo rei assírio Sargão, em 722 a.C.. Mais tarde, o Rei Senaqueribe invade o Reino de Judá e sítia Jerusalém, mas sem a conquistar. Segundo a Bíblia, o seu exército foi "subitamente destruído por obra de Deus".

O Reino do Sul persistiu por mais de um século e meio (cerca de 350 anos). Ao contrário de Israel, os reinados dos dezenove reis e uma rainha em Judá, tiveram duração média de mais de dezessete anos. A dinastia de Davi foi a única a reivindicar o trono do Sul, realçando a estabilidade política. O reinado terrível da rainha Atália foi à única interrupção da sucessão davídica. No entanto em Judá também ocorreram intrigas políticas, pois cinco reis foram assassinados, dois foram feridos por Deus e três foram exilados. O historiador de Reis relatou que oito monarcas de Judá foram “bons” porque seguiram o exemplo de Davi e obedeceu a Deus. Foram eles: Asa, Josafá, Joás, Amazias, Uzias, Jotão, Ezequias e Josias.

Os reis Ezequias e Josias são idealizados como personagens semelhantes a Davi e Salomão porque purificaram a templo e restauraram a adoração adequada em Jerusalém.

REIS DE JUDÁ APÓS A DIVISÃO
Para esta época, a maioria dos historiadores segue as cronologias estabelecidas por William F. Albright ou Edwin R. Thiele, ou a nova cronologia de Gershon Galil. Iremos seguir a cronologia de Edwin R. Thiele. As datas são A.C

ROBOÃO 931-913
ABIAS 913-911
ASA 911-870
JOSAFÁ 870-848
JEORÃO 848-841 – foi assassinado
ACAZIAS 841-841 – morto por Jeú rei de Israel
ATÁLIA 841-835 – foi assassinada
JOÁS 835-796 – foi assassinado
AMAZIAS 796-767 – foi assassinado
UZIAS (AZARIAS) 767-740
JOTÃO 740-732
ACAZ 732-716
EZEQUIAS 716-687
MANASSÉS 687-643
AMOM 643-641 – foi assassinado
JOSIAS 641-609 – morreu em batalha
JEOACAZ 609 – deposto pelo Faraó Neco
JEOAQUIM 609-598
JOAQUIM 598 – deposto pelos bablônios
ZEDEQUIAS 598-586 – deposto pelos babilônios

Zedequias foi o último rei de Judá, foi levado preso para a Babilônia.

O Reino do Sul também foi levado cativo, por não obedecer aos mandamentos do Deus: “E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos. E os que escaparam da espada levou para Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia. Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram” (2 Cr 36.19-21).

Com um desfecho melhor que Israel, o povo de Judá voltou para sua terra, cumprindo-se assim a promessa do Senhor de que da raiz de Davi nasceria o redentor. Por isso Ciro rei da Pérsia permitiu aos judeus retornarem a Jerusalém, conforme narrado pelo escritor do livro das Crônicas: “Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, o SENHOR seu Deus seja com ele, e suba” (2 Cr 36.22-23).

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Oração pela paz do Estado de Israel.

Nosso Pai que esta nos céus. Rocha (forte) de Israel e redentor! Abençoa o Estado de Israel, principio do crescimento da nossa redenção. Ampara-o com a tua benevolência e estende sobre ele a tenda da tua paz; envia a tua paz; envia a tua luz e a tua verdade aos seus dirigentes, ministros, e conselheiros, encaminhando-os com os teus bons conselhos.
Fortifica as mãos dos defensores da nossa santa terra e faze-os herdar, ó nosso D-us Eternos, a salvação, coroando-os com a coroa da glória; proporciona paz na terra e alegria Eterna aos teus moradores.
E os nossos irmãos que compõe da à casa de Israel visita-os em todas as terras da tua dispersão e encaminha-os ponto de cabeça erguida, a Tsion.
Tua cidade, e a Jerusalém, morada do teu glorioso Nome, conforme está escrito na Lei de Moisés, teu servo: “Ainda que o teu desterro esteja na extremidade dos céus, dali se ajuntará o Eterno, teu D-us, e dali tomará; e se trará o Eterno, teu D-us, a terra que herdaram teus pais, e a herdará.” Une nossos corações para amar e temer o teu Nome e guardar todas as palavras da tua Lei. Aparece com a formosura da tua glória da tua força sobre todos os moradores do Universo, para que todo aquele que tem fôlego em seu nariz diga: “O Eterno D-us de Israel é o Rei e seu Reino estende-se por tudo.” Amen sela.

1º- Beit Israelita do Estado de Carajás
Fl-20 Qd-08 Lt-19. N- Marabá
Celular- (94... 81121953)
Marabá-Pará
Fotos da nossa Beit