SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quinta-feira, 26 de maio de 2011

‘’Redima’’ seu primogênito

Você sabia que, originalmente, todas as famílias deveriam ter pelo menos um filho rabino? O primogênito, assim como os primeiros frutos do campo, era ‘’ dedicado’’ a Deus. Com a passar do tempo, o Eterno selecionou os membros de uma família - os cohanim, descendentes de Aarão, irmão de Moisés – para o serviço no templo.
Entretanto, até hoje os judeus devem recordar a lei original através do cumprimento de uma mitsvá para cada primogênito.
Como os cobanim substituíram os filhos primogênitos, é necessário ‘’redimir’’ uma criança do sexo masculino que, originalmente, teria sido designada para servir ao Eterno no templo. Esta cerimônia é denominada Pidión Habên e ocorre no trigésimo primeiro dia após o nascimento. O pai faz um pagamento simbólico de cinco moedas de prata – em dinheiro do pais – para um Cohen (sacerdote) e, assim, ‘’compra’’ o filho de volta.
A cerimônia também é uma recordação da última Praga ocorrida no Egito: enquanto os primogênitos egípcios foram mortos, os judeus foram poupados. Quando se trata de agradecer, os judeus também têm uma boa memória. Porque os primogênitos judeus foram poupados e não morreram? Será que é porque eram circuncidados? Já que todas as crianças são circuncisão ao oitavo dia do nascimento. Através do qual os homens judeus receberam, para toda a vida, “um sinal da aliança” sobre sua carne.
A circuncisão é uma aliança eterna
Até hoje os primogênitos judeus são gratos por sua sobrevivência.
Lembre-se dos dias tristes
Datas importantes nem sempre são alegres: não devemos nos lembrar somente dos bons tempos. Ás vezes é mais importante refletir sobre algum ruim, pois como o filósofo George Santayana (1863 – 1952) percebeu tão bem, “quem não recorda o passado está condenado a repeti-lo”. Os judeus sabem rir, mas também aprenderam a chorar.

Fonte: O mais completo guia do judaísmo.
Escrito: Por Clara Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário