SHEMA ISRAEL

Sinagoga Morumbi

Yeshiva Boys Choir -- Kol Hamispalel

sábado, 7 de maio de 2011

A fragilidade de um velho homem.

Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e o seu neto mais velho de quatro anos.As mãos do velho homem tremiam, e a vista era embaralhada, e o seu passo era hesitante.


A família comeu junto à mesa.Mas as mãos trêmulas do avô ancião e sua visão falhando, tornou difícil o ato de comer. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão.
Quando ele pegou seu copo, o leite derramou na toalha da mesa. A bagunça irritou fortemente seu filho e nora:- Nós temos que tomar uma atitude sobre o vovô, disse o filho. - Já tivemos bastante do seu leite derramado, ouvindo-o comer ruidosamente, e muita de sua comida no chão.
Assim o marido e a esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá o avô comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar.
Desde que o avô tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele passou a ser servida em uma tigela de madeira.


Quando a família olhava de relance na direção do avô, às vezes percebiam nele lágrimas em seus olhos por estar só. Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências acentuadas quando ele derrubava um garfo ou derramava comida.
O neto de quatro anos assistia tudo sempre em silêncio. Uma noite antes da ceia, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira.
Ele perguntou docemente para a criança:- O que você está fazendo?
Da mesma maneira dócil, o menino respondeu:- Eu estou fabricando uma pequena tigela para você e mamãe comerem sua comida quando eu crescer. O neto sorriu e voltou a trabalhar.
As palavras do menino golpearam os pais que ficaram mudos.


Então lágrimas começaram a fluir em seus olhos. Entretanto nenhuma palavra foi falada, ambos souberam o que devia ser feito. Aquela noite o marido pegou a mão do avô e com suavidade o conduziu atrás da mesa familiar.
Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a família. E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha sujado.
As crianças são notavelmente preceptivas. Os olhos delas sempre observam, seus ouvidos sempre escutam, e suas mentes sempre processavam as mensagens que elas absorvem. Se elas nos vêem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz em nossa casa, para nossos familiares, eles imitarão aquela atitude para o resto de sua vida.
O pai sábio percebe isso diariamente, que o alicerce esta sendo construído para o futuro da criança.
Sejamos sábios construtores de bons exemplos de comportamento de vida em nossas funções.
Somos o espelho dos nossos filhos... Somos o exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário