SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Qual a Nação que Isaias 53 se refere?

Isaias 53


Quem teria acreditado no que nós (as nações) ouvimos, e para quem foi revelado ação do Eterno?
Porque ele (o povo de Israel) brotou como planta tenra e como raiz em terra seca.
Não tinha nem forma nem beleza; era visível que não tinha boa aparência; quem o apreciaria?
Foi depreciado e abandonado por todos, como uma pessoa atormenta e constantemente enferma, como alguém de quem escondemos nossa face, sendo desprezado e desconsiderado.
Na verdade, eram os nossos sofrimentos (das nações) que (Israel) suportava, e as dores que oprimiam, mas nós o considerávamos um ser aflito, golpeado e ferido por Deus. Ferido estava, porém, por nossas transgressões, e oprimido por nossas iniqüidades; seu penar era para nosso beneficio e, através de suas chagas (seu exílio), fomos curados. Todos nós como ovelhas (sem um pastor), nos desencaminhamos.
Cada qual se voltou para próprio caminho e (somente sobre ele ( Israel ) fez o Eterno recair a iniqüidade de todos nós. ( Israel ) foi oprimido e afligido, mas calou e não se pronunciou.
Como cordeiro que é levado para a matança, e como ovelha que fica muda antes seus tosquiadores, não abriu sua boca.
Com opressão e juízo iníquo foi aprisionado; acaso alguém ( das nações ) argumentou para com sua geração: “Ele ( Israel ) foi exilado da terra dos vivos pela transgressões do meu povo, e por isso recebeu esse duro golpe”?
E seu túmulo foi feito entre os dos malévolos, e sua tumba feita pelos poderosos, embora não tivesse praticado violência nem houvesse mentira em sua boca.
Contudo, aprouver ao Eterno oprimi-lo para testar se sua alma se ofereceria como restituição, para que pudesse ver prolongados os dias de sua semente, e sentir prosperar, por seu intermédio, os desígnios do Eterno.
Ele percebeu o propósito e aceitou o sofrimento de sua alma.
Por esta compreensão, fez reconhecer justíssimo perante todas as nações, suportando as iniqüidades delas. Por isto, das nações separei para ele uma porção e entre os poderosos receberá despojo, por que expôs sua alma á destruição e se deixou enumerar entre os transgressores, pois mesmo suportando os pecados de tantos, intercedeu pelos transgressores.
Yom Hashoá (“Dia do Holocausto”)
Fatos desde 1935 data em que foram iniciadas as perseguições aos judeus na Europa, até a independência do Estado de Israel e os tempos atuais.
Realizada o objetivo conscientizar os jovens de sua responsabilidade em manter viva a memória da tragédia vivida pelo povo judeu durante o regime nazista. em 2010, deram seus depoimentos sobre o que viram e sentiram ao pisar no mesmo solo – os campos de concentração – onde milhões de pessoas foram assassinadas. Última geração a receber relatos da guerra diretamente de pessoas vivas, sobrevivente do Holocausto, que relatou os fatos e os sofrimentos, muitas vezes inacreditáveis, pelos quais passou. Além de homenagear aqueles que foram exterminados neste triste capítulo da história da humanidade, o Yom Hashoá também é dedicado a lembrar daqueles que lutaram bravamente, mesmo em desvantagem, para combater as atrocidades nazistas.
falaram, emocionados, sobre
o que sentiram ao visitar os campos de concentração nazistas.
Após seu relato, se comparam em Isaias 53 aqui estão as vitimas – onde milhões de pessoas foram assassinadas.
Cada ponta da estrela significa o tanto de judeus que foram mortos.
Fonte: Bíblia Hebraica.


Jornal: Alef

Nenhum comentário:

Postar um comentário