SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como saberemos que estamos certo? Como saberemos o que é virtude?

As pessoas sempre nos dizem, que estamos pecando


Mas nunca diz o que é virtude.
Levitico – 19 -O judaísmo não conhece nenhum outro “Santo” além do Eterno Deus.
Em que consiste estão à substancialidade de Deus? No “ser diferente”, no “ser fora” de toda a natureza? E por isso na liberdade.
Mas o homem nunca é fora da natureza: Para o ser humano só pode prevalecer sempre a “aspiração á santidade” aspiração cujo objetivo é livrar suas ações de tudo que é terrestre, material, fútil, mesquinho e profano, uma aspiração a quem seus sentimentos e desejos sejam determinados o Maximo possível pela sua consciência divina e espiritual.
Minha santidade “diz o Eterno”, deve ser concretizada nas tuas ações, nos teus feitos, na tua maneira de pensar e de viver.
“A minha vontade deve se tornar a tua”, ou como renuncia.
Executar a sua vontade (de Deus) como a tua própria, sacrifica o teu desejo ao (dele). Dizem os sábios. O homem não precisa executar nenhum ato fora do comum ou um feito extraordinário para ser santo.
Em toda a esfera da vida,‘‘o fazer” e o “não fazer” de cada individuo é que o tornam santo.
Pois santo sou eu, o Eterno vosso Elohim- Eis a razão porque Deus se dirigiu a toda congregação de Israel. A qual se refere aos dez mandamentos.
1-Eu sou o Eterno, vosso Elohim
2-Não terás outros deuses, não volteis aos ídolos, não façais para vos deuses de fundição.
3-Não jurará em nome do Eterno teu Deus em vão (não jurareis falso em meu nome) Levitico-19-12
4- “Estejas lembrado do dia de shabat para santificá-lo’’ (E os meus sábados guardareis) Lev-19-3
5- ‘’Honrarás o teu pai e tua mãe’’ (temereis cada um a sua mãe e a seu pai)
6-‘’ Não mataras’’(não sejais indiferente quando está em perigo de morte o teu companheiro) Lev-19-16
7-‘’ Não adulterarás’’ (certamente serão mortos o adúltera e a adúltera) Êxodo-20-10
8-‘’Não furtarás’’(quando se pede emprestado e não devolve ou compra e não paga) Lev-19-11


9-‘’Não darás falso testemunho contra o teu próximo’’(não andeis com mexericos entre o teu povo ou visinhos) Lev-19-15
10-‘’Não cobiçarás a casa do teu próximo etc. (com inveja, amarás o teu próximo como a ti mesmo) Lev-19-18
Não maldiçoarás ao surdo- Não se deve maldiçoar aquele que não entende a língua na qual se esteja falando.
Diante do cego não porás tropeço- quer dizer que não se deve aconselhar mal o próximo.
E amarás o teu próximo como a ti mesmo- O principio fundamental do judaísmo se resume nestas palavras. O famoso Hilel, o ancião, ditou este preceito com outras palavras: ‘’Não façais a teu companheiro o que não queres que ti façam’’. Este preceito se refere também aos não Israelita. A Torá, é a fonte da justiça humana, não poderia ensinar amor para uns e justiça pra outros.
Eu sou o Eterno- Esta afirmação se repete com certa freqüência. Nesta parashá, nos ensina que os mandamentos Divino não devem ser cumprido apenas por serem preceitos Divinos. Por exemplo: O Shabat não deve ser observado devido o seu caráter social – embora ele contenha um indiscutível cunho social – porque este dia foi consagrado é abençoado pelo Eterno Deus.
Como o criador esquadrinha e conhece verdadeiramente o intimo de cada ser humano, e vê tudo que se passa entre as quatro paredes de cada lar. Ele, que é o Eterno, lhe retribuirá de acordo com seus pensamentos e a falsidade de seu coração.
Pessoas idosas – Os nossos sábios ensinam que o idoso e aquele que conquistou sabedoria e experiência. Ou seja, o judaísmo prega que respeitemos tanto a idade ( os cabelos braços) de um ancião como o conhecimento e erudição de um sábio mesmo jovem. Daí o costume de nos levantar-mos em respeito ao saber que ele carrega dentro de si.


O Talmud ensina que ‘’idoso’’ é aquele que adquiriu sabedoria’’.
Um homem não pode ter ‘’dois pesos e duas medidas’’, para julgar um mesmo assunto. Disparidade de critério e dupla moralidade são fatores geradores de injustiça, que, por sua vez, provocam frustração e rebeldia no coração das pessoas.
Da mesma forma, não se pode ‘’acreditar’’ em Deus e servi-lo, e buscar conselhos e a provisão do futuro junto a magos e feiticeiros.

Fonte: Torah a Lei de Moises
Escrito: Clara Cavalcante
WWW.israelroshcavalcante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário